Jogamos

Análise: Retro Game Challenge (DS)

  Em pleno século XXI, no qual a indústria de games cada vez mais apela para os gráficos 3D e os retrogamers têm que se conformar com... (por Jones Oliveira em 08/07/2009, via Nintendo Blast)

 

Em pleno século XXI, no qual a indústria de games cada vez mais apela para os gráficos 3D e os retrogamers têm que se conformar com remakes mais “produzidos” ao invés de jogos dignos dos anos 80, eis que surge Retro Game Challenge e nos transporta diretamente para a gloriosa época dos consoles 8 bits, nos fazendo reviver os momentos hilários e frustrantes de tentar zerar jogos, muitas vezes com auxílio das publicações “especializadas”.

98233-7

retrogamechallenge06 Esqueça os jogos graficamente fenomenais e sem história. Retro Game Challenge chega ao Nintendo DS com uma proposta inusitada (e feliz para retrogamers) de levar-lhes de volta para a década de 80, em que consoles caseiros apareciam de monte e todos tinham o mesmo propósito – serem melhores que os arcades. O jogo se passa no Japão onde uma versão virtual de Arino, considerado o Rei da Cocada Preta dos games, o desafia para uma jogatina retrô. Você, de maneira inexplicável, é enviado de volta para o passado, para a década de 80, e encontra-se com a versão infantil de Arino. Seu desafio: conseguir cumprir as tarefas que a versão virtual de Arino o propõem nos games que mais fizeram ele sofrer quando criança.

Viagem na maionese suficiente para tornar o jogo divertido desde o começo. A versão infantil de Arino está dando os primeiros passos no mundo dos games e é responsável por explicar a indústria daquele tempo – fala dos novos cartuchos que foram lançados e que ele comprou, dos desafios, de quem é bom na escola dele e ainda por cima empresta revistas a você para dar aquela trapaceada básica quando as coisas estiverem meio difíceis.retrogamechallenge07

Na realidade nenhum jogo presente em Retro Game Challenge realmente existiu – são todos recriações baseadas em jogos de grande sucesso da década de 80, mas bastante fieis em todos os aspectos – propõem todos os mesmos gráficos, desafios e diversão dos originais. No começo está disponível apenas um jogo, o shooter de nave “Cosmic Gate”. Para cada game o Arino virtual lhe propõem quatro desafios – quando completados, mais um jogo é liberado e o jogo anterior fica disponível no modo free play, no qual você pode jogá-lo livremente sem ter que se preocupar em cumprir os desafios.

retrogamechallenge04 Retro Game Challenge é um jogo único que impressiona por conseguir recriar, de maneira singular, o cenário da indústria dos anos 80. É muito engraçado reviver o clima de jogatina daquela época, em que, não existindo internet, o seu único arsenal contra os games eram as revistas especializadas que mais pareciam revistas amadoras por causa da simplicidade com que tratavam do assunto. A diagramação simples, o uso de cores berrantes, as dicas e truques, análises bastante curtas e tudo o mais fazem parte das páginas virtuais delas. Melhor do que isso, cada jogo acompanha um manual também, que explica todos os comandos do jogo, o layout da tela de jogatina e até algumas dicas de como melhor aproveitar o seu jogo – frases do tipo “Não troque de cartucho sem desligar o seu console” estão presentes nos manuais também.

Ver a empolgação do pequeno Arino com cada desafio que é superado e com cada desafio que é proposto são impagáveis – quem não se impressionava com o vizinho quando ele dizia que zerou “Enduro” por exemplo? Além do mais, o menino vive em conflito com a mãe que o manda estudar toda hora e ele só quer jogar vídeo game para ser melhor do que fulano. Quando ele descobre que o seu destino é ser o melhor gamer do mundo no futuro, definitivamente ele decide parar de estudar e se dedicar aos games, que ainda lhe dão uma surra grande.retrogamechallenge22

Os gráficos impressionam, mas não por terem milhares de pixels, mas sim por retratarem com fidelidade os jogos em 8 bits – a pixelação das naves, dos carros e dos personagens é notável e percebe-se que houve um trabalho todo “especial” em manterem eles assim. São tão fiéis que é difícil não acreditar que eles realmente não existiram. Os sons também são muito bons – aquelas trilhas sonoras que pareciam mais feitas por robôs nos remetem aos bons tempos do Atari, do Nintendinho e porai vai. 

Retro Game Challenge apresenta 7 jogos, totalizando 28 desafios, mas que mesmo assim se tornam bastante repetitivos. Muitas vezes o jogador fica preso às limitações dos jogos – até nisso é fiel à decada de 80. Mas mesmo assim, para quem curte uma jogatina retrô e não dispensa uma velharia, Retro Game Challenge é um prato cheio que o transportará de volta para a era de ouro dos jogos em todos os aspectos.

 

Retro Game Challenge (DS) – Nota Final: 9.0

Gráficos: 10.0 | Som: 10.0 | Jogabilidade: 9.0 | Diversão: 9.0

PERGUNTA: Os 7 jogos de Retro Game Challenge são baseados em jogos que fizeram sucesso na década de 80. Quais são os jogos que eles foram baseados? Só lembrando que a resposta precisa ser completa. A primeira resposta correta acumula um Shine na Promoção de Aniversário Nintendo Blast. Boa sorte!

  • Parabéns ao romulo por ter sido o primeiro a acertar a lista completa dos jogos!

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Eram

    Cosmic Gate
    Robot Ninja Haggle Man
    Rally King
    Star Prince
    Robot Ninja Haggle Man 2
    Rally King SP
    Guadia Quest
    Robot Ninja Haggle Man 3

    ResponderExcluir
  2. [NITRO], são os jogos em que esses jogos que você citou foram baseados ;)

    ResponderExcluir
  3. Errado - ainda faltam muitos jogos. Pelo menos 8 deles. Leve em consideração todos os aspectos e não apenas o jogo em si ;)

    ResponderExcluir
  4. Super Mario Bross, The Legend of Zelda, Metroid , Kid Icarus, Dragon Quest, Galaga, ,Space Invaders, Rally X, Final Fantasy.

    Pronto 10 jogos

    ResponderExcluir
  5. Cosmic Gate
    Karakuri Ninja Haguruman
    Rally King
    Star Prince
    Rally King SP
    Karakuri Ninja Haguruman 2
    Guadia Quest
    Karakuri Ninja Haguruman 3

    ResponderExcluir
  6. Errado hehehe. Eu disse que pelo menos 8, pode ser mais :D

    ResponderExcluir
  7. Lego, eu quero saber em que jogos esses que você citou foram baseados.

    ResponderExcluir
  8. Super Mario Bross, The Legend of Zelda, Kid Icarus, Dragon Quest, Galaga, Space Invaders, Rally X, Final Fantasy, Pitfall, Enduro, River Raid, Super Pac-Man, Pac-Man, Metroid, Castlevania , Contra.
    Ta bom assim?

    ResponderExcluir
  9. Li errado!

    Como não a falando de postar 2x seguidas nesse, vai meu chute certo!

    Galaga
    Space Invaders
    Rally X
    Star Soldier
    Final Fantasy
    ninja gaiden

    ResponderExcluir
  10. Galaga
    Ninja Jajamaru Kun
    Road Fighter MotoRace USA
    Star Soldier
    Haggle Man
    Gradius Archimedes Hen
    All-Night Nippon Super Mario Bros
    Dragon Quest
    Ninja Gaiden

    ResponderExcluir
  11. rogerio messias08/07/2009, 17:16

    * 1 Cosmic Gate
    * 2 Robot Ninja Haggle Man
    * 3 Rally King
    * 4 Star Prince
    * 5 Robot Ninja Haggle Man 2
    * 6 Rally King SP
    * 7 Guadia Quest
    * 8 Robot Ninja Haggle Man 3

    ResponderExcluir
  12. Dragon Quest, Final Fantasy, Galaga, Space Invaders, Ninja Gaiden, Rally X, Star Soldier, Mario Bros.

    Se tiver saido igual ao de álguem me desculpe, mas é pq não consigo lembrar os que foram escritos ou não.

    ResponderExcluir
  13. Galaga
    Ninja JaJaMaru-kun
    Road Fighter
    MotoRace USA
    Famicom Grand Prix II: 3D Hot Rally
    Star Soldier
    Gradius Archimedes Hen
    All-Night Nippon Super Mario Bros.
    Dragon Quest
    Ninja Gaiden

    ResponderExcluir
  14. Opa, parabéns ao romulo por ser o primeiro a acertar.

    O George Marques chegou beeemmmmm perto, só faltou o Famicom Grand Prix II na lista dele :)

    1 Shine+ para o romulo!

    ResponderExcluir
  15. Saudosismo barra qualquer God of War

    ResponderExcluir
  16. Os bons jogos duram para sempre fazendo parte de todas as gerações !!!

    ResponderExcluir
  17. Valeu Sérgio e Renan!

    Adoraria que Retro Game Challenge 2 fosse lançado nos EUA. Dizem que está bem superior ao primeiro.

    ResponderExcluir
  18. É verdade romulo, é uma pena que os caras não queiram lançar aqui por causa do relativo fracasso do primeiro :(

    Resta a consolação em jogar a versão nipônica mesmo né? :(

    ResponderExcluir
  19. Parabéns ao vencedor, nesta eu me matei para ganhar mas nao consegui ._.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google