Jogamos

Análise: New Play Control: Mario Power Tennis (Wii)

Depois que a Nintendo viu o sucesso que Mario Kart fazia, vieram as idéias dos jogos esportivos com Mario, começando por Mario Golf e M... (por Sérgio Estrella em 18/04/2009, via Nintendo Blast)

NEW-PLAY-CONTROL-Mario-Power-Tennis-logo

Depois que a Nintendo viu o sucesso que Mario Kart fazia, vieram as idéias dos jogos esportivos com Mario, começando por Mario Golf e Mario Tennis, os dois desenvolvidos pela excelente Camelot. No GameCube, os dois ganharam sequêcias, sendo uma delas “Mario Power Tennis”, agora ainda mais ousado e com mais elementos “Mario”. Da mesma forma, depois que a Nintendo viu o sucesso do Wii, vieram as idéias de relançar os grandes sucessos do GameCube, com a jogabilidade adaptada para o Wiimote e alguns extras. Assim nasceu a série “New Play Control”, e os primeiros frutos dessa estratégia foram Pikmin e o supracitado, Mario Power Tennis.

mariopowertennis O jogo respeita a grande maioria das regras do esporte e acrescenta movimentos especiais que podem ser usados quando uma determinada barra se preenche completamente. Os especiais são divididos em duas categorias: ofensivos e defensivos. Os ofensivos variam de personagem pra personagem e podem ter os mais diversos efeitos, já o defensivo permite que o personagem rebata a bola onde quer que ela esteja. Outra novidade – em relação ao Mario Tennis 64 – são as quadras com “obstáculos” como em Delfino Plaza em que todo o chão começa a ficar sujo (como em Super Mario Sunshine) e os jogadores devem ativar a mangueira d'água se não quiserem ser andar mais devagar. Também tem quadras como a Luigi's Mansion, a fábrica de WarioWare e muitos outros.

No modo single-player, podemos participar dos campeonatos, que nada mais é que uma sequência de partidas seguidas pela animação de vitória do personagem, um modo extremamente fraco. Os minigames são muito bons e ajudam a elevar a vida útil do game – e podem até ser jogados com outras pessoas. O multiplayer também conta com o modo “Item Battle” que traz as caixas de item de Mario Kart para as partidas de tênis, tornando tudo ainda mais caótico. É uma pena que não existem itens no modo single-player (e isso não foi melhorado na versão para Wii).

Mas o que afinal a versão “New Play Control” acrescentou ao jogo original? Pouca coisa. O jogo ganhou tutoriais, explicações contextuais e um novo modo de replay…e só. Nem um personagem ou quadra nova. Porém, como o próprio título sugere, a grande mudança fica por conta dos controles, que poderiam ter sido melhores. É possível jogar com apenas o Wiimote assim como no Wii Sports e também com o Nunchuk, assumindo o controle da movimentação do personagem. O segundo modo, com o Nunchuk, é decepcionante: não há precisão e muitas vezes as coisas saem diferentes do que você imagina. Já o modo tipo “Wii Sports” é mais divertido e descompromissado, mas como o personagem se movimenta sozinho, fica difícil manter uma estratégia em determinadas fases especiais.

Sem um modo single-player empolgante e com poucas novidades, “New Play Control: Mario Power Tennis” só vale a pena para quem não jogou a versão para GameCube e quer conferir esse que, apesar de tudo, foi um clássico e um dos melhores jogos de esporte do Mario desenvolvido pela Camelot.

New Play Control: Mario Power Tennis (Wii) – Nota Final: 6.5

Gráficos: 7.0 | Som: 6.0 | Jogabilidade: 6.0 | Diversão: 8.0

Imagens: IGN.com


Autor do Blog "iceBreaker" , "Nintendo Blast" e "Hellness". Moro em Curitiba-PR, e curso Design Gráfico na Universidade Federal do Paraná (UFPR).


  1. Esse jogo eh um LIXO

    ResponderExcluir
  2. O New Play Control, porque no GC ele era bom demais.

    ResponderExcluir
  3. O problema desse jogo é os graficos e nao ter suporte ao motion plus

    ResponderExcluir
  4. Ele é um tennis mais diversificado, nao é apenas o tennis tradicional

    ResponderExcluir
  5. esse jogo nao e um lixo e eu tenho ele e eu gosto de um dos minigames

    ResponderExcluir
  6. esse jogo é 10 gráficos 10,jogabilidade 10 na verdade tudo é dez mas eu prefiro a versão do nintendo gamecube é bem facil de jogar.

    ResponderExcluir
  7. porque a sony e a nintendo não cria para o wii e o PS3 super smash bros 4 com novos personagens,esses personagens seriam na minha opinião goku,naruto,kratos e shadow mario,se tivesse esses personagens o jogo seria muito bom,ao estilo subspace emissary,vocês devem estar perguntando super smash bros 4 para PS3,teria pro PS3 por causa do kratos.

    ResponderExcluir
  8. eu só sei de uma coisa:a nintendo não esta mais fazendo jogos do mario,que pena

    ResponderExcluir
  9. o sonic nunca será como o mario

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google