Jogamos

Análise: Resident Evil Archives (Wii)

No ano de 2002 a Capcom, apostando no novo console de mesa da Nintendo, o GameCube e em seu poderoso hardware, resolveu reviver o prim... (por Anônimo em 12/05/2009, via Nintendo Blast)

residentevil

No ano de 2002 a Capcom, apostando no novo console de mesa da Nintendo, o GameCube e em seu poderoso hardware, resolveu reviver o primeiro jogo da sua série de maior sucesso, dando a ele o título de Resident Evil Rebirth (popularmente chamado de Resident Evil Remake). A aposta da empresa realmente deu certo e a levou a mais tarde lançar outros jogos da serie, como o novo e exclusivo Resident Evil 0 e ports das versões dos consoles da geração passada, sendo eles Resident Evil 2 e 3 além de uma versão multiplataforma de Resident Evil Code Veronica, chamado de Resident Evil Code Veronica X. Por fim em 2004 foi anunciado Resident Evil 4 como game exclusivo, porém por causa do baixo numero de vendas do console o jogo foi portado para o Playstation 2,PCs e Wii.

Anos mais tarde tarde após o lançamento do mais novo console de mesa da Nintendo, o Wii, a Capcom após ver o baixo potencial gráfico do console e a proliferação do público chamado "Casual", a Capcom resolveu trazer a esse público novo no mundo dos games a história da série, assim lançando um Port de Resident Evil 4 e um jogo On-Rails contando o inicio da trama da série RE. Por causa do hardware inferior ao das plataformas concorrentes, a Capcom resolveu não trazer pra o Wii Resident Evil 5. Vendo que seus títulos lançados anteriormente para o console tinham vendido bem, resolveu então mais uma vez não inovar e anuncia versões de Resident Evil Rebirth e Resident Evil 0 para Wii, vendo assim mais uma forma de faturar dinheiro sem ser necessário muito trabalho e gastos para a produção dos jogos.

  • O mesmo do mesmo

Realmente o jogo não traz quase nada de novo em relação a sua versão original lançada em 2002 para Game Cube. Logo que você rodar o jogo vai notar que até os menus estão iguais a versão lançada em 2002, as mudanças gráficas foram poucas e eu diria que apenas os mais analistas iriam notar, mas como sou um deles, posso dizer que as melhorias estão na nitidez do jogo que agora está menos borrado, a sombra e os objetos 3D também estão com uma pequena melhoria tanto nas texturas como em suas bordas que agora estão com menos serrilhados.
  • Os controles são a única diferença

O intuito do Wii sempre foi levar aos jogadores uma nova forma de jogar, e Resident Evil para Wii não poderia ser diferente. O jogo conta com vários estilos de controle diferentes onde você pode escolher entre o controle igual ao de Resident Evil 4 Wii Edition e outros dois onde o sensor de movimentos é usado para você sacar a arma. Além disso é possível usar somente o WiiRemote mas esse é sem duvida o pior jeito pois os botões parecem confusos e usar apenas o direcional é extremamente desconfortável na hora de desviar de zumbis.

O jogo também é compatível com o controle de Game Cube deixando-o mais parecido ainda com sua versão original, na minha opinião o controle "1" que é o semelhante ao de Residente Evil 4 é o melhor pois os botões que são usados parecem encaixar perfeitamente com a maneira que se segura o WiiRemote e o Nunchuk.

  • Vale a pena jogar de novo

Com sua trama envolvente e belos gráficos (até mesmo para Wii) Resident Evil é sem duvida um dos melhores jogos da geração passada, e se você não teve a oportunidade de jogá-lo no Game Cube então vale muito a pena o fazerno seu Wii. Se você já “zerou” ele continua valendo a pena pois o jogo é realmente muito bom.

Resident Evil Archives (Wii) – Nota Final: 8.5
Gráficos: 8.0 | Som: 8.0 | Jogabilidade: 9.0 | Diversão: 8.0


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Realmente vc foi bonzinho com esse port porco. Minha nota seria um 6

    ResponderExcluir
  2. Cara é que o jogo é realmente bom, os graficos dele dão de 10 a zero em muito jogos de Wii.

    ResponderExcluir
  3. Realmente os gráficos estão muito bem trabalhados, nem parecem de Wii.

    Eu tenho vontade de comprar um Wii só pra jogar esses ports e o Mario Galaxy. Um dia eu chego lá o/

    ResponderExcluir
  4. Ainda bem que deram uma ajeitada na análise, antes estava impossível de ler. Cada parágrafo era uma única frase de 10 linhas. Ainda tem problemas, mas comparando com antes...

    Mas se a parte de português melhorou, não posso dizer o mesmo da análise em si. Toda ela pode ser resumida em "alguns detalhes dos gráficos melhoraram" e só. Para quem não jogou a versão de Game Cube, ler esta análise não ajuda em nada. A parte de controles também não explicou nada, só que há mais de uma maneira de controlar. Quem não jogou Resident Evil 4 fica ainda mais sem entender.

    E a introdução ficou quase do mesmo tamanho da análise.

    ResponderExcluir
  5. Como vocês analisaram esse jogo? O lançamento dele é só em junho...
    Tá me cheirando a golpe de SEO

    ResponderExcluir
  6. Amigo é da versão japonesa o Archives é pro pessoal intender melhor pq da versão jap e usa só vai mudar a lingua mesmo.

    ResponderExcluir
  7. tipo, eu não joguei essa versão do cubo, então pra mim, vale e muito jogar esse port. ;)

    Nossa, digitei tudo errado aqui. :D

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Caras.... A VERSAO DO Resident Evil Archives (Wii) DO CUBE PARA O WII americana , FICOU UMA DROGA, pois a tela
    ficou na vertical pequena e espremida .. os personagens esticados estragaram com a resolução ... Horrivel !!
    Tenho os dois remakes (Resident evil sero e o 1) do Game cube que roda no WII, que pega a tela inteira Wide ..
    Nem se compara !! Pq os caras fizeram isso eu nao sei mas a versao do cube da de 100 a zero !! no WII.
    É lamentavel, pois preferiria jogar com o controle do WII o resident evil... mas a tela ficou pessima ... nota 0.

    ResponderExcluir
  10. Eu nao gostei nada desse jogo, nao gosto da jogabilidade

    ResponderExcluir
  11. Puta eu nao consigo jogar essa porcaria! Nao gostei nada!

    ResponderExcluir
  12. ae alguem sabe onde encontro um detonado
    desse game

    ResponderExcluir
  13. ótima analise! tenho a versão do gamecube e na minha opinião ficou à nível de excelência! Não vi ainda a versão do wii, mas acredito que seja agradável de jogar, pois um jogo é feito não só de gráficos mas de um conjunto de coisas. E esse jogo é feito de belos gráficos,ótimo enredo e quanto a jogabilidade dele tu estranha de ínicio, mas logo se acostuma.E
    álem disso, esse jogo conta com nada mais e nada menos que dez finais a ser descoberto. REALMENTE É UMA RARIDADE. Quem tem um cube ou um wii, é obrigatório a aquisição desde game!

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito da análise. Parabéns! Realmente, o jogo vale a pena. Só quem jogou resident evil 1 (principalmente no psx) sabe o quão bom é esse jogo.

    ResponderExcluir
  15. Respondendo ao Regis (Snake - MGS). A versão do wii é perfeita amigo, como ja foi comentado o gráfico recebeu melhoras em relação ao Game Cube, além da inovação de controle. Quanto à suposta tela espremida, seu wii que não está configurado direito. Tenta tirar da configuração widescree. Isso faz com que o jogo fique normal, com tela cheia, como é o caso do Mario Party 8. Crianças...


    NOTA 10!

    ResponderExcluir
  16. Mais uma coisa... Para aqueles que acharam o jogo uma merda porque é super difícil, aconselho mudar, talvez para sonic, mário ou algo assim mais infantil. :P

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google