Jogamos

Análise: Obscure: The Aftermath (Wii)

Confesso que quase fui influenciado pelas críticas negativas com relação a continuação do bom Obscure lançado para Playstation 2, X-box e ... (por Gustavo Assumpção em 07/05/2009, via Nintendo Blast)

obscure

Confesso que quase fui influenciado pelas críticas negativas com relação a continuação do bom Obscure lançado para Playstation 2, X-box e PC há três anos. Na época, e ainda mais agora, os críticos não aliviaram o que para eles é um game "sem criatividade, com um enredo bobo e confuso e inimigos retardados". Sem muita expectativa, acabei dando uma chance para Aftermath. E Não me arrependi.

Medo, sustos... Mas não é Resident Evil!


O que mais me chamou a atenção logo 64909     à primeira vista em Obscure é seu design de inimigos e personagens. Em momento algum eu achei grotesco ou pouco competente. Muito pelo contrário. Aftermath me deu a rara sensação de medo em algumas partes e de repugnação em outras. Fale o que quiser, mas nesse aspecto ninguém pode reclamar muito. O ambiente de jogo eu acho que poderia ser menos óbvio. Não sei, mas senti algumas vezes que estava passando pelos mesmos lugares que já passei em outros games.

No viés técnico, o visual é mediano. Os diversos tons de marrom usados nos cenários são uma característica pesada, essencial em games com esse tipo de elemento. Outro ponto que chama a atenção é a expressão facial dos personagens. Mas nem tudo é bem feito: os modelos poligonais e a movimentação fazem o game parecer um típico jogo de Playstation 2 da primeira geração. Os efeitos de luz também são toscos e mal acabados. A trilha sonora por outro lado consegue ser tensa e variada na maior parte do jogo. A atuação de voz também me surpreendeu, apesar de não estar em um nível 64902muito alto.

Os problemas começam quando o controle começa


Na minha opinião, o grande problema de Aftermath é a câmera, mais precisamente a angulação. Embora possa parecer que ela escolha o melhor ângulo para dar o clima de terror, ela é estúpida, porque acaba prejudicando a jogabilidade. Jogabilidade que é presa, meio confusa e em algumas partes grotesca. Não são raros os momentos em que você se verá sem saber para onde ir, simplesmente porque o game não informa o que fazer!


Os combates são muito legais e divertidos, principalmente no modo Cooperativo para dois jogadores, onde lembra vagamente Resident Evil Outbreak (a bomba online da Capcom). As armas e equipamentos são interessantes também, mesmo que não fujam do usual. E por último vamos falar do enredo. Não vou contar a história, mesmo porque ela é um pouco confusa, mas prepare-se para clichês, muita forçada de barra e batalhas contra chefes pouco convincentes.



649086490764905

Barato e divertido... Mas nada de mais


Gostei relativamente de Obscure. Apesar do visual datado, da atuação de voz média, da jogabilidade enfadonha e cheia de problemas, gostei muito de passar alguns momentos com o game. Seu custo pequeno (apenas 30 dólares) justificam o fato de ser um port, ainda mais quando é melhor que o original. É aquele tipo de game que não é necessariamente bom, mas que diverte. Dê uma olhada nele.

 

Obscure: The Aftermath – Wii – Nota Final: 7.3

Gráficos: 7.0 Som: 7.0 Jogabilidade: 6.0 Diversão: 8.0


Estudante de Jornalismo, apreciador de rock britânico, pouco cuidadoso com as palavras, rico de espírito, triste com as relações nesse mundo e esperançoso com o futuro.


  1. Num jogaria esse jogo ainda mais deposi do frustante Alone in the dark do Wii....

    ResponderExcluir
  2. Bem, com todo respeito ao review do colega Gustavo Assumpção, mas eu joguei esse Obscure do Wii e dara no máximo nota 6.0 para ele, isso forçando a barra. Puzzles chatos, inimgos sem graça e típico enredo clichê dos filmes de terror norteamericanos onde alguns jovens universitários passam por momentos de tensão e medo. Bem fraquinho...

    ResponderExcluir
  3. Nunca tinha nem ouvido falar...

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google