Jogamos

Análise: Dead Rising Chop Till You Drop (Wii)

Há muito tempo o lançamento de um game não era envolto em tanta polêmica. Desde o anúncio em uma edição da Famitsu há alguns meses, pa... (por Gustavo Assumpção em 26/02/2009, via Nintendo Blast)

chop_till_you_drop-july23

Há muito tempo o lançamento de um game não era envolto em tanta polêmica. Desde o anúncio em uma edição da Famitsu há alguns meses, passando pela divulgação esporádica de trailers novos, o game sempre recebeu críticas exageradas e aparentemente infundadas – coisa que muito game ruim em estágio inicial de desenvolvimento não recebe. Mas agora finalmente a espera chegou ao fim, Chop Till You Drop está disponível e teremos finalmente a resposta para pergunta: afinal, ele é tão ruim assim?

Downgrade pesado

O principal ponto que precisa ficar claro é que a Capcom realmente não foi competente o suficiente para fornecer aos donos de CTYD os mesmos recursos que estiveram presentes no game do X-360. A verdade é que muito mais do que o esperado – e aceitável - downgrade visual, o game do Wii não necessariamente precisaria ter sido podado de tantos recursos como aconteceu.

A principal e mais sentida perda foi quedead-rising-chop-til-you-drop-20090108103248168_640w o herói Frank West agora não pode mais usar sua câmera. Sentiu a tensão? Se na história ele é um fotojornalista, como pode ele não utilizar o seu principal instrumento de trabalho? Sem dúvidas essa é a primeira mancada da Capcom e não há nenhum motivo evidente do porque de ele ter sido retirado.

Outra perda fundamental está na quantidade de Zumbis na tela. Se essa era um dos trunfos da versão para o 360, aqui ela realiza exatamente o sentido oposto. Não que eu faça questão de muitos inimigos na tela. O maior problema é a inteligência artificial e a movimentação desses poucos inimigos. A verdade é que o game ficou bem menos desafiador já que a leva de inimigos é lenta, burra e ataca sempre da mesma forma.

O visual nem está tão ruim como o esperado, mas todos os cenários, inimigos e localidades parecem pobres e sem vida. A Capcom diz ter usado o mesmo motor de Resident Evil 4 – mas se usou, é inaceitável que um game com lançamento três anos após apresente um visual tão menos técnico e cheio de imperfeições que o próprio RE4. Não são raras as quebras de polígono (!), texturas chapadas e um certo “embaçamento” dos cenários, principalmente quando são vistos de uma certa distância. Claramente o Wii pode mais.

História torpe + jogabilidade limitada = Diversão!?

Quem jogou o original do X-360 sabe que uma boa e variada jogabilidade não é uma característica muito pertinente a Dead Rising. O game se preocupa mais em oferecer uma experiência divertida do que realmente imersiva.dead-rising-chop-til-you-drop-20081024031559058_640w

Tanto é que não há muita estratégia para se derrotar os inimigos. O que há são muitas opções diferentes para se fazer isso: dezenas de itens como tocos de baseball e golfe, moto serras, carrinhos de compra, escadas… Com o tempo, tudo isso se torna extremamente cansativo e você vai querer mesmo é poder fazer algo de diferente do usual. Falta variedade ao game no Wii (assim como faltava no original).

Um ponto onde o game realmente é bem interessante é na capacidade de exploração. Chop Till You Drop fornece um ambiente bem grande, recheado de localidades e inimigos diferentes. Infelizmente se os combates seguissem essa variedade, esse seria realmente um dos grandes games do Wii. Mas há um destoamento de qualidade muito grande entre exploração e combate.

A história não foge muito do que já foi apresentada no 360 com o nosso herói Frank West preso em um shopping lotado de zumbis. Resgatar reféns, derrotar chefes e ouvir alguns dos piores diálogos já escritos para um game também fazem parte do pacote. A verdade é que a todo momento CTYD procura ser engraçado, mas parece na verdade é constrangedor.

Do ponto de vista dos controles, pode-se dizer que a Capcom fez um bom trabalhodead-rising-chop-til-you-drop-20081222110331007_640w. Eles continuam eficientes, precisos e não comprometem de forma alguma a experiência final de jogo. O esquema ganhou pequenas alterações com relação ao original e a câmera ganhou um quê de Resident Evil 4 com visão acima do ombro que torna a área de visibilidade mais ampla e melhora os controles de uma forma significativa.

Embora tudo pareça mais limitado, Dead Rising consegue divertir. É impressionante como o game tem um quê de filme de comédia com angulações de câmera que privilegiam ações estranhas e um trilha sonora até aceitável mas recheada de clichês. Mas o grande problema é que nada parece engraçado. Sabe “A Praça é Nossa”? Pois é…

Mesmo com as limitações, as perdas sonora e visual, a péssima AI dos inimigos,  o fim das fotografias e o enredo bobo, Dead Rising Chop Till You Drop diverte. Apesar da sua duração bem curta (aproximadamente 10 horas), o game consegue oferecer uma experiência bem divertida. Para os fanáticos ainda existem várias roupas e itens estraváveis – que melhoram a vida útil e dão um up depois que você terminar o game pela primeira vez.

Você deve estar se perguntando se eu recomendo Dead Rising. Digamos que ele não é ruim. Mas sabe aquele tipo de game não tão bom mas que você curte muito por alguns momentos? Então, esse é o caso aqui.

Chop Till You Drop poderia ser muito melhor, mas vale a pena perder umas horinhas com ele.

dead-rising-chop-til-you-drop-20090108103317590_640w dead-rising-chop-til-you-drop-20090204092541351_640w dead-rising-chop-til-you-drop-20090216052252011_640w dead-rising-chop-til-you-drop-20090218032646737_640w dead-rising-secret-costumes-revealed-20090212031817393_640w dead-rising-secret-costumes-revealed-20090212031821909_640w

Dead Rising Chop Till You Drop (Wii) – Nota: 7.0

Gráficos: 6.0 | Som: 6.5 | Jogabilidade: 7.5 | Diversão: 8.0

Imagens: IGN


Estudante de Jornalismo, apreciador de rock britânico, pouco cuidadoso com as palavras, rico de espírito, triste com as relações nesse mundo e esperançoso com o futuro.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. GAME RUIM DA PORRA !!! Ò_Ó

    ResponderExcluir
  2. pra mim, nota acima de 6.5 já é bom... não sei se vale não...

    ResponderExcluir
  3. Pro Wii tá bom, deveria sair pro Play 2 tambem, todo mundo sabe que o play2 faz o que a porcaria do Wii consegue fazer, até hoje não entendo como esse videogame limitadíssimo pode ser o mais vendido do mundo.

    ResponderExcluir
  4. Até hpje eu também não entendo como todos que metem o pau no Wii sempre postam como anônimo...

    ResponderExcluir
  5. :))
    é porque cresceu achando que o playone foi o primeiro videogame do mundo, o play 2 o segundo e o play 3 um grill

    ResponderExcluir
  6. Dou nota 8,0 eu joguei e adore bem os graficos são melhores que os do RE4...do ps2 a jogabilidade é boa como a do RE4 do wii a diversão por minha parte foi garantida.

    ResponderExcluir
  7. ha e matei 6005 zumbis no jogo oque prova que não são poucos não!

    ResponderExcluir
  8. Eu adorei o jogo. Fechei ele hoje. Só não saquei direito o final.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo, o lixo do seu "Play2" não aguenta nem Far Cry (não foram lançadas versões desse jogo para o Playstation 2 e o Game Cube, simplesmente porque são FRACOS), quem dirá então Dead Rising.

    O Playstation 2 não aguentava o tranco nem com o Game Cube, quem dirá então com o Wii, que dá um pau nos consoles last gen.

    O Nintendo Wii é o console mais vendido porque o mercado de jogos do dele não é saturado como nos consoles HD, onde 90% de seus títulos se resumem a FPS e games musicais, variedade 0.

    ResponderExcluir
  10. Olha eu achei esse game um port mal feito apesr de todo esforço da CAPCOM ficou ruinzinho hein.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google