Pokémon Blast

Pokémon Blast: 5ª Geração vem aí, mas quando?

“Em tempos desconhecidos, criaturas estranhas apareceram nesse planeta. Nós os chamamos de Pokémon. Por muitos anos, incontáveis espéc... (por Sérgio Estrella em 08/08/2009, via Nintendo Blast)

“Em tempos desconhecidos, criaturas estranhas apareceram nesse planeta. Nós os chamamos de Pokémon. Por muitos anos, incontáveis espécies de Pokémon se desenvolveram. Pesquisadores procuraram e identificaram centenas dessas criaturas. E ainda há muitas mais para serem descobertas. Muitas histórias foram passadas contando as extraordinárias aventuras que os humanos compartilham com seus amigos Pokémon. Também houve conflitos, mas através das eras, aprendemos a viver em harmonia e assim a história continua...”Trecho de “Pokémon 8”.

Com esta premissa, nunca haverá limites para a quantidade de gerações que a franquia Pokémon pode ter, embora quanto maior for a quantidade de criaturas. maior será o risco de a série saturar. Fato é que a 4ª Geração, iniciada em Pokémon Diamond & Pearl, já está chegando ao fim de seu ciclo. Na 3ª geração, os remakes de Red & Blue saíram antes de “Emerald”; neste caso, “Platinum” já está aí, e o lançamento de HeartGold & SoulSilver deve encerrar a trajetória da série principal no DS.

Observe as datas de lançamento das gerações atuais de Pokémon:

  • 1ª Geração – Red & Blue - 1996 (Japão) 1998 (EUA)
  • 2ª Geração – Gold & Silver - 1999 (Japão) 2000 (EUA)
  • 3ª Geração – Ruby & Sapphire - 2002 (Japão) 2003 (EUA)
  • 4ª Geração – Diamond & Pearl - 2006 (Japão) 2007 (EUA)

Levando em conta esses dados, e considerando que a tendência deverá se manter, é possível afirmar que a 5ª Geração deverá ser lançada em 2010, ou no mais tardar 2011, no Japão – 2011/2012 nos EUA. Ainda seguindo as tendências, é muito provável que após o lançamento dos jogos de estréia da quinta geração, a Nintendo ainda lance os remakes de Pokémon Ruby & Sapphire – “Pokémon Red Ruby & Blue Sapphire” talvez? –, ou seja, o continente Hoenn deverá estar próximo do novo continente que será apresentado, e talvez até a história se interlace como está acontecendo agora entre DP e HGSS.


Divulgação do 12º Filme escondia um Pokémon ao lado de Pikachu, mas que acabou se revelando o Pichu de orelhas talhadas de HeartGold & SoulSilver.

Outra coisa a ser considerada é a plataforma onde esses games deverão aparecer. Ainda não se sabe se o DS realmente terá um sucessor totalmente inédito ou se o DSi vai mesmo acabar se tornando uma nova plataforma, já que sabe-se que o portátil possui hardware bem superior ao do DS e receberá jogos que funcionarão exclusivamente nele, isso somado à afirmação de Satoru Iwata, na E3 2009, de que o sucessor para o DS que estava sendo desenvolvido internamente foi cancelado. Sendo uma coisa ou outra, é praticamente certo que os novos “Pokémon” deverão finalmente apresentar gráficos totalmente em 3D.

E você, o que espera da 5ª Geração Pokémon?


Autor do Blog "iceBreaker" , "Nintendo Blast" e "Hellness". Moro em Curitiba-PR, e curso Design Gráfico na Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Descupa, mas achei esse post o pior até agora rs =x

    Por mim mantendo como está já tá óóótimo <3

    Só quero novos pokés pra variar mais e mais *-* Novos continentes, ataques, tudo, é sempre bem mais legal :]

    ResponderExcluir
  2. TEMOS QUE TER TODOS AAAAAAAAAAH /ESPUMA E TREME

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Lamentável o comentário acima, ainda não tem coragem o suficiente pra colocar o nick ou nome...mas é assim mesmo.

    Acho que remake de versões tão "recentes" ainda não vai rolar, apesar de ser de 2002 são versões antecessoras à versão mais recente dos Pocket Monsters, mas quem sabe acontece já que nada é impossível, né?

    Agora, o que eu espero, é um uso melhor do 2D com 3D (o que vulgarmente chamam de 2.5D), um jogo totalmente em 3D tiraria essa particularidade que é Pokémon de portáteis.

    ResponderExcluir
  5. Bom, da 3ª geração p/ 4ª geração, foram 4 anos.
    Acho q/ a 5ª será em 2010!!!!
    "POKÉMON AND NINTENDO FOREVER!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Bom,acho que a nova geraação vai ser relmente exclusiva para DSi,porque todas as novas geraçoes de pokemon foram para um novo portátil.

    E creio que terá sim um remake de Ruby/Saphire/Emerald,já que o DSi não tem suporte para fitas de GBA ^^
    E Fire Red/Leaf Green já teve um ''remake'' no HS/SS,então acho bem provavel um remake de R/S/E 8D

    ResponderExcluir
  7. vocês sabem que ja temos Zorua E Zoroak da 5ªG e vasou na net uma possivel evolução do farfet'd e do delibird agora é so esperar

    ResponderExcluir
  8. jente olha esse videos e espalha
    http://www.youtube.com/watch?v=YdtvxcjyhA8
    diz ser uma nova temporada de pokemon



    de: V.N

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google