Jogamos

Análise: Space Invaders Extreme 2 (DS)

Quando a SquareEnix comprou a Taito, uma das aquisições mais valiosas que foram resultado desse processo é a série Space Invaders que existe... (por Gustavo Assumpção em 31/10/2009, via Nintendo Blast)

spaceinvadersex2Quando a SquareEnix comprou a Taito, uma das aquisições mais valiosas que foram resultado desse processo é a série Space Invaders que existe desde 1978. Com a série em mãos, a Square acertadamente começou a fazer uma espécie de revival da franquia, onde o primeiro resultado foi Space Invaders Extreme (lançado para PSP e DS). Depois do bem sucedido início, eis que chega ao ocidente a segunda versão da série, dessa vez somente para o DS

Um show de luzes, cores e sons

Logo quando você liga seu DS, o que mais chama a atenção é a beleza visual e a atmosfera criada pela equipe de desenvolvimento. Tudo é muito colorido e bem acabado. Curiosamente, é possível perceber um ar retrô modernoso, sem que ele se pareça um shooter velho ou ultrapassado – muito pelo contrário, a imagem é de um game bem atual.

Outro elemento que chama a atenção é que esse visual moderno está completamente ligado com a parte sonora. Cada tiro ou elemento especial possui um som característico que  muda conforme você atinge determinado inimigo, ritmando o som da música e o alterando de forma impressionante.

image

Para quem não conhece o primeiro, a premissa do game é bastante simples: Extreme é dividido em fases que sempre terminam com um chefe. Durante essas fases existem inimigos de várias cores: vermelho, azul, preto, branco e verde. Ao derrotar na sequência quatro desses inimigos, o jogador é beneficiado com um tiro especial. Por exemplo, ao destruir quatro vermelhos, o jogador pode disparar bombas. Cada uma das cores concede uma habilidade especial.

si_extreme_2Dentro das fases existem ainda momentos distintos: os Round e os Fever Times. Os round são períodos de tempo onde o jogador precisa derrotar os inimigos que estão na tela superior. Se conseguir no período estipulado, ele entra no Fever Time, onde ao derrotar os inimigos ganha pontos extras. Os chefes são sempre muito desafiadores – seguindo aquele esquema de possuírem um ponto fraco onde precisam ser acertados. A grande novidade dessa versão é a criação do complicado Bingo Time, onde o jogador tem que eliminar linhas de inimigos na ordem correta.

Existem quatro modos principais: Score Attack, Time Attack, Stage Select e Multiplayer. O principal deles é o Score Attack onde o nível de dificuldade é crescente e novas fases vão sendo destravadas. No Time Attack (como o próprio nome já auto-explica) é preciso terminar a fase em um tempo estipulado. O multiplayer tem suporte a Wi-Fi Connection e várias possibilidades diferentes de jogo (novidade na série).

Space Invaders Extreme 2 é um game que segue um esquema tradicional, não faz qualquer uso da tela sensível ao toque e é até certo ponto meio repetitivo. Mas também é desafiador e divertido como todo bom shooter precisa ser. Possui pouquíssimas novidades com relação ao anterior, o que nem é uma falha grave, já que o anterior já era ótimo.

Se você gosta da série e do gênero, então esse aqui é imperdível.

Space Invaders Extreme 2 – Nintendo DS – Nota Final: 8.5

Gráficos: 8.5 Som: 8.5 Jogabilidade: 8.5 Diversão: 8.5


Estudante de Jornalismo, apreciador de rock britânico, pouco cuidadoso com as palavras, rico de espírito, triste com as relações nesse mundo e esperançoso com o futuro.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google