Jogamos

Análise: Wii Sports

Quando a Nintendo revelou os primeiros jogos do Wii, ninguém entendeu muito bem qual seria a “graça” de Wii Sports. Até jogá-lo. O gam... (por Sérgio Estrella em 22/01/2009, via Nintendo Blast)

Quando a Nintendo revelou os primeiros jogos do Wii, ninguém entendeu muito bem qual seria a “graça” de Wii Sports. Até jogá-lo. O game mais vendido do console – considerando que ele é um brinde pra quem compra o Wii no ocidente –, é um imã de casuais, mas também agrada os veteranos.

Não é de hoje que existem jogos esportivos, mas Wii Sports é diferente. A primeira vez que se joga, é incrível: daí o apelo aos jogadores casuais. A maioria dos comandos no jogo é acionada por movimentos do Wiimote e tudo é muito fácil de aprender e pegar. O uso dos Miis (caricaturas criadas pelos jogadores) torna a experiência ainda mais divertida, colocando as pessoas dentro do jogo. Há 5 esportes no pacote:

  • Tênis: aqui tudo é mais automático, o jogador só precisa se preocupar em rebater a bola no angulo e tempo certo, enquanto o personagem se movimenta sozinho. Só está disponível no modo 2 contra 2. O tênis pode ser jogado por até 4 pessoas e de fato fica muito melhor no modo multiplayer. De todos os esportes, é o mais fácil de pegar.
  • Beisebol: basicamente é jogado de dois modos, arremessando a bola ou rebatendo-a. A parte do arremesso é mais técnica e o jogador pode combinar os movimentos do Wiimote com os botões. No entanto, rebater é muito mais divertido, já que o taco reproduz o mesmos movimentos que o jogador faz com o controle. O multiplayer é para até 2 pessoas.
  • Golfe: este é o menos “casual” e mais difícil de pegar. Apesar de simplificado e executado com comandos de movimento, o jogo utiliza uma barra de força que leva um tempo para ser entendida. Aqui algumas funções mais complementares são acionadas pelos botões e no que diz respeito aos comandos de movimento, existem algumas imprecisões que podem atrapalhar um pouco a vida do jogador. Pode ser jogado por até 4 pessoas, mesmo se o jogador possuir somente um Wiimote.
  • Boliche: um dos destaques do pacote, o boliche é fácil de pegar e muito divertido. O jogador “segura” a bola pressionando o botão B, faz o arremesso e solta o botão como se soltasse a bola. Dependendo da forma como o jogador fizer o arremesso, a bola pode fazer curvas, vir com efeito e variar na força. A melhor parte é o multiplayer que pode ser jogado por até 4 pessoas apenas com um Wiimote.
  • Boxe: o esporte mais cansativo do pacote e o único que utiliza a extensão Nunchuk. O jogador fica com um dos controles em cada mão, utilizando os dois simultaneamente para socar, bloquear e desviar dos golpes. É muito interessante e divertido, mas com o tempo vai ficando a impressão de que basta socar freneticamente o adversário pra vencer. O multiplayer suporta até 2 jogadores e exige dois Wiimotes e dois Nunchuks.

Wii Sports também conta com minigames de treinamento e o modo Wii Fitness que usa esses minigames pra tentar determinar o condicionamento físico do jogador à la Brain Age. Como pudemos ver nos resultados das vendas, a Nintendo fez uma boa escolha em incluí-lo no pacote do Wii.

Wii Sports (Wii) – Nota Final: 7.5

Imagens: IGN


Autor do Blog "iceBreaker" , "Nintendo Blast" e "Hellness". Moro em Curitiba-PR, e curso Design Gráfico na Universidade Federal do Paraná (UFPR).


  1. Digamos que eu gosto de Wii Sports... Se ele tivesse um torneiozinho no Tênis, o boxe fosse menos cansativo, etc, etc, etc ele seria um game beeeeem melhor.

    Mas o boliche é rox :D

    ResponderExcluir
  2. Só joguei uma vez tennis no animê abc =((

    ResponderExcluir
  3. Comprei o Wii após jogar wii sports na casa de um amigo, é impossivel passar uma semana sem jogar! É meu exercício diário nas manhãs antes do banho! NOTA 10

    ResponderExcluir
  4. É um jogo muito bom e, se tivessem coisas como campeonatos e rankings dos jogadores seria muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuiito melhor.

    ResponderExcluir
  5. jogo perfeito!!! clássico da diversão e da simplicidade!!! td que um jogo deve ter!!

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google