Blast from the Past

Blast from the Past: Super Mario World

Durante a última semana sempre que eu tive um tempinho livre entre as obrigações do trampo e da faculdade, resolvi voltar a jogar o cláss... (por Jones Oliveira em 22/03/2009, via Nintendo Blast)

Durante a última semana sempre que eu tive um tempinho livre entre as obrigações do trampo e da faculdade, resolvi voltar a jogar o clássico Super Mario World no meu antigo SNES (sim, eu coloquei ele pra funcionar novamente!) e entre jogatinas de até 1 hora por dia, fechei o jogo ontem a noite. Mas o que faz de Super Mario World um jogo tão especial para os fãs da Nintendo e principalmente para os retrogamers?

 

Lançado juntamente com o Super Nintendo no longíquo ano de 1990, Super Mario World foi o primeiro jogo para o console e um dos mais vendidos de toda a história do console com mais de 20 milhões de cópias vendidas em todo o mundo. Super Mario World trouxe para o recém-nascido SNES toda a “magia Mario” que só a Nintendo sabe fazer.

 

 

O Jogo

A fórmula de Super Mario World é essencialmente a mesma de Super Mario Bros. e Super Mario Bros. 3 – e a história também: o barrigudo sai com seu irmão Luigi e a Princesa Toadstool para tirar férias na Terra dos Dinossauros e a história se repete. A Princesa, de novo, novamente e mais uma vez, é raptada pelo Bowser, o qual manda seus pupílos aprisionarem os amigos de Yoshi e dominarem cada parte da Terra dos Dinossauros. A história é batida? Claro que é, estamos vendo isso até hoje nos jogos de Mario, mas funcionou e funciona até hoje.

Mapa da Terra dos Dinossauros - Blast from the Past: Super Mario World - Nintendo Blast

Super Mario World trouxe muitas das características dos seus antecessores, mas também trouxe muitas inovações. Diferente das outras versões, agora Mario realmente se encontrava em um território único, cujas paisagens concordavam com a parte do mundo que você estava. Já pararam pra perceber o cenário de Donut Plains 1 que realmente parece que você está num planalto?

Você deverá passar por 7 mundos diferentes, enfrentando mais de 65 inimigos diferentes numa aventura fantástica e emocionante. De quebra, ainda existem mais 2 mundos especiais – o Star World e o Special World.

 

Itens e Power-Ups

O jogo possui inúmeros itens e power-ups. Dentre eles podemos destacar:

Cogumelo (Mushroom) – Mario e Luigi comem um desses para se ficarem maiores e ganharem mais força, se tornando um “super”.

Flor de Fogo (Fire Flower) – Assim como o Cogumelo, esse power-up vem desde o SMB. Permite que os irmãos bigodudos atirem bolinhas de fogo nos inimigos.

Pluma (Cape Feather) – evolução do traje de Guaxinim e Tanooky de SMB3, a Pluma (vulga “Peninha” aqui na minha região) dá aos irmãos uma capa que os fazem voar.

Estrela (Star) – Com a estrelinha, os bigodudos ficam invencíveis por alguns segundos.

Cogumelo Verde (1-Up Mushroom) – quando coletado, dá uma vida extra ao jogador.

Lua (3-Up Moon) – quando coletada, dá três vidas extras ao jogador.

Chave e Fechadura (Key and Keyhole) – se Mario pegar uma chave dessas e colocá-la na fechadura, uma fase secreta é liberada.

Balão (P-Balloon) – Mario e Luigi inflam quando pegam esse item e podem flutuar em todas as direções por um curto período de tempo.

Interruptores (P-Switches) – quando o azul é pressionado, blocos se transformam em moedas e vice-versa, e alguns blocos invisíveis são revelados. Quando o prateado é pressionado, alguns inimigos se transformam em moedas prateadas que quando coletadas aos montes, dão algumas vidas ao jogador. Depois de algum tempo o efeito dos interruptores é revertido ao normal.

Green_Yoshi_SMWBlue_Yoshi_SMWYellow_Yoshi_SMW   Red_Yoshi_SMW

Além disso, Super Mario World trouxe pela primeira vez um amigo para auxiliar Mario em sua aventura – o Yoshi. Servindo de montaria para Mario, o Yoshi engole quase tudo o que vê pela frente, além de poder voar, cuspir fogo e causar pequenos “terremotos” quando engole certas cascas de tartaruga. Estão presentes no jogo as quatro raças de Yoshi: o Verde, o Vermelho (que cospe fogo com qualquer casca que engula), o Azul (que voa independente da casca que engolir) e o Amarelo (que causa terremotos independente da casca que engolir).

 

Gráficos, Sons e Jogabilidade

Yoshi's Island 1 - Blast from the Past: Super Mario World - Nintendo Blast Quando a Nintendo lançou o Super Nintendo, a SEGA já estava no mercado dos 16bits há dois anos e começava a ganhar uma fatia significativa do mercado de vídeo games. A Nintendo se viu ameaçada e decidiu que junto com o SNES lançaria o Super Mario World. Segundo relatos, Shigeru Miyamoto disse na época que Super Mario World poderia ter sido melhor, pois a equipe teve muito pouco tempo para desenvolver o jogo. Apesar disso, Super Mario World cumpre o seu papel no que diz respeito a gráficos, sons e jogabilidade.

Os gráficos são excelentes. O nível de detalhe dos personagens é o melhor de todos os tempos de um jogo Mario desenvolvido para plataformas 2D (não levando em consideração SMW2: Yoshi’s Island que usou um sistema totalmente diferente de renderização gráfica). Os cenários são bem planejados, bonitos e coloridos – bem ao estilo Nintendo. O mais incrível aqui é a forma como a Nintendo usou os planos de fundo nas fases – você não tem dúvidas de que está jogando na Forest of Illusion por nenhum momento, nem na Donut Plains, nem em canto nenhum. O background condiz perfeitamente com o ambiente do “mundo” e do nome da fase. Apesar de isso já vir sendo feito de SMB, em SMW isso foi melhorado e muito! Eu sempre fico muito feliz de ver o quão bem isso foi trabalhado, com cores vivas e alegres que tornam o jogo muito mais agradável de ser jogado.

Os sons mantem o padrão dos jogos anteriores: excelente. Porém, graças ao poder do SNES, foi muito melhorado, ganhando um aspecto de música ao invés de Donut_Plains_1sons. A trilha sonora não se parece mais como um bocado de bits eletrônicos apitando ou coisa do tipo, mas realmente são orquestradas e bem arranjadas. Os “sons” propriamente ditos dos personagens são excelentes – não soam estranhos e estão em perfeita harmonia com o que se passa na tela a todo momento.

A jogabilidade de Super Mario World talvez seja uma das mais fáceis de todos os jogos do encanador barrigudo e bigodudo. Inclusive isso foi alvo de muitas críticas na época. Muitas pessoas reclamaram que o jogo era fácil demais de se jogar e de se aprender a jogar, diferente do que acontecia com SMB. O fato é que a Nintendo mudou um pouco seu foco no Super Nintendo. O nome Super Famicon (Family Computer) do SNES no Japão já mostrava isso – era um console para todos os membros de uma família, desde os mais novos aos mais “experientes” e Super Mario World refletia muito bem isso. Os controles são de fácil aprendizagem, as fases, na sua grande maioria, são de dificuldade fácil a mediana (com excessão das do Special World que eu peno até hoje pra passar). Dessa forma o jogo buscou, e conseguiu, incluir uma nova geração de gamers que surgia – os moleques de 3 a 10 anos de idade assim como eu e você nos primórdios da década de 1990.

 

Finalmentes

Chocolate Island 2 - Blast from the Past: Super Mario World - Nintendo BlastConfesso que quando finalizei o jogo ontem eu aumentei, e muito, o volume da televisão para escutar aquela bela trilha sonora de encerramento. Junto com as imagens do Mario caminhando pela tela com o Luigi, a Princesa Toadstool montada no Yoshi e os ovinhos seguindo eles, eu me lembrei dos inúmeros momentos que passei com aquele velho Super Nintendo e aquele cartucho mágico. Toda hora era hora para jogar Super Nintendo, nem que fossem 10 minutos. Sempre tive uma quantidade razoável de cartuchos para o meu SNES, mas o meu preferido sempre foi o Super Mario World. Chegava do colégio – Super Mario World. Chegava de festa de aniversário – Super Mario World. Chegava de algum passeio com a família que durava até tarde – Super Mario World em plena madrugada… Sempre foi assim até meus 11 anos de idade.

O prazer que se tem ao jogar um jogo do naipe de Super Mario World naquela época é algo para poucos – é uma sensação que os gamers da geração “1 zilhão de polígonos é o que importa” vão sentir. Super Mario World cumpriu com tudo que propôs – não foi apenas mais jogo do encanador, mas foi “O” jogo. Convidou e cativou gamers de todas as idades, que, assim como eu, se impressionaram com um game relativamente fácil, porém muito desafiador; graficamente bonito, sonoramente perfeito e que trazia a magia que só a Nintendo era capaz de trazer.

Os Yoshis finalmente foram salvos com a Princesa Toadstool - Blast from the Past: Super Mario World - Nintendo Blast O jogo é clássico e gerou inúmeros relançamentos para o SNES com Super Mario All-Stars + Super Mario World, Game Boy Advance com Super Mario World: Super Mario Advance 2 e até mesmo para o Wii no Virtual Console. Alguma dúvida do sucesso dele?

Apesar dos seus 19 anos, Super Mario World continua vivo na memória de todos aqueles que tiveram a oportunidade de jogá-lo. Um jogo sensacional que merece ser jogado e rejogado por 20, 25, 30 anos… Bons tempos que sempre ficarão conosco e que podemos revivé-los facilmente. Ê nostalgia :)


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Excelente matéria, cara! Super Mario World é clássico dos clássicos! Deve ser o jogo que eu mais joguei e rejoguei na vida.

    Deu saudade agora...

    ResponderExcluir
  2. Impecável. Mario em seu melhor momento na minha opinião. Mario World une todas as características de um game perfeito. Tão perfeito que rende um texto memorável desse.

    ResponderExcluir
  3. Espero que os fãs de Mario gostem desse texto. Realmente passei uma semana inteira jogando e relembrando esse jogo. Inesquecível e emocionante, não importa quantas vezes você tenha jogado ele.

    Super Mario World :X

    ResponderExcluir
  4. Muito boa a matéria Sérgio. SNES e Super Mario Wold marcaram uma época da minha vida.

    b-(

    ResponderExcluir
  5. Foi o primeiro jogo que eu joguei na minha vida. Dificil precisar o quanto esse jogo é importante pra mim. Tava jogando ele denovo mês passado :D
    O texto está nota 10!!

    ResponderExcluir
  6. Realmente inesqueçivel, acho que ele foi uma verdadeira revolução (imagina se tivessem mais tempo para faze-lo), até hoje ainda jogo, divide minha estante com o Play 2...

    ResponderExcluir
  7. Super Mario Wolrd ehh de mais!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Chegou a dar saudade da minha infância. Excelente matéria irmão!

    ResponderExcluir
  9. Eu juro que vou zerar Super mario world já fui até o terceiro castelo morri, gosto de pegar Pluma (Cape Feather serve para voar

    ResponderExcluir
  10. Excelente matéria !!!!!!!
    Até hoje , tenho o meu SUPER MARIO WORLD, novinho em folha . Eu acho que é o jogo que mais joguei na minha vida !!! :)
    Conheço as fases de cor e salteado e até pouco tempo atrás eu descobri que tem jeito de jogar nos castelos e fortalezas depois de à gente vencê-los. É só deixar o MARIO ou o LUIGI em cima deles e apertar ao mesmo tempo L + R ;)

    ResponderExcluir
  11. Perfeito ! EU tinha um e realmente é viciante! Quando vc começa a jogar não quer mais parar...SUPER MARIO WORLD sempre vai ser recordado por mim ! :X

    ResponderExcluir
  12. Certa vez eu, com saudades de SMW, resolvi jogá-lo do início ao fim, sem parar. Joguei as 96 fases, de uma vez só. Foram algumas horas da mais pura diversão. Esse é um jogo que nunca vai envelhecer. :)

    ResponderExcluir
  13. Esse jogo é ótimo!! :X
    Quando eu tinha o Snes, era o que eu mais jogava.Pena que não consegui zerar, acho que só consegui umas 80 fases.

    ResponderExcluir
  14. Amo esse jogo... :X joguei muuuuuito e me divertir mais ainda, nota 1.000.000 para esse clássico!!! ;)

    ResponderExcluir
  15. =((omo passar o bowser n° 7 do mario word???

    ResponderExcluir
  16. esse game realmente é muito legal é viciante fikei horas jogando e todo esse tempo foi minutos e segundos de diversao esse é um dos melhores game ke ja joguei eu tenho um CD de play 2 ke tem todos os jogos de nintendo eu jogo mto (mas um jogo mto bom tbm da net é Mu eu amo mas nao consigo jogar nao sei pq mas eu axo ke é pq eu nao tenho placa 3D, se auguem solber se presisa ou nao presisa de placa 3D pofavor me avise) ;)

    ResponderExcluir
  17. Hoje (quase) tenho um wii, mas mesmo assim NUNCA irei parar de jogar SMW no meu super nintendo, que espero que dure por mais 5 anos no minimo.

    ResponderExcluir
  18. eu depois de velho como minha mae nunca conseguiu me dar um super nintendo era muito caro na epoca, eu lembro que quando ele chegou custava uns 600 reais, depois baratiou pra 400 e com o lançamento de outros foi baratiando, hoje consegui comparr um,a exatamente 1 semana, mais é claro eu ja tinha ganhado um nitendinho, entao ja conhecia o mario muito bem,por isso que eu comprei o seuper nintendo, e a verdade é que hoje estou cnseguindo zerar, essa vontade de jogar nintendindho, super mario bros 3, mario world, e relembrar um tempo que eu era muito feliz e nao sabia, nao tinha nenhuma preucupaçao, com conta, nem banco ligando com nada, que me faz jogar, eu sou pai, comprei uma fita classica, se snes, mario world + marios bross original tem 5 marios, minha filha hoje com 3 meses, quero jogar com ela quando ela ja tiver 3 anos, o mario é um jogo sem nenhuma maldade, que todos gostam e fica guardado na memoria pra sempre, quando jogo esqueço do transito, do trabalho, das contas de tudo, me ajuda muito, parece que volto ao passado, com minha mae falando no fundo, " desliga o nintendindinho, vai quema ta muito quente, video game estraga a televisao" hoje eu poco de ri...

    ResponderExcluir
  19. QUERO BAIXAR O EULADOR E O SUPER MARIO WORLD! AGUEM ME MANDA O LINK PRA EU BAIXAR? OBRIGADA! ;D

    ResponderExcluir
  20. eu gosto muito do jogos do mario ele é o meu predileto

    ResponderExcluir
  21. ja que esse jogo é tão perfeito (tanto que eu jogo até hoje),vcs não acham que deveria ter um remake dele no nintendo 3ds ?

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google