Developers: Warren Spector

Certamente você ouviu muito o nome Warren Spector nos últimos dias. É ele que lidera o projeto "Epic Mickey" atualmente em desenv... (por Gustavo Assumpção em 21/10/2009, via Nintendo Blast)

warrenspector_casual_2Certamente você ouviu muito o nome Warren Spector nos últimos dias. É ele que lidera o projeto "Epic Mickey" atualmente em desenvolvimento exclusivo para o Nintendo Wii. Spector é nascido em 02 de outubro de 1955. É casado com a escritora e roteirista Caroline Spector. Jornalista, game designer, roteirista e escritor, possui uma carreira extremamente extensa e cheia de sucessos.

Warren nasceu em Manhattan e carrega boa parte do multiculturalismo da cidade. Durante sua infância, sonhou em ser crítico de cinema, além de ser grande apreciador de basquete e carros – está última uma de suas paixões. O designer estudou na famosa Universidade Northwestern em Illinois, onde se graduou em comunicação, ainda com o intuito de trabalhar com crítico de cinema. Já no período da faculdade, Spector já se encantava com a crescente indústria dos games. Viciado em Dungeons & Dragons, o jovem se encantava com Avalon Hill e OGRE, RPGs ciberpunk que carregam boa parte da inspiração que o designer carregou pelo resto de sua vida.

O começo da virada em sua carreira veio quando ele foi convidado para escrever para a revista The Space Gamer, especializada em jogos de tabuleiro e RPGs. Rapidamente ele começou a criar a parte gráfica e o roteiro de vários RPGs que eram lançados pela revista. Trabalhou em outras empresas do gênero e na década de 90 finalmente aterrissou na crescente indústria dos videogames.

Com uma bagagem técnica considerável e uma formação cultural elevada, Warren estreou logo com sucessos interessantes na indústria. Trabalhou na Origin Systems e na Looking Glass Studios, em sucessos como Ultima Underworld I e System Shock I e II. Esse último é considerado por muitos como o melhor trabalho do designer pela temática não convencional, grande enredo com toques cinematográficos e inovação latente, visível em cada pequeno detalhe.

Mais tarde, Spector fundou a Ion Storm, onde criou outros três games de sucesso absoluto: Deus Ex, Deus Ex: Invisible War, e Thief: Deadly Shadows. Os dois primeiros são considerados verdadeiras obras-primas pela impressionante variedade de ações possíveis em cada momento. São games simplesmente irretocáveis, sem defeitos ou falhas graves – sem esquecer dos enredos fantásticos.

A Ion Storm acabou fechada pela Eidos em 2005. Nesse mesmo ano, Spector fundou com mais um grupo de designers a Junction Point, empresa que foi adquirida pela Disney em 2007. Desde então, o time trabalha no surpreendente Epic Mickey.

Lista de games onde Warren trabalhou:

  • Wing Commander (1990), ORIGIN Systems
  • Wing Commander: The Secret Missions (1990), ORIGIN Systems
  • Ultima VI: The False Prophet (1990), ORIGIN Systems
  • Bad Blood (1990), ORIGIN Systems
  • Wing Commander II: Vengeance of a Kilrathi (1991), ORIGIN Systems
  • Wing Commander: The Secret Missions 2 - Cruzada (1991), ORIGIN Systems
  • Ultima: Worlds of Adventure 2: Martian Dreams (1991), ORIGIN Systems
  • Ultima Underworld: The Stygian Abyss (1992), ORIGIN Systems
  • Shadowcaster (1993), ORIGIN Systems (não creditado)
  • Ultima Underworld II: Labyrinth of Worlds (1993), Sistemas ORIGEM
  • Wing Commander: Privateer - Righteous Fire (1993), ORIGIN Systems
  • Ultima VII, Parte II: Serpent Isle (1993), ORIGIN Systems
  • Ultima VII, Part II: The Seed Prata (1993), a Electronic Arts
  • Wings of Glory (1993), a Electronic Arts
  • System Shock (1994), Looking Glass Technologies
  • CyberMage: Darklight Awakening (1995), ORIGIN Systems
  • Crusader: No Remorse (1995), ORIGIN Systems
  • Thief: The Dark Project (1998), Looking Glass Studios
  • Deus Ex (2000), Ion Storm Austin
  • Deus Ex: Invisible War (2003), Ion Storm Austin
  • Thief: Deadly Shadows (2004), Ion Storm Austin
  • Epic Mickey (2010), a Disney Interactive Studios

Estudante de Jornalismo, apreciador de rock britânico, pouco cuidadoso com as palavras, rico de espírito, triste com as relações nesse mundo e esperançoso com o futuro.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Só uma correção: Warren Spector não fundou a Ion Storm. Ele fundou o estúdio de Austin da Ion Storm, que, aliás, tinha pouca cooperação com a Ion Storm original. Esta, na verdade, havia sido fundada por John Carmack e Tom Hall, e ficou conhecida pelo desastroso Daikatana de Carmack e pelo genial Anachronox de Hall.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google