Blast from the Past

Blast from the Past: Goof Troop (SNES)

Em meados dos anos 90 o saudoso Super Nintendo já estava com uma biblioteca de games bastante variada. Nesse meio tempo a Disney, juntame... (por Patrick Custódio em 28/06/2009, via Nintendo Blast)

Em meados dos anos 90 o saudoso Super Nintendo já estava com uma biblioteca de games bastante variada. Nesse meio tempo a Disney, juntamente com a Capcom, lança um jogo de um de seus desenhos animados de maior sucesso dessa época. Conhecido no Brasil como A Turma do Pateta, Goof Troop era sucesso nas tardes de semana no Disney Club no SBT. No Super Nintendo, Pateta e sua turma partem para uma aventura em uma ilha cheia de mistérios.

goof troop A Turma do Pateta contava a historia acerca de dois vizinhos pais de família que eram rivais, Pateta e Bafo-de-Onça, só que seus filhos, Max e B.J., eram grandes amigos. Com um enredo cheio de clichês a série era bastante divertida com as grandes confusões entre Pateta e sua trupe.

No Super Nintendo o game da série chegava em 1993, com o estilo “adventure” e dose bastante convincente de “puzzles” o game cativou jogadores no mundo todo.

Heróis vão parar em uma ilha... E com piratas

Goof Troop (US) 0001O jogo começa com Pateta e Max indo pescar quando avistam seus vizinhos Bafo e B.J sendo levados por piratas, seguem o navio pirata e chegam à Spoonerville Island.  Com o objetivo de salvar seus amigos, Pateta e Max entram nessa ilha enfrentando centenas de piratas e tudo que vier pela frente.

A historia se divide em cinco fases que acabam sempre com um chefe.

Interagindo com o cenário

São várias as possibilidades de interação no game: barris, vasos, blocos de pedra entre outros são possíveis de serem pegos ou “chutados”, para assim derrotar os inimigos, que na sua maioria são piratas e insetos.

Além desses, existem também diversos outros itens: um arpão verde que é usado Goof Troop (US) 0003para pegar itens a distancia e empurrar os inimigos; sino usado para chamar a atenção; tabuas de madeiras; chaves; etc...

Esses itens, além de serem usados na ação contra os vilões, eles também são usados em alguns puzzles que na sua maioria são bastante divertidos e com uma pitada de dificuldade.

As vidas são corações que se ganha pegando bananas e cerejas, além dos cristais vermelhos e verdes que davam vidas extras ou continues, respectivamente.

Isso tudo unido à uma jogabilidade simples, porém funcional, fazem o game ser agradável de ser jogado.

goof3Gráficos e efeitos legais

Os gráficos do jogo são muito bons, com efeitos e animações bastante divertidos. O som também é muito divertido estando nos padrões da época.

Talvez o que incomodava mais no jogo era o som emitido quando se pega um item, não seria ruim se não tivesse tantos itens no jogo.

Pateta e Max a dupla que é de mais!

105241381700hx3 (1)O game fica ainda mais divertido quando é jogado em modo cooperativo, um dos  melhores do Super Nintendo, acredita-se até que o jogo foi feito com esse propósito. Pateta e Max tem diferenças, Pateta é lento e forte em quanto que Max é fraco e rápido.

Um ponto contra o game é que ele é curto de mais, cerca de 2 horas para ser zerado (se você saber as repostas dos puzzles).

Virtual Console no futuro?!?

Se você por um acaso está com um Super Nintendo por perto e seu sobrinho do lado, não pense duas vezes, pegue o game do Pateta e começe a jogar ele, você não ira se arrepender.


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Eu gostava pra caramba desse jogo, apesar de nunca tê-lo tido no meu SNES. Alugava casualmente para jogar durante as férias e, apesar de já saber ele de trás pra frente, me divertia bastante.

    Bons e velhos tempos que não voltam mais :((

    ResponderExcluir
  2. Esse jogo era muito bom. Passava horas jogando ele no co-op.
    Ai que saudades...

    Não sei se já foi citado em algum Blast from Past, mas um jogo que gostaria muito de ver aqui era o Kirby's Avalanche de Snes.

    ResponderExcluir
  3. Goof Troop é clássico. Um dos primeirões a oferecer jogabilidade cooperativa que realmente funcionava. Pena que era curto...

    ResponderExcluir
  4. AAAHHHHH eu tinha esse cartucho !!! :((
    Eu passava hoooooooooraaaaaass na tv jogando !!

    ResponderExcluir
  5. Já zerei e rezerei esse game trocentas vezes!! :)

    ResponderExcluir
  6. teve um tempo que ele vinha com o snes na caixa. bons tempos mesmo...

    ResponderExcluir
  7. joguei muito quando era menor , tinha ele em um cartucho com uma cacetada de jogos

    ResponderExcluir
  8. Se vcs dizem é pq o jogo é bão né?

    ResponderExcluir
  9. [Se vcs dizem é pq o jogo é bão né?]
    Não va pelo que as pessoas dizem sem ao menos testar, tudo depende do gosto de cada um

    ResponderExcluir
  10. [Se vcs dizem é pq o jogo é bão né?]
    Não va pelo que as pessoas dizem sem ao menos testar, tudo depende do gosto de cada um[2]

    ResponderExcluir
  11. aaaahhhbom jogo do passado nossa jogava sempre

    ResponderExcluir
  12. Curiosamente, nunca joguei... :P

    ResponderExcluir
  13. pÔ doido, eu agora mesmo to jogando, mas to numa parte difícil pra cacete...

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google