Nintendo Chronicle

Nintendo Chronicle #3: Famicom e a consagração mundial

Na segunda parte da Nintendo Chronicle, vimos como a Nintendo conseguiu superar a crise financeira pela qual passava com o sucesso de três A... (por Gustavo Assumpção em 13/01/2009, via Nintendo Blast)


Na segunda parte da Nintendo Chronicle, vimos como a Nintendo conseguiu superar a crise financeira pela qual passava com o sucesso de três Arcades: Donkey Kong, Mario Bros. e Donkey Kong Jr. Agora veremos como foi a decisão de enveredar de vez pelo caminho dos jogos eletrônicos e o sucesso absoluto do Famicom no Japão e do NES nos Estados Unidos.



O ano era 1983, e após alguns estudos de mercado e o desenvolvimento do projeto base, o Famicom (imagem) é lançado no JFamicomapão no dia 15 de julho. Usando tecnologia de ponta e inovando nos controles, ficava claro que a Big N tinha uma mina de ouro nas mãos se conseguisse administrá-lo bem e sem falhas, além, claro, de oferecer uma biblioteca de games de qualidade. O Famicom evoluía a fórmula dos consoles então sucesso no mercado (como o Atari) já que possuía uma capacidade técnica maior e um controle idealizado por Gunpei Yokoi que se tornou um grande sucesso por um fator: a presença do direcional em cruz (foto).

Yokoi já tinha usado o direcional no Game & Watch, mas foi realmente no primeiro console de mesa da Nintendo que ele se popularizou. Além de possibilitar uma movimentação extremamente simples e efi211889589_fff06ea7d2_ocaz, era mais fácil de utilizar que o sistema de movimentação dos concorrentes, além de ser mais resistente. O outro trunfo do Famicom estava na porta extensora – inédita até então – que possibilitou o lançamento de diversos periféricos que ampliavam a mecânica de jogo.

No seu primeiro ano no Japão, o Famicom foi muito criticado pela ocorrência de erros de programação que, em casos mais graves, impediam o funcionamento do console depois de um tempo. Em 1984 a Nintendo chegou a realizar um recall nos consoles vendidos e suspendeu a fabricação por um tempo. Mesmo assim o console fazia um sucesso acima até mesmo do que a Nintendo esperava, o que encorajou o investimento em um lançamento maciço nos Estados Unidos.

Inicialmente a idéia da Big N era que o lançamento fosse feito pela Atari, que já possuía um certo respaldo e uma certa fama no ocidente. Entretanto a Atari recusou o lançamento alegando já estar desenvolvendo um console de 8 bit por conta própria. Numa decisão arriscada, a Nintendo decidiu seguir por si só o caminho e trabalhar com suas próprias mãos para conseguir colocar o console nas lojas americanas.

Foi no início de 1984 que a Nintendo apresentou pela primeira vez ao mercado ocidental o console recém lançado no Japão durante a Consumer Electronic Show. Apesar dos céticos, todos ficaram impressionados e interessados naquela novidade. Foi só em 1985nes-console que na mesma CES o já devidamente batizado de NES – Nintendo Entertainment System (foto) – apareceu completamente redesenhado para o mercado ocidental. Entre as diferenças estava um design mais clean e o uso de cores mais suaves para o próprio hardware – tentativa de conquistar o exigente mercado americano.

No dia 18 de outubro de 1985 finalmente o NES chega às lojas de Nova York, cidade escolhida pela Nintendo para que funcionasse como piloto no projeto de inserção do console no ocidente. O lançamento incialmente foi feito em dois bundles diferentes: Action Set e Deluxe Set. Ao todo foram disponibilizadas cerca de 50 mil unidades do console, que rapidamente se esgotaram. Foi só em fevereiro de 1986 que o console chegou ao restante do território americano e se tornou um sucesso grandioso. A verdade é que desde o seu lançamento o NES nunca foi ameaçado em sua liderança, fosse no Japão ou nos Estados Unidos, mesmo que em alguns momentos a disputa tenha sido intensa com seu principal concorrente – o Master System da SEGA.

Alguns pontos interessantes a serem frisados é que download-nes-01o Famicom foi muito mais que um sucesso comercial. O console foi o responsável pela criação de uma verdadeira legião de jogadores que continuam em atividade até hoje. É importante verificar que muito mais que um console de entretenimento, ele foi um dos símbolos culturais dos anos 1980.

Outro fator interessante é que o NES foi o principal responsável pelos investimentos feitos por empresas que até então eram sucesso apenas nos arcades (como Konami, Namco e outras) no novo mercado dos consoles de mesa. A verdade é que sem esse sucesso absolutamente retumbante do console, seria muito difícil que o mercado tivesse vingado. Provavelmente ainda estaríamos reféns dos arcades.


Mas se tivéssemos que mencionar o principal motivo do sucesso do console, claramente seria sua linha de títulos. Com todos os grandes sucessos e verdadeiras obras-primas em sua biblioteca, era difícil que o NES não alcançasse o sucesso que conseguiu. Mais isso é assunto para nossa quarta parte da Nintendo Chronicle: o surgimento das grandes franquias. Até lá!



Estudante de Jornalismo, apreciador de rock britânico, pouco cuidadoso com as palavras, rico de espírito, triste com as relações nesse mundo e esperançoso com o futuro.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Yokoi que criou meu jogo preferido Super Metroid.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom,coisa que não se le em qualquer site sobre Nintendo na grande internet

    ResponderExcluir
  3. ouvi falar de uma coisa...

    ResponderExcluir
  4. O console que iniciou tudo. Graças a ele que hoje tenho meu DS. Eu ainda vou ter um, só pela nostalgia.

    ResponderExcluir
  5. Eu tinha um Super Charger, que era praticamente uma cópia perfeita do Famicom, mas trocando o vermelho por cinza. :) Hoje tenho um NES guardadinho aqui.

    ResponderExcluir
  6. Que saudades da geração 8 bits!

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google