Jogamos

Análise: Donkey Kong Barrel Blast (Wii)

Desde a década de 80, Donkey Kong se tornou um poderoso ícone da indústria de games. Nos anos 90 a série nas mãos talentosas da Rare evoluiu... (por Gustavo Assumpção em 29/05/2009, via Nintendo Blast)

emhvhhbhoeDesde a década de 80, Donkey Kong se tornou um poderoso ícone da indústria de games. Nos anos 90 a série nas mãos talentosas da Rare evoluiu significativamente se tornando uma das principais do Super Nintendo. Nos últimos anos, ao invés de lançar continuações da série principal, a Nintendo tem investido em games mais casuais (vide Donkey Konga e Donkey Kong Jungle Beat, ambos do GameCube) em detrimento dos ótimos games do passado. Agora, o macaco preferido dos nintendistas faz sua estréia no Wii, mas era melhor que ela não tivesse ocorrido.

  • aebdpmzjcvMuitos problemas

Donkey Kong Barrel Blast é um game de corrida bastante simples, muito parecido com outro game da Nintendo, Kirby´s Air Ride, lançado em 2003 para o Game Cube. Barrel Blast inicialmente seria lançado também para o Game Cube, onde da mesma forma que Donkey Konga e Jungle Beat, usaria bongôs para o controle dos personagens nas corridas. Com a transferência do game para o Wii, ao invés de batucar os bongôs, o jogador deve movê-los na vertical rapidamente para dar o impulso que acelera os competidores. O esquema no inicio parece interessante, mas com o passar do tempo se torna frustrante e até mesmo cansativo.

Depois de conseguir a velocidade máxima, a corrida se resume a desviar de obstáculos e coletar itens pelo cenário. Falta profundidade. A sensação de velocidade também é péssima. Muito aquém da necessidade que um game de corrida precisa. Outro problema grave é a inteligência artificial que mais parece burrice artificial, importantíssima para aumentar a longevidade do game e o tornar desafiador.

Mas nem tudo na jogabilidade não funciona. Os Wild Moves, golpes especiais conseguidos quando se juntam cinqüenta bananas e a presença dos animais de Donkey Kong Country (Sim! Rambi e Enguarde estão de volta!), adiciona algum  a novidade ao esquema maçante que o game propõe.

  • Macacada da geração passada

O visual de DK BB não é muito agradável aos olhos. Tecnicamente, o game esta abaixo do nível aceitável para o Wii, principalmente se compararmos com games mais recentes. As pistas possuem um design básico e simples com exceção das pistas aquáticas muito bem feitas e bonitas de se ver. Destaque também para as animações dos personagens e aos elementos interativos do cenário.

A falha mais grave de DK BB está em sua trilha sonora amplamente repetitiva e mal composta. Há remixes de músicas famosas da série, mas elas aparecem com pouca freqüência. Os efeitos sonoros também estão abaixo da média, nem mesmo o som saído do remote agradar.

  • Falta de opções

O game possui poucas pistas e personagens selecionáveis. No início são seis, mas quatro secretos podem ser liberados. Existe um modo de desafios variados propostos pela Candy Kong, que até são interessantes, mas assim como o modo principal carecem de maior profundidade.

O modo multiplayer também não oferece uma experiência divertida como deveria. Jogar com os amigos se torna repetitivo com o tempo principalmente devido ao número pequeno de pistas presentes e personagens selecionáveis. A falta de modo on line também depõe contra o game.

933035_20070705_screen010 933035_20070705_screen001 933035_20070705_screen006 933035_20070705_screen007 933035_20070705_screen009

  • Um game que não vale a pena

Infelizmente, DK BB não é uma experiência tão recompensadora como Mario Kart. Longe disso, o game é uma das decepções do Wii até agora, principalmente devido à falta de profundidade, a técnica simples e a jogabilidade frustrante e pouco desafiadora. A falta dos bongôs e principalmente de uma experiência on line faz com que Barrel Blast não vale uma compra. Espere Mario Kart Wii.

Donkey Kong: Barrel Blast – Nintendo – Nota Final: 4.0

Gráficos: 6.5 Som: 6.0 Jogabilidade: 3.0 Diversão: 5.0


Estudante de Jornalismo, apreciador de rock britânico, pouco cuidadoso com as palavras, rico de espírito, triste com as relações nesse mundo e esperançoso com o futuro.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Particularmente o jogo é bom sim. Analisando hoje muitos jogos de corrida, não fica muito atrás. É um jogo simples, feito para ser jogado simples. Um modo online com um jogo tão pequeno como esse é que seria visto como um contra.

    Ultimamente a moda tem sido jogos com modalidade online, e de repente generos que se consagraram nessa modalidade são praticamentes hoje exigidos que se tenha esse modo. E acho que não se deve pensar assim.

    Para o pouco que o jogo oferece e considerando que era um jogo originalmente para o console anterior, veja bem, usando os bongos, a idéia do jogo está corretissima. A falha está na mudança dos controles, onde deveriam ter sido acrescentadas um ou outro complemento, mas com certeza nada muito além do que já se possui neste jogo.

    Técnicamente, os gráficos do jogo estão um pouco pobres em algum momento, mas não são gráficos ruins (até hoje digo que os videogames da geração atual são nintendos 64 turbinados e nada mais). Então, a falha dos gráficos está na pobreza dos cenários e não na ruindade deles. Pelo contrário, eles estão ótimos.

    Particularmente considero que este jogo vale uma olhada, uma jogada, quem sabe convidando alguns amigos e mostrando como o jogo é (reciclar um pouco dos velhos tempos onde sentavamos e esperavamos a nossa vez para por as maos no controle e começar a jogar).

    O jogo não é perfeito e para padrões de corrida pode parecer que falta muito, mas a idéia do jogo não é um simulador de corridas. Tendo isso em mente pode-se tirar o jogo dessa categoria ver apenas como um jogo de corrida com fins de diversão baseado na sua diferenciação particular.

    Não gosto de dar notas, mas numa pequena escala de

    - imperdivel
    - recomendado
    - regular
    - ruim
    - descartável

    Diria que o jogo é regular. Merece ser jogado, e quem sabe com o seu gosto pessoal seja até melhor para vocês do que foi para mim.


    -- KolnDoln

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o KolnDoln...pra mim também seria classificado como "regular". DK Barrel Blast tem suas falhas mas consegue divertir. A variedade de personagens e parte das músicas são pontos altos do jogo, mas é claro que no geral é aquém de Diddy Kong Racing, por exemplo.

    ResponderExcluir
  3. bem....realmente gosto, é que nem C* !!! cada um tem um....

    eu , sinceramente, adorei o jogo...achei bem divertido...

    recomendo!!

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google