Developers: Michel Ancel

O francês Michel Ancel é um dos mais respeitados designers da   atualidade. Além de possuir uma visão de mercado impressionante, Ancel pos... (por Gustavo Assumpção em 02/09/2009, via Nintendo Blast)

Michel_Ancel_300pxO francês Michel Ancel é um dos mais respeitados designers da   atualidade. Além de possuir uma visão de mercado impressionante, Ancel possui um talento ímpar, podendo ser comparado a grandes designers japoneses – principalmente pelo cuidado com técnica e inovação em seus projetos.

O primeiro game onde Ancel esteve envolvido foi Mechanic Warriors quando ainda trabalhava em uma empresa chamada Lankhor. Mas foi em 1992 que ele começou a cuidar de seu primeiro projeto como diretor. Dessa empreitada saiu a obra-prima Rayman – um dos personagens de games mais famosos no mundo todo. O game acabou sendo lançado em 1995 e agradou em cheio crítica e público ao trazer uma trama simples, belos gráficos e um design de personagens e fases simplesmente cativante.

rayman2Quatro anos mais tarde, Ancel colocava nas lojas Rayman 2 – que acabou superando o original em praticamente tudo. Saiam os visuais 2D e entrava um impactante visual 3D de última geração. Rayman 2 foi tão bem recebido pela crítica que foi considerado por muitos críticos como um dos grandes games daquele ano.

Nesse meio tempo, Ancel ainda gastou sua energia em projetos não tão bem recebidos como o game de plataforma Tonic Trouble.

Mas talvez sua grande criação tenha sido lançada em 2003. Beyond Good & Evil é considerado por muitos como um dos melhores – se não o melhor – game da geração passada. Com uma trama fantástica e empolgante, uma jornada intensa e uma jogabilidade variada, o game ainda tinha tempo pra discutir pesadas questões filosóficas e fazer claras refrências ao mundo 'real'.

Em 2005, mais um desafio. Michel produziu ao lado do diretor Peter Jackson a versão para consoles baseado no filme King Kong. Apesar de alguns defeitos, o projeto foi muito bem recebido pelo público – além de ser a primeira empreitada do designer no gênero FPS.

O reconhecimento de seu trabalho foi tão grande que em 13 de março de 2006 o designer recebeu ao lado de Shigeru Miyamoto e Frédérick Raynal (o criador de Alone in the Dark) o título de Cavaleiro das Artes e da Literatura concedido pelo governo francês. Em recente lista do site IGN, foi apontado como o 24º melhor designer de todos os tempos.

Atualmente, Ancel está envolvido em dois projetos. Dirige o game de plataforma Rabbids Go Home e a continuação de sua obra prima, Beyond Good & Evil 2.

Projetos

ancel

  • Pick 'n Pile (1990) - História
  • Rayman (1995) - Conceito & Design
  • As Aventuras de Valdo & Marie (1997) - Colaborador
  • Tonic Trouble (1999) - Conceito
  • Rayman 2: The Great Escape (1999) - Conceito de Arte, Design & História
  • Rayman Arena (2001) - Conceito
  • Rayman Rush (2002) - Conceito
  • Beyond Good & Evil (2003) - Diretor de Design & História
  • Peter Jackson's King Kong: The Game oficial do filme (2005) - Designer
  • Rayman 4 (Cancelado) (2006) - Designer
  • Rayman Raving Rabbids (2006) - Character Design
  • Rayman Raving Rabbids 2 (2007) - Character Design
  • Rayman Raving Rabbids TV Party (2008) - Character Design
  • Rabbids Go Home (2009) - Designer
  • Beyond Good & Evil 2 (TBA) - Designer

Estudante de Jornalismo, apreciador de rock britânico, pouco cuidadoso com as palavras, rico de espírito, triste com as relações nesse mundo e esperançoso com o futuro.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Só uma correção: o nome dele é "Michel", não "Michael".

    ResponderExcluir
  2. Q droga! Rayman 4 cancelado! Eu ainda preferiria um novo Rayman de aventura com uso de wiimote e tudo do que um de "coelhinhos"

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google