Blast from the Past

Blast from the Past: Super Mario Sunshine (GC)

Mario 64 revolucionou todo o conceito de games de aventura e plataforma até o momento do seu lançamento. Até por isso, a expectati... (por Gustavo Assumpção em 20/04/2009, via Nintendo Blast)


Mario 64 revolucionou todo o conceito de games de aventura e plataforma até o momento do seu lançamento. Até por isso, a expectativa em cima do game da série que sairia para o GameCube foi desleal. O sucessor de Mario 64 acabou sendo na verdade uma evolução do game anterior pegando os melhores características, evoluindo algumas e ganhando novas concepções que resultaram em Super Mario Sunshine, lançado em 2002. Como é praticamente impossível um game da série ser ruim, vamos ver qual era a da Nintendo aqui.

Limpando uma ilha paradisíaca

No game, Toad, Mario e Peach vão tirar férias em uma paradisíaca ilha chamada Delfino Island. O lugar tem esse nome porque sua costa é em forma de golfinho (uma piadinha com o Dolphin? Talvez...). Quem pensa que a estadia na ilha foi tranqüila, está completamente enganado. Assim que chega, Mario fica sabendo que alguém anda pichando a ilha com um pincel mágico e deixando uma estranha assinatura. O pior de tudo é que esse malfeitor é extremamente parecido com ele!

Lógico que todos os indícios recaem sobre Mario e ele é até condenado a limpar toda a ilha com a ajuda de FLUDD - Flash LiquidizerUltra Dousing Device (Em português,"Dispositivo de Dosagem de Líquido Ultra Rápido "), um estranho ser que esguicha água por aí. Claro que Mario também vai querer descobrir quem é o verdadeiro responsável por toda a sujeira que infestou a ilha.

Toda a jogabilidade foi feita com base no FLUDD e nas suas possibilidades e habilidades. Ele pode derrotar inimigos, limpar a sujeira da ilha e servir de Jetpack por exemplo. Dominando essas habilidades, você deverá encontrar ao longo de diversas áreas da ilha 120 Shines (itens que aumentam o brilho do sol que a poluição retirou) . Os controles são extremamente precisos, mas é necessário dominar as mais diversas combinações de botões para executar os comandos necessários para terminar as fases. Quem dominou Super Mario 64, dificilmente não dominará esse também, embora ele seja bem mais complexo que o 64 (não que isso seja uma coisa ruim).

Clima calipso (não a banda, por favor!)

super_mario_sunshine1bSuper Mario Sunshine tem uma atmosfera sensacional. Toda a criação de seu ambiente levou em consideração um clipe calipso e havaiano, conhecidos paraísos tropicais. E isso se reflete em todo o game. Os cenários são absolutamente riquíssimos com palmeiras, frutas, muito mar e sol quente. Os cenários são ENORMES, com locais de difícil acesso que possuem importância ímpar para que sejam encontrados os Shines.

Sendo um ponto positivo, a ambientação acaba sendo um negativo também. Falta variedade nas fases e muitas vezes você terá que voltar em fases antigas para sunshinecumprir objetivos que ficaram para trás. Claro que há áreas mais marítimas, outras mais habitadas, inclusive com construções, mas o clima em todas é muito igual. Não é nada animador, eu sei. A trilha sonora de Koji Kondo, também combina esse clima e é muito boa, apesar de faltar variedade também.

A jornada de Sunshine é bem longa. E bem cansativa. E bem divertida. Coletar os 120 Shines não é nada fácil, mas é bem recompensador. Passar pelas áreas da ilha é interessante, mas como eu já disse bastante repetitivo. Coronna Mountain e Ricco Harbor são os locais mais divetidos. No primeiro, um vulcão, é onde ocorre a batalha final do game. Já em Ricco Harbor é onde ocorre as corridas com as lulas e uma batalha com um chefe dos mais legais do game.

Um game com a cara de Mario

Sunshine tem poucas inovações em seu conceito, mas é um game fabuloso. Sua técnica apurada, sua grande jornada... É um game com a cara da série Mario. Talvez sua falta de variedade no design seja proposital e nem de perto atrapalhou o desempenho do game, que acabou vendendo quase 6 milhões de unidades. Mesmo assim é um belo game, daqueles difíceis de encontrar por aí. São mais de 30 horas de jogo para se conseguir encontrar todos os segredos e terminar todas as fases. Se não teve a oportunidade de jogá-lo (que tipo de fã da Nintendo é você?), perdeu uma grande chance de apreciar um game controverso, mas único. Sunshine é como férias de verão: Estupendo no começo, bom no meio e um pé no saco se durar muito tempo.

500px-SuperMarioSunshine_header


Estudante de Jornalismo, apreciador de rock britânico, pouco cuidadoso com as palavras, rico de espírito, triste com as relações nesse mundo e esperançoso com o futuro.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Foi recentemente que tive a oportunidade de jogar sunshine, na época do lançamento tinha visto numa loja o jogo e gostei bastante dos gráficos (o que era muito bom, porque tinha lido usuários na net dizendo que os gráficos ficaram ruins). Atualmente, como disse, recentemente, comprei o jogo mas ainda não o joguei para valer. É que faz pouco tempo que joguei galaxy e sunshine me pareceu meio atrás (galaxy é um sonho). Mas pretendo joga-lo sim, estou apenas dando um tempo.

    -- Kolndoln

    ResponderExcluir
  2. Pois é, depois que a gente joga Mario Galaxy tudo parece mais simples... Galaxy é um sonho mesmo!

    ResponderExcluir
  3. Metroid Prime, Wind Waker e Mario Sunshine definem o GameCube. Três jogos nota 10. :)

    ResponderExcluir
  4. Esse jogo parecer ser muito bom.
    pena eu não ter um GC ou Wii para poder jogá-lo

    ResponderExcluir
  5. O galaxy é mais difícil? já vi que a nintendo vai aumentando a dificuldade, pois o mario 64 é muito facinho se comparado ao sunshine...

    ResponderExcluir
  6. controverso o caramba, sempre considerei jogão e 9.4 no ign, o povo é q não sabe de NADA!

    ResponderExcluir
  7. Gostei do review, mas não concordo com algumas partes.
    :P
    Super Mario Sunshine é um jogo fantástico, e não importa o que dizem por aí.
    Eu chego a dar risada de quem fala "O Sunshine é um Mario 64 2"
    E mesmo se fosse, isso seria ruim? ;)

    ResponderExcluir
  8. Super Mario Sunshine Wuhu!como o propio nome diz...isso é Super!
    1-Super Mario Galaxy(Série)
    2-Super Mario Sunshine
    3-Super Mario 64
    4-New Super Mario Bros.Wii(DS também junto com a coleção do NES)

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google