Jogamos

Análise: Professor Layton and the Diabolical Box (DS)

A sequência do primeiro Professor Layton foi certamente um dos jogos mais esperados desse ano para o Nintendo DS. Some novos e desafia... (por Ricardo em 24/10/2009, via Nintendo Blast)

layton-cover-670

A sequência do primeiro Professor Layton foi certamente um dos jogos mais esperados desse ano para o Nintendo DS. Some novos e desafiantes puzzles a uma grande aventura vivida por Luke e Layton e tenha a certeza de que temos mais um sólido game pela Level 5 à espera. Eu particularmente considero Professor Layton and the Curious Village um dos melhores jogos para o DS. A junção única da narrativa de mistério aos puzzles que testam o seu cérebro de certa forma me cativaram absolutamente. Mas será que essa sequência é capaz de superar a todas as expectativas que nós já fãs de carteitinha da série temos pelo jogo? É o que iremos descobrir agora.

004Se você não conhece bem ou nunca jogou Professor Layton, vamos a uma rápida explicação: o game basicamente constrói uma aventura ao redor de um clássico mistério e permite que você avance na trama resolvendo os diversos puzzles que encontra pelo caminho. Assim, cada vez que você resolve um puzzle, você pode receber alguma coisa realmente valiosa para o desenvolvimento da trama, seja algum item ou alguma informação que poderá ajudá-lo a resolver um mistério. A lógica para o jogo é aprendida rapidamente: em pouco tempo você já se verá usando a stylus para tocar em vários objetos ao redor da tela e interagir com eles. A movimentação pelos cenários continua a mesma do primeiro jogo: clicando no sapato, setas amarelas surgem na tela e através delas você pode se mover para novas áreas do jogo. E a tela superior do DS geralmente vai manter um mapa corrente das áreas junto com uma sugestão de onde você precisa ir agora.

No canto superior-esquerdo da tela você verá um ícone da mala do professor, que lhe trará uma tela nova com série de opções a serem escolhidas. O ícone do diário lhe dará um resumo de tudo o que você já viveu no jogo sob o ponto de vista do Professor Layton. Essa pode ser uma boa ajuda caso você precise voltar e revisar as ocorrências passadas do jogo. Já o ícone de mistérios vai mostrar todos os mistérios atuais em que você está envolvido, e se eles já foram resolvidos ou ainda estão sem resposta. Esse é um bom lugar para você olhar quando estiver perdido ou inseguro do que fazer no jogo. Também há o índice de puzzles que lista todos os diversos puzzles que você já resolveu no game. Você mesmo pode voltar e jogar qualquer um dos puzzles destrancados em qualquer momento durante o jogo.

8594 Junto com a trama principal, há também três minigames. No mini-game da câmera, você deve juntar pedaços de uma câmera que estão espalhados no decorrer da aventura, e no minigame do hamster você deve arranjar os espaços para que ele dê um determinado número de passos. Há também um minigame do chá que vai testar a sua criatividade. Ao decorrer do jogo, você vai descobrir novos ingredientes para o chá, que você deve combinar para fazer misturas raras, as quais poderão ser utilizadas para curar personagens doentes que encontrar pelo caminho. Ultimamente, minigames têm recebido uma conotação bastante negativa pela crítica, mas eu particularmente considero esses minigames um anexo de grande valor para quebrar um pouco a rotina do jogo de apenas conversar com os personagens e resolver puzzles.

O elemento mistério agrega um valor de diversão inigualável no jogo, mas são os puzzles que trazem todo aquele charme pelo qual eu fui cativado. Nessa sequência, os puzzles podem variar em problemas matemáticos, labirintos, quebra-cabeças e muitos outros desafios para você resolver. Alguns puzzles são muito simples, mas outros são tão difícies que você vai se ver levando um bom tempo até conseguir encontrar a resposta. Para quem gosta de desafios assim, o jogo é um prato cheio! Você também é recompensado baseado em quantas tentativas foram necessárias para resolver puzzle. Quanto menos tentativas, mais Picarats você vai ganhar. Isso é um incentivo para que você pare e realmente pense sobre o problema antes de sair chutando qualquer resposta.

008 005

010 Professor Layton and The Diabolical Box traz uma trama nova em folha. Desta vez, os mistérios giram em torno de uma caixa que supostamente mata a qualquer indivíduo que abri-la. Uma carta é mandada ao Professor Layton de um amigo seu, o Dr. Andrew Schrader, que diz estar em posse da caixa e ele está decidido a pesquisá-la e desvendar qual o segredo por trás deste objeto. Na carta, o doutor diz que não consegue resistir por muito tempo e que vai abrir a caixa, e pede que, caso algo aconteça a ele, o Professor assuma o comando da pesquisa. Assim, Layton e Luke correm até o endereço de Schrader, ansiosos para descobrir se ele ainda está vivo. E é aí que mistério sobre mistério começa a se revelar…

Para aqueles que jogaram o primeiro jogo da série (e eu totalmente recomendo que todo mundo jogue, ainda que não seja necessário), vai ser perceptível que tudo corre mais ou menos como antes: a conversa com os personagens, a movimentação, os puzzles secretos. A diferença toda estará obviamente na situação e no clima. Enquanto que Curious Village se passava numa única aldeia, desta vez você vai viajar para várias vilas diferentes, assim como florestas densas e um enorme castelo – eventualmente até viajará de trem! - o que deixará você com o sentimento que esse jogo é ligeiramente maior que o primeiro. Não só isso, você vai reparar também que há uma variedade maior na trilha-sonora, refletindo melhor o tom dos cenários. Ainda há aquele acordeão simples de música de rua, mas também há cordas dramáticas e piano taciturno, dependendo do lugar em que você estiver. Além da grande variedade de ambientes, você vai reparar que o visual traz a mistura adorável que marcou o primeiro jogo: do ambiente europeu com alguns elementos emprestados do anime japonês.

009 Assim como no primeiro título de Layton, Diabolical Box também possui o seu encanto, mas eu sinto que a coisa possa ter se perdido um pouco. Esse novo jogo tem de tudo: desde lutas de espada a povoados dominados por vampiros, o que faz com que a narrativa perca um pouco da sua naturalidade. De fato, você não sente que as coisas se conectem por conta própria como foi em Curious Village: há personagens sem nenhuma profundidade e de vez em quando você pode se sentir perdido na história, sem entender a importância de algumas coisas e o foco dado em outras.

Mas isso não significa que a fórmula de sucesso de Professor Layton and the Curious Village esteja ausente nesse jogo. Se você gostou do primeiro jogo da série, Diabolical Box não irá decepcioná-lo. Esse novo jogo possui puzzles incríveis, minigames muito divertidos, extras mais sólidos, e todo o quê de mistério por trás que os fãs da série com certeza vão adorar. Tudo isso embrulhado em 20, talvez 30 horas, dependendo do seu estilo de jogo. Recomendado!

013 012

Professor Layton and the Diabolical Box – DS – Nota final: 8.5

Gráficos: 9.0 Som: 8.5 Jogabilidade 9.0 Diversão: 8.5


Ricardo tem 19 anos, é estudante de Administração, mora em Curitiba e ama tanto música pop que decidiu dedicar o seu tempo livre para a criação de um blog só sobre o assunto! Vícios atuais: Ladyhawke, Ke$ha, Little Boots, La Roux, VV Brown, Frankmusik e Dan Black. Sua cor preferida é lilás e seu filme preferido é O Poderoso Chefão.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google