Vem aí

ESPECIAL: Dossiê 2009 – Parte 3 – Lineup do DS

2008 foi mais um ano de sucesso para o DS. Enquanto o PSP conseguiu equilibrar no Japão, o portátil de duas telas da Nintendo manteve com... (por Gustavo Assumpção em 31/12/2008, via Nintendo Blast)

2008 foi mais um ano de sucesso para o DS. Enquanto o PSP conseguiu equilibrar no Japão, o portátil de duas telas da Nintendo manteve com folga o primeiro lugar na Europa e Estados Unidos. No último mês de 2008, o Japão recebeu o DSi que vendeu 1 milhão em apenas quatro semanas. 2009 está chegando e engana-se quem pensa que a única novidade será o lançamento do DSi. Sem dúvida alguma, o lineup do DS é o mais poderoso entre todos os consoles porque conta com medalhões importantes da indústria como Dragon Quest, FF, Kingdom Hearts, Tales of, Pokémon…

 

Fire Emblem Shadow Dragon – Fevereiro

O remake do primeiro game da série chega em fevereiro alvoroçando os fãs do Wii. Sem dúvida alguma, esse é um dos games obrigatórios para o s fãs de RPGs estratégicos. Além de novas missões, um visual totalmente refeito e uma trilha sonora com arranjos novos, Shadow Dragon oferecer controles rápidos com a Stylus. Será um dos games imperdíveis desse começo de ano.

Walk With me - Fevereiro

Muito mais um aplicativo do que um game, o inusitado Walk With Me é o  primeiro game a usar o podômetro do DS. Com ele será possível marcar a velocidade e a quantidade de passos durante seu exercício físico, calcular os ganhos com a atividade entre outras possibilidades. Deve fazer muito sucesso com o público casual.

 

deBlob - 2009

Depois de encerrar a ótima produção do game para o Wii, a Blue Tongue está investindo na versão portátil da série. Apesar de quase nenhum detalhe ter sido divulgado, se a versão DS foi próxima da perfeição técnica que a versão Wii foi, teremos uma boa opção de game de aventura. Resta saber quais novidades serão implementadas nessa versão.

Elebits: The Adventure of Kai & Zero - Março

Se o primeiro Elebits do Wii ousou demais e acabou afastando muita gente, esse peca pelo tradicionalismo. Embora muito bem acabad o e bonito tecnicamente, não deve surpreender muito. Se você não for muito exigente e estiver a fim de games de plataforma pode ser que você goste.

Avalon Code - Abril

Um dos RPGs mais bonitos do Ds chega ao ocidente em breve recheado de expectativa. Exacerbando tradicionalismo, onde o objetivo principal e o foco são na história, Avalon Code possui personagens cativantes, um belo enredo e uma jogabilidade interessante. Pode ser que Avalon consiga um sucesso maior que no Japão onde passou desapercebido em meio a tantos lançamentos.

Valkyrie Profile: Covenant of the Plume - Março

Mesmo sem todo o rigor técnico que é marca da série, Covenant of the Plume muda drasticamente a série que o originou. De RPG típico por turnos, torna-se um RPG estratégico de primeira. A trama também ganhou mudanças com menos misticismo e mais militarismo na história do soldado Wylfred. Apesar de tantas mudanças e até mesmo de um visual abaixo da expectativa, o balanceamento da jogabilidade e o número de missões e possibilidades torna o game muito acima da média.

Little Magician Magic Adventure - Março

Seguindo a fórmula que fez de Animal Crossing o grande sucesso que é, a Konami criou Little Magician impregnando elementos de fantasia e mag ia ao já batido esquema de customização e criação da série AC. O visual muito acima da média e uma boa jogabilidade tornam esse um dos games promissores no console para 2009. Embora seja dedicado a um público mais infantil, ele tem profundidade para agradar até mesmo o mais hardcore dos gamers.

Tales of Hearts - 2009

Quem já viu algum vídeo ou até mesmo testou a versão japonesa, sabe que Tales of Hearts está no nível dos melhores games do DS. Com uma produção impecável e uma construção de enredo não menos que elogiável, Hearts lembra uma versão miniaturizada de Tales of Symphonia apesar de possuir algumas vezes uma jogabilidade mais balanceada e rica. O visual é digno de muitos elogios: os modelos são grandes e bem animados e os cenários são detalhados e coloridos. Se pensarmos ainda que temos duas versões diferentes: uma com cenas em anime e a outra em CG, vemos que Hearts é um game imperdível para 2009.

Dragon Quest V: Hand of the Heavenly Bride - 2009

O remake do quinto episódio para o DS promete trazer tudo o que o remake do quarto já trouxe: jogabilidade fácil, visual imponente e tradicional e uma jornada longa e recompensadora. É um RPG extremamente tradicional com elementos antigos que muitas vezes parecem ultrapassados (como as batalhas aleatórias). Mas possui um charme grande e é uma boa oportunidade para quem quer terminar a saga Zenith da série (que compreende os capítulos III, IV e V).

Moon – 22/01

Com uma tecnologia gráfica toda inédita e impressionante, Moon promete ser o melhor FPS do DS superando o trabalhando anterior da Renegade Kid – o ótimo Dementium: The Ward. A promessa dos produtores é que o game ofereça uma história densa, controles precisos e funcionais,  elementos de interação na tela de toque (como minigames) e uma jornada longa. Potencial, Moon possui de sobra. A questão é: será que ele conseguirá cumprir tudo o que promete?

Blue Dragon Plus - Fevereiro

Parece que a tentativa de tio Sakaguchi para criar uma série forte de RPGs não surtiu efeito com Blue Dragon. O original do X360 não vendeu tudo o que se imaginava, não possuiu a qualidade que se esperava de um game daquele porte e não conquistou o público japonês. Reflexo do quanto o público de lá ficou alheio a Blue Dragon é observarmos as vendas do episódio Plus (pouco mais de 50 mil unidades). Chegando ao  ocidente, é melhor não esperar muita coisa. Além de um sistema de jogo um pouco consfuso (que mistura RTS com RPG) o visual das batalhas é ruim. Game com cara de inacabado.

Inazuma Eleven - 2009

Não custa nada sonhar que o RPG com elementos de futebol da L evel 5 algum dia veja o sol nascer por esses lados. Além de uma jogabilidade rápida e funcional, Inazuma ainda possui uma história cativante, bom visual e inovação. As fracas vendas no Japão não animam um lançamento ocidental, o que sem dúvida é uma grande perda para o mercado americano.

 

Professor Layton and the Last Time Travel/ Professor Layton and the Pandora Box - 2009

Os dois últimos capítulos da trilogia Professor Layton devem chegar ao ocidente no início do ano depois de um grande sucesso no Japão. Es pere novamente uma história simpática, um estilo artístico brilhante, puzzles e minigames diferentes e divertidos e uma tonelada de coisas pra fazer. Só lembrando, Professor Layton and the Curious Village foi eleito pelo Spike TV como o melhor game portátil de 2008.

Infinite Space - 2009

Gostando ou não gostando, é inegável que Infinite Space é ous ado e muito promissor. Fugindo completamente da temática típica dos RPGS (e contando com um time por trás de seu desenvolvimentos que trabalha em Madworld e Bayonetta simultaneamente), temos uma das grandes promessas de 2009. A história de ficção cientifica baseada no livro de Arthur Clarke Childhood’s End mescla elementos de ficção cientifica com teorias ufológicas e espaciais. Promete demais!

Riz-Zoawd - 2009

O RPG cuti-cuti da D3 Publisher também dificilmente chegará por aqui. E é uma pena. A história do “O mágico de Oz” casou perfeitamente bem com uma jogabilidade linear e classuda com um visual extremament e rico e uma trilha sonora soberba. A questão é que nem no Japão ele deve obter bons resultados em vendas, o que dirá aqui no ocidente. Mas se formos pensar bem, a história de Oz é muito mais ocidental…

Phantasy Star Zero - 2009

O RPG multiplayer da Sega é uma boa opção para quem curtiu o braço Online da série. Possibilitando uma comunicação interessante entre os jogadores assim como uma jogabilidade com mais elementos  de ação, Zero é uma experiência rica e recompensadora no console. O visual bem acima da média só completa o pacote.

Kingdom Hearts 358/2 Days - 2009

Kingdom Hearts é um dos RPGs mais interessantes dos últimos dez anos. A série conseguiu se manter forte mesmo com todas as oscilações do gênero oferecendo uma trama simples e agradável. Expandindo o univer so da série, a SquareEnix traz nos próximo ano três novas versões da série. Uma delas é esse spin-off para o DS que ao que parece será imperdível. A jogabilidade ganhou mais elementos de ação aproveitando o uso das duas telas. É um dos games imperdíveis para o DS em 2009.

Rhythm Heaven - 2009

O fenômeno da Nintendo deve chegar aos EUA ainda no primeiro semestre. Com quase 2 milhões de unidades vendidas no Japão, RH deve fazer sucesso também no ocidente. É um game simpático, divertido e viciante. Prepare-se para o próximo fenômeno do portátil de duas telas da Nintendo.

Grand Theft Auto: Chinatown Wars - 2009

O esperado e comentado game da Rockstar deve ser pedida obrigatória para os donos de DS esse ano. Sem dúvida alguma será um game longo, cheio de elementos de interação na tela sensível e muito bem balanceado. A grande dúvida é se Chinatown não vai ser polêmico demais, já que até um minigame de venda de drogas estará presente. O visual é estilizado e parece ser fluente, apesar de nenhum vídeo ter sido divulgado até hoje.

Pokémon Platinum - Março

A versão melhorada de Pearl & Diamond finalmente chega ao ocidente. Contando com localidades reconstruídas, adições muito bem vind as e até mesmo melhorias visuais. Platinum não deve sair do seu DS por um bom tempo. No Japão, Platinum encerrou 2008 com mais de 2 milhões de unidades vendidas.

Suikoden Tierkreis - Março

Que Suikoden é um RPG com R maiúsculo todo mundo já sabe. E o que dizer dessa caprichada versão que chega ao DS? Com um visual próximo do alcançado nos games do PSX e a presença de mais de uma centena  de personagens jogáveis em um sistema de batalha com mais ação que os demais games da série, Tierkreis é talvez o game mais esperado desse primeiro semestre no DS.

Dragon Quest IX – Março (Japão)

O que dizer do game mais esperado pelos japoneses? Adicionando elementos inéditos na série (como um modo cooperativo online, batalhas com mais ação) e seguindo os pontos chave do sucesso de Dragon Quest (como o character designer de Akira Toriyama, a jornada linea r e a trilha sonora orquestrada). Sem dúvidas, é o game mais importante do DS para 2009.

 

E assim terminamos nossa série de matérias especiais com previsões para 2009. Você conferiu as análises gerais e dos lineups do Wii e DS para o ano que está a caminho. Nós do Nintendo Blast desejamos pra você um ano cheio de felicidades e muita paz. E claro cheio de games imperdíveis!


Estudante de Jornalismo, apreciador de rock britânico, pouco cuidadoso com as palavras, rico de espírito, triste com as relações nesse mundo e esperançoso com o futuro.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. "Sem dúvidas, é o game mais importante do DS para 2009."

    E isso só se confirmou!

    ResponderExcluir
  2. Só jogaço de Ds.
    Estou super ansioso com algum dos lançamentos listados.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google