Mario Bits

Mario Bits: Viagem a Sarasaland

Hey paisano, bem-vindo a mais um Mario Bits ! Não sei quanto a você mas aqui em São Paulo é feriado de Guerra Paulista. Decidi parar de dar ... (por Eduardo Jardim em 09/07/2009, via Nintendo Blast)

Hey paisano, bem-vindo a mais um Mario Bits! Não sei quanto a você mas aqui em São Paulo é feriado de Guerra Paulista. Decidi parar de dar pulinhos de felicidade pra me focar aqui. E quando se pensa em feriadão prolongado, se pensa em sair por aí, explorar novas terras e reinos. Vejamos! Você conhece o Reino do Cogumelo. Você já até deu uma explorada no Reino de Beanbean. Mas o que sabe sobre Sarasaland?

Sarasaland (ou Sarasa Land, como referido nos jogos mais atuais) é uma região do Mundo do Cogumelo (Mushroom World) e o palco para as aventuras de Super Mario Land. O domínio é governado pela Princesa Daisy e é feito de quatro reinos internos: o reino oceânico de Muda, o reino baseado nas Ilhas de Páscoa, Easton, o egípcio Birabuto e o baseado na China antiga, Chai.

Sarasaland uma vez foi tomado pelo alienígena roxo, Tatanga, que estava sob as ordens de Wario, capturou a coitada da Daisy e fez lavagem cerebral nos habitantes. Felizmente, Mario apareceu de mala, cuia e maus bofes pra sentar o pau no alienígena maligno, restaurando a paz na região e resgatando Daisy. Embora Sarasaland não tenha feito nenhuma outra aparência em qualquer outro jogo durante muitos e muitos anos, a região é mencionada muitas vezes nas biografias oficiais de Daisy em vários spinoffs e jogos esportivos. Algo no fundo dos nossos corações nos leva a crer que Daisy Circuit de Mario Kart Wii era ambientado em Sarasaland. Isso não foi confirmado, mas eu prefiro acreditar.

Origens do nome
Eu sei, o nome é meio estranho, parece mais um molho árabe ou coisa assim. Analisemos. A tradução literária da palavra "sarasa" é "estampa de algodão", se referindo ao tipo de roupa decorada oriunda da Índia há mais de 2 mil anos. O tecido de algodão estampado ou pintado à mão (muitas vezes com um modelo floral ou de chita) chegou no Japão por volta do século 16, onde teve uma enorme influência artística - em outras palavras, foi um BLAST. Algumas gurias eram batizadas de Sarasa, e algumas são até hoje. Há também um tipo de peixe-dourado chamado "Sarasa Comet", que também foi nomeado após as roupas. Então, por que não nomear uma região tão grande com um nome tão impactante?

Apesar de tudo, é uma pena não termos mais visto a região de Sarasaland em nenhum outro jogo do Mario - mas a presença constante de Daisy ainda me faz ter um pouco de esperança. Quem sabe um New Super Mario Land? Daisy poderia cantar "Save me with your charm" mais uma vez. Queremos Sarasaland de volta - e um milk-shake de cogumelos pra viagem, por favor.

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Muito legal!
    Não sabia da existência da Sarasa Land.

    ResponderExcluir
  2. Esse foi o meu primeiro jogo de game boy zerei em 1 semana

    ResponderExcluir
  3. Bem que poderiam fazer um Paper Mario ou Mario & Luigi ambientado em Sarasa Land. É uma localidade muito rica e inexplorada na série Mario. Isso sem falar na própria Princesa Daisy e sua história.

    Parabéns pelo post, Jardim! Excelente como sempre.

    ResponderExcluir
  4. o mundo de mario já dá um RPG robusto...

    ResponderExcluir
  5. Ótimo post.
    Eu me envergonho de nunca ter jogado nenhum game da série Super Mario Land... =(

    ResponderExcluir
  6. O.o Super Mario Land, tá na lista pra jogar

    ResponderExcluir
  7. o Mundo do Mario é muito rico... muitas coisas para se descobrir

    ResponderExcluir
  8. Finalizei o Super Mario Land 2. Também se passa nessa mesma localidade?

    ResponderExcluir
  9. Não sabia que o Mario Land era no reino da Daisy... nunca joguei... \o/

    ResponderExcluir
  10. Um milk-shake super quádruplo de cogumelos pra viagem. Esse jogo vai demorar.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google