Blast from the Past

Blast from the Past: Star Fox

  Naves, ficção cientifica, muito tiroteio e personagens cativantes. Essa foi a fórmula usada pela Nintendo que teve como resultado Star F... (por Gustavo Assumpção em 15/02/2009, via Nintendo Blast)

 

Naves, ficção cientifica, muito tiroteio e fox3personagens cativantes. Essa foi a fórmula usada pela Nintendo que teve como resultado Star Fox, uma das séries mais queridas pelos fãs da Big N. Com quase 10 milhões de unidades vendidas, a saga de Fox McCloud é um sucesso, mesmo que os últimos games da série não estejam à altura. Ao longo de 15 anos foram cinco games que mostraram muitas facetas da série indo da exploração aos tiroteios frenéticos.

Star Fox – 1993 – SNES

Star Fox surgiu de forma despretenciosa pelas mãos da Nintendo, apenas como uma demo técnica usada para demonstrar o potencial do Super Nintendo. Muita gente não sabe, mas o game não foi desenvolvido exclusivamente pela Nintendo. A Argonaut, uma empresa conhecida por games ruins, participou do processo como co-produtora. Usando o chip SuperFX, o game apresentava pela primeira vez no console um visual em três dimensões o que permitia uma liberdade nunca antes vista nos games do console. Apesar de pouco detalhado, o visual chamou a atenção.star_fox_snes Outro ponto de destaque era a trilha sonora criada por Hajime Hirasawa, que abandonou posteriormente os games para trabalhar com celulares. A jogabilidade era praticamente perfeita oferecendo grande precisão nos comandos e fases variadas com chefes gigantescos para a época. É considerado um dos melhores games do Super Nintendo e tem cadeira cativa nos melhores games de todos os tempos (recentemente em lista elaborada pelo site IGN.com foi eleito o 115º melhor game da história). É um clássico absoluto, mesmo que pareça envelhecido hoje.

Star Fox 64 – 1997 – N64

StarFox64_N64_Game_BoxO lançamento de Star Fox 64 foi muito aguardado. Grande parte da expectativa vinha do inédito acessório que acompanhava o game: o Rumble Pak (que fazia pela primeira vez na história um controle vibrar). No novo capitulo da saga que narra a luta de Fox McCloud contra as forças de Andross o ganho técnico e em diversão foi imenso. As fases eram maiores, os chefes muito mais complexos e pela primeira vez no console mais de 40 minutos de vozes ilustravam a aventura. Apesar de falhar um pouco na exploração, as fases de combate eram desafiadoras como poucos games do 64 conseguiram. É considerado pelos fãs não só o melhor game da série, mas também aquele que conseguiu oferecer fases repletas de ação sem que isso se tornasse repetitivo ao longo dos 15 estágios. Como se não bastasse, ainda havia um modo multiplayer que suportava até 4 jogadores com tela dividida - também incrível também. Se vier uma continuação para o Wii, queremos que esse sirva de inspiração.

Star Fox Adventures – 2002 – GC

StarFox Adventures IntroStar Fox Adventures é o game mais polêmico da série, daqueles do tipo ame-o ou odeio. Descaracterizado demais, era um game de aventura, que teve origem com Dinossaur Planet, game do Nintendo 64 que a Rare desenvolvia ainda para o Nintendo 64.Fox McCloud parece que foi jogado de pára-quedas para enfrentar dinossauros com a ajuda de Krystal, uma personagem com grande potencial mas que aqui parece a todo momento sub-aproveitada. Apesar do visual impressionante que combinava ótimos efeitos de luz, água, sombra, vento, texturas em alta resolução e animações impecáveis – isso sem contar a  trilha sonora e dublagem excelentes - o game não merece o título Star Fox. As batalhas áreas são praticamente nulas, os controles são burocráticos e complicados, e toda hora o jogador tem a sensação de que falta algo e de que tudo é repetitivo. Valeu pelo visual e por marcar a despedida da Rare antes de ser vendida para a Microsoft e nada mais.

Star Fox Assault – 2005 – GC

AssaultboxSe o game anterior decepcionou por fugir demais do padrão da série, esse pecou exatamente pelo oposto. Depois de passar por muitas dificuldades no desenvolvimento, o game acabou saindo pelas mãos da Namco -exatamente pelo time responsável pelo game de ação aérea Ace Combat. Assault oferecia dois tipos de combates: a primeira nas fases aéreas e a segunda nas fases onde o jogador participava de embates terrestres. Muitos elogios e críticas podem ser feitos a ambas. Nas fases aéreas, os controles são extremamente precisos, mas ao mesmo tempo, esses estágios são extremamente repetitivos. Já as fases terrestres são um completo desastre. Controlar Fox a pé é um saco, o design dos controles não ajuda e as missões são chatas demais. Tudo bem que o visual era lindo, principalmente nas fases aéreas, e o som era mais uma vez ótimo, mas novamente, me perdoe o trocadilho, o game não decolou.

Star Fox Command – 2006 – DS

i_9964O mais recente game da série tentou, mas não conseguiu ser digno de elogios. Pela primeira vez a jogabilidade continha elementos de estratégia bem definidos (como traçar rotas nos mapas), além claro das já esperadas fases de combate aéreo. Apesar da falta de variedade das missões e de ser um pouco curto, o game possuía um bom modo online. Visualmente o game era ótimo, bem como a ambientação muito parecida com StarFox 64. Mas o ponto de maior crítica são os controles muito sensíveis e difíceis de serem dominados. Apesar desses pequenos problemas, Command é muito divertido e consegue entreter por um bom tempo.

Os games cancelados

Star_Fox_2_(Beta_TD) 2008 02_17 10-29-20Alguns games da série Star Fox atingiram avançado estágio de desenvolvimento mas nunca saíram do papel. O caso mais famoso é o de Star Fox 2 (imagem acima), que sairia ainda no Super Nintendo. O game foi completamente desenvolvido, mas nunca chegou as lojas, tendo suas idéias implementadas em Star Fox 64. Hoje é possível encontrar ROMs com a versão completa do game pela Net. Outros dois games da série também foram cancelados. O primeiro seria uma versão para o Virtual Boy que teve seu desenvolvimento encerrado depois do fracasso da plataforma. O último dos cancelados é a versão Arcade de Star Fox Assault que foi misteriosamente encerrada pela Namco.

Queremos um novo Star Fox... de Verdade!

Como deu pra perceber, Star Fox debuta meio fora de forma. Tá certo que os dois primeiros games da série são inesquecíveis e que os outros três são relativamente legais. Mas é inegável que a franquia perdeu força. Quem não agüenta esperar um novo game pode ir dando uma olhada em Super Smash Bros. Brawl, já que Fox é um dos personagens jogáveis. Mas quem espera um game verdadeiramente Star Fox talvez tenha que esperar por muito tempo. Ou talvez não. Que pelo menos o próximo game honre o nome Star Fox


Estudante de Jornalismo, apreciador de rock britânico, pouco cuidadoso com as palavras, rico de espírito, triste com as relações nesse mundo e esperançoso com o futuro.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Fora o que falaram mal de Star Fox Assault a pé, concordo com tudo.
    Gostei.

    ResponderExcluir
  2. Adoro esta série e inclusive Fox é meu Main no Smash !!! LOL AMO

    ResponderExcluir
  3. "O mais recente game da série tentou, mas não conseguiu ser digno de elogios."

    "Apesar desses pequenos problemas, Command é muito divertido e consegue entreter por um bom tempo."

    Contraditório, não? :p

    Nos dois principais sites de meta-reviews (Gamerankings e Metacritic), SF Command conseguiu nota 7.5. Não é um clássico, mas também não é um jogo que não foi digno de elogios.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google