Vem aí

ESPECIAL: Dôssie 2009 – Parte 1

  É inegável que 2008 foi um ano cheio de prosperidade para a Nintendo. Em plena crise financeira, as vendas do Wii e do DS permanecera... (por Gustavo Assumpção em 25/12/2008, via Nintendo Blast)

 

É inegável que 2008 foi um ano cheio de prosperidade para a Nintendo. Em plena crise financeira, as vendas do Wii e do DS permaneceram irredutíveis e muito acima de seus concorrentes. Em momento algum os consoles da Big N foram ameaçados pelos rivais. Se do aspecto econômico o ano foi excelente, não podemos dizer a mesma coisa quando consideramos a qualidade e a biblioteca de títulos que a Nintendo apresentou ao longo do ano. Principalmente o Wii, e em menor grau o DS, poderia ter recebido games mais interessantes e que conseguissem atrair o jogador hardcore.

Será que 2009 será um extensão de 2008 ou um ano a parte na história da Nintendo? É isso que procuraremos desvendar agora.

Third Parties: eis a questão

Muito mais importante que uma linha de bons títulos da própria "proprietária” do console, é uma boa linha de títulos vindas das produtoras terceirizadas, as chamadas Third Parties. E parece que o que faltou em 2009 virá com força em 2009. Pelo menos UbiSoft, Eletronic Arts, Konami, SEGA, Capcom, SquareEnix e THQ possuem games exclusivos em desenvolvimento para os consoles Nintendo.

No DS os destaques são o puzzle com elementos de plataforma da EA Henry Hetsworth, o esperado Grand Theft Auto Chinatown W ars e os ótimos RPGs Suikoden Tierkreis e Phantasy Star Zero (foto) de Konami e SEGA respectivamente. E isso tudo no primeiro semestre!

No Wii há muito mistério em volta de projetos futuros da EA e Konami. Mesmo assim o console recebe o denso MadWorld e o esperado The Conduit da SEGA, o despojado House of the Dead Overkill e o conturbado Dead Rising Chop Till You Drop de Sega e Capcom. Se acrescentarmos o maravilhoso Fragile da NamcoBandai, o RPG tradicional Arc Rise Fantasia e o inovador Let´s Tap da Sega temos um começo de ano pra não deixar nada a dever para os outros consoles.

Quem pensa que no segundo semestre os lançamentos vão diminuir em importância está enganado. No DS teremos Blood of Bahamut, Avalon Code, FF CC Echoes of Time, Professor Layton and the Pandora Box, Kingdom Hearts 358/2 Days (foto), Tales of Hearts e Blue Dragon Plus 2. O Wii ganha o recém anunciado Teenage Mutant Ninja Turtles e os esperados Monster Hunter 3 e Muramasa The Demon Blade da Capcom e Vanillaware respectivamente. Se ainda adicionarmos as surpresas que não foram anunciadas, temos uma grande quantidade de games para jogador nenhum colocar defeito.

Nintendo dá a volta por cima?

A linha muito casual da Nintendo esse ano afastou e muito os jogadores hardcores. Embora algumas boas alternativas apareceram, principalmente no DS, a Big N fez um ano muito mais fraco que os recentes da produtora. Mas o que será que a gigante reserva para 2009? Muitas das possibilidades e da estratégia da Nintendo foram reveladas na coletiva do início de outubro. Lá a Nintendo mostrou alguns games de franquias inéditas desenvolvidos por estúdios internos.

No Wii os destaques ficaram para Cosmic Walker, game espacial sem nenhum outro detalhe divulgado, a continuação de Endless Ocean, o belo mas difícil de entender Dynamic Slash, o retorno de Punch Out!! (foto), Wii Sports Resort que estreiará o WiiMotion Plus, o Adventure Another Code R… Já é uma linha bem promissora, apesar de muitos projetos ainda não terem sido divulgados até o momento.

Quanto ao DS, não podemos esquecer que 2009 é o ano da chegada do DSi no ocidente. O portátil que conta com algumas funcionalidades póprias (a principal delas a presença de duas câmeras), deve ser lançado no segundo trimestre. Juntamente com ele devemos ter o lançamento do canal de downloads DSi Ware, muito semelhante ao WiiWare. Entre os games o ano começa forte com Fire Emblem Shadow Dragon e Rhytm Heaven sem contar o megasucesso Pokémon Platinum. No segundo semesrtre ainda tem Mario & Luigi 3

Um ano promissor

2009 começa cheio de expectativa. A linha de games para ele é muito completa e recheada de novidades. Por isso dividimos essa matéria especial em três partes. A primeira você confere hoje como um presente de Natal. A segunda será postada no domingo e a terceira no primeiro dia desse ano que promete ser o melhor dos consoles da Nintendo. Anote aí: domingo destrinchremos a linha de games do Wii, destaque a destaque. Até lá!


Estudante de Jornalismo, apreciador de rock britânico, pouco cuidadoso com as palavras, rico de espírito, triste com as relações nesse mundo e esperançoso com o futuro.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Esperava tanto de The Conduit, acabei recebendo tão pouco... :(

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google