Fail

Fail: EarthBound 64

Na segunda edição da nossa coluna “Fail” você pode conferir uma das perdas mais terríveis para os donos do Nintendo 64: o cancelamento ... (por Gustavo Assumpção em 14/02/2009, via Nintendo Blast)

Na segunda edição da nossa coluna “Fail” você pode conferir uma das perdas mais terríveis para os donos do Nintendo 64: o cancelamento depois de mais de três anos de desenvolvimento de EarthBound 64:

EarthBound talvez seja a série mais cult da Nintendo. Quando ainda  em 1996 a Big N anunciou um novo game da série para o Nintendo 64 os fãs ficaram eufóricos. Mas o projeto parecia não andar e em 1997 foi movido para o 64 DD. Por volta de 1999 voltou ao Nintendo 64 para ser cancelado em 2000.

EarthBound 64 nada mais era que a terceira versão da série – que posteriormente foi movida e transferida para o GameBoy Advance. O interessante é que muitos dos elementos que estariam presentes na versão 64 foram transportados para a versão GBA. Na demo jogável apresentada na Nintendo Space World de 1999, já aparecia uma deserto, a mina que Claus e Lucas tinham que explorar e o veículo em forma de porco.

No Nintendo 64 o game seria um dos primeiros a fazer uso do Rumble Pak, novidade na época e que havia chegado ao mercado em 1997 com Star Fox 64. Um dos aspectos relevantes é que as batalhas teriam mais ação do que comumente se observa na série. A grandiosidade do game para um cartucho também impressionava. Eram prometidos mais de 25 horas de jogo – meio impensável para o Nintendo 64.

O visual era completamente em 3D com personagens bem animados e feitos com grande cuidado, apesar de possuírem um visual meio chapado e sem a aplicação de muitas texturas. Mas nem mesmo os 60% de conclusão livraram o game do cancelamento. A HAL ainda tentou encurtar a história para impedir o fim, mas todos os esforços foram em vão. Na época foi organizado um abaixo assinado pelos fãs para impedir que o mesmo fosse cancelado, também sem sucesso. Oficialmente o principal motivo do fim de EarthBound 64 foi a aproximação do lançamento do GameCube, embora ninguém realmente tenha confirmado tal versão.

Se você na época era muito novo ou não acompanhou a verdadeira novela que foi o desenvolvimento do game, fique com imagens e dois vídeos de uma das perdas mais doloridas para os donos do N64.

15 21 ANOTHERTOWN BOUND38 BOUND50 DISCOSCENE DORTHY EARTHBINDDOH10 EARTHBOUNDSPACEWORLDYUP10 EBSCENE4 MADFLINT MOTHER08 STORE TWINSMOM

Imagens: Unsseen 64


Estudante de Jornalismo, apreciador de rock britânico, pouco cuidadoso com as palavras, rico de espírito, triste com as relações nesse mundo e esperançoso com o futuro.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Bota Fail nisso, mas pode crer que no Wii vai rolar desde de Ice Climber até earthbound

    ResponderExcluir
  2. Achei até melhor ter saído pro GBA, gráfico 2D combina mais com a série

    ResponderExcluir
  3. Esse eu quase chorei quando cancelaram... games como esse, e um outro da Rare que acabou se tornando Star Fox Adventures serão sempre lembrados como grandes games que nunca viram as prateleiras das lojas... infelizmente.

    ResponderExcluir
  4. E realmente uma pena um jogo como esse que tinha tudo para ser bom, não ter visto a luz so sol.

    Pra quem nunca tinha jogado o Earth Bound do SNES, não era motivo pra não jogar, ja que o NESS é um dos personagens do Super Smash Bros ( ou ele foi lançado depois do cancelamento do Eart Bound?=X )

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google