Jogamos

Análise: Cooking Mama: World Kitchen (Wii)

Em 2007 a Majesco conseguiu um feito notável: fazer com que um game de produção modesta, visual simples e sem muitos recursos de divulgaç... (por Gustavo Assumpção em 25/01/2009, via Nintendo Blast)

Em 2007 a Majesco conseguiu um feito notável: fazer com que um game de produção modesta, visual simples e sem muitos recursos de divulgação alcance o surpreendente número de dois milhões de cópias vendidas, se tornando uma das franquias estreantes mais rentáveis do ano. Agora a série – depois de uma bem sucedida continuação no DS – retorna ao Wii. Mas será que World Kitchen conseguiu evoluir a fórmula original?

cooking_mama_world_kitchen

  • Todo mundo pra cozinha

Quem jogou um pouco que seja de Cooking Mama sabe que é um tipo de game que só é possível no Wii. Os controles são feitos para simular exatamente todos os utensílios usados em uma cozinha: espátulas, facas, frigideiras, garfos e até mesmo um moedor de carne. Apesar da variedade de apetrechos na cozinha, basicamente todos esses utensílios são usados com os cooking_mama_world_kitchen5mesmos movimentos do Remote.

Na hora de cozinhar, as receitas são divididas em etapas. Ao iniciar uma delas é importante ficar atento para as indicações. Na lateral da tela existe uma barra que mostra a hora em que o movimento deve ser feito para obter o melhor êxito. Se fizer o movimento antes ou depois da indicação, tem início um minigame para que você possa “salvar” o alimento que está preparando. Quase sempre esse minigame consiste em fazer movimentos rápidos ou apertar botões freneticamente para impedir que o cachorro coma o prato que você está preparando, ajudando Mama a chegar antes e salvar seu preparo.

cooking_mama_world_kitchen2Até aí, a mecânica de jogo merece somente ser elogiada já que funciona bem e torna o ato de cozinhar desafiador até para os jogadores mais experientes. Mas infelizmente os controles não estão à altura. Muitas vezes os movimentos não respondem como deveriam, tornando não só frustrante a experiência como deixando o game difícil para os jogadores casuais – que teoricamente são o grande público da série.

  • Muito mais bonito de se ver

É muito interessante observar o crescimento técnico de World Kitchen com relação a Cook Off. As animações estão bem mais técnicas, o visual com um estilo meio Cel Shadding ficou bem apresentável aos olhos e a cozinha agora parece mais detalhada e real. Mas é claro que ainda está longe do ideal. Mas é importante frisar que a evolução é muito elogiável.

A apresentação do game como um todo também melhorou. Agora existem modos de jogo mais aprofundados – com o concurso de culinária - uma maior variedade de receitas e uma capacidade maior de criação de suas próprias receitas no modo Let´s Combine. cooking_mama_world_kitchen3

Acho que o que faltou para World Kitchen foi realmente resolver os problemas com os controles que tornaria a experiência toda menos frustrante. WK não é um game ruim, mas também não está na lista dos games imperdíveis do console. Falta um pouco de ousadia, talvez ao permitir mais ações para os jogadores.

Cooking Mama World Kitchen talvez seja o game perfeito – sem machismo - para inserir de uma vez por todas sua namorada no universo dos games    

Cooking Mama World Kitchen – Wii – Nota Final: 6.5


Estudante de Jornalismo, apreciador de rock britânico, pouco cuidadoso com as palavras, rico de espírito, triste com as relações nesse mundo e esperançoso com o futuro.


Disqus
Facebook
Google