GameDev

GameDev #1: Apresentando a nova coluna do Nintendo Blast

Hoje a indústria dos vídeo games é uma das que mais faturam em todo o mundo. Chegamos a um ponto em que jogos são lançados praticamente d... (por Jones Oliveira em 24/05/2009, via Nintendo Blast)

banner_gamedev

Hoje a indústria dos vídeo games é uma das que mais faturam em todo o mundo. Chegamos a um ponto em que jogos são lançados praticamente diariamente. Nascida há pouco mais de 45 anos, a indústria dos vídeo games hoje está presente em inúmeros países ao redor do mundo, empregando milhares de pessoas e encantando milhares de outras, que cada vez mais se rendem ao prazer de jogar um vídeo game. O interessante é que uma grande parcela dessas pessoas que se divertem jogando, acabam cogitando a possibilidade de ganhar dinheiro com jogos – seja jogando ou produzindo-os.

Street Fighter II - Nintendo Blast É aí que surge o sonho. Quem nunca pensou em levar essa “vida boa” que atire a primeira pedra. Até hoje ainda me lembro das minhas épocas de Super Nintendo em que sonhava em trabalhar fazendo algo no estilo Street Fighter II – achava tudo muito legal, bonito e divertido, então porque não ganhar dinheiro com isso, certo?

Acredito que muita gente já tenha tido esse pensamento e que alguns (na realidade muitos poucos) estejam ganhando a vida dessa forma. A grande maioria desiste do sonho ao se deparar com a pergunta: por onde devo começar? Na realidade essa é uma pergunta difícil de se responder, até mesmo porque muitos pensam que poderão desenvolver um jogo como Mario Galaxy, Zelda, Halo 3 ou Need for Speed do dia para a noite, um pensamento bastante errado para quem não conhece a área ou acha que fazer um jogo é apenas clicar e arrastar sprites dentro de uma tela e controlá-los com um controle ou teclado, quando na realidade existe toda uma produção gráfica por detrás disso, várias linhas de código computacional, cálculos para localização dos personagens e para a física do jogo (só para enumerar).Concepção dos personagens de SF II - Nintendo Blast

Dentro desse contexto é que surge a mais nova coluna do Nintendo Blast! A coluna GameDev tratará de assuntos específicos da indústria dos vídeo games, mas de um prisma diferente: ao invés da visão comum que temos do consumidor/gamer, passaremos a ver um pouco o lado do desenvolvedor! A cada nova postagem tentaremos trazer para você, leitor, um pouco da realidade dos que fazem aquilo que vocês jogam, do que lhe diverte, tudo de maneira simples e acessível à todos.

Mostraremos como funciona a produção de um jogo – o que rola nos bastidores, os tipos de profissionais que estão por trás dessas verdadeiras obras de arte que jogamos hoje em dia e o que cada um deles faz. Como é o processo do desenvolvimento de um jogo, desde a concepção da idéia, passando pela pré-produção, produção e ciclo de vida. E, a melhor parte de todas, vamos fazer nosso primeiro jogo para computador!

Screenshot do XNA - Nintendo Blast Para chegarmos até essa fase de desenvolvermos nosso primeiro jogo, primeiro teremos que ter alguns tutoriais de introdução a programação, todos feitos no formato de vídeo, e uma pequena explicação sobre a linguagem de programação e tecnologias que serão utilizadas – no nosso caso C# com XNA.

O nosso objetivo não é formar pessoas completamente capazes de desenvolver um jogo fenomenal, digno de indústria, mas tirar as principais dúvidas e iniciar aqueles que têm interesse e desejam seguir carreira nessa área, que convenhamos, é muito interessante e legal! Portanto, vão se preparando! Teremos muito assunto a tratar e muito trabalho a fazer.

Espero que todos gostem da nova coluna e participem opinando e tirando suas dúvidas!


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Essa coluna é a mais esperada por mim! Pode ter certeza que vou acompanhar cada detalhe!

    ResponderExcluir
  2. Opa! C#? Então vou prestar atenção, já que vou até aprender mais uma linguagem de computação, e XNA, além do principal ^_^

    Ou seja: vou acompanhar a coluna ;Dd

    ResponderExcluir
  3. A screenshot não é do XNA mas ela sempre aparece em textos sobre ele, nunca entendi o porque.

    ResponderExcluir
  4. Na realidade é apenas uma aplicação utilizada para desenhar a interface 2D dos games - screenshot do XNA nunca vai existir, porque o XNA é uma extensão do .NET Framework que você instala para desenvolver no Visual Studio :)

    ResponderExcluir
  5. Meu sonho era trabalhar com games, só q/ eu desisti. Quem sabe com essa coluna, eu volte a sonhar de novo...

    ResponderExcluir
  6. Muito legal essa nova coluna. Meu sonho sempre foi desenvolver um jogo. Mas existe uma dificuldade imensa nisso.
    Com certeza vou acompanhar essa coluna.

    ResponderExcluir
  7. Sem dúvida, essa coluna aqui é a coluna hehehe

    -- Kolndoln

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google