Vem aí

Prévia: Sakura Wars So Long, My Love (Wii)

Você conhece a série Sakura Taisen? Teve a honra de jogar algum game da franquia? Se a sua resposta foi sim para as duas questões saiba... (por Gustavo Assumpção em 16/10/2009, via Nintendo Blast)

sakura5

Você conhece a série Sakura Taisen? Teve a honra de jogar algum game da franquia? Se a sua resposta foi sim para as duas questões saiba que você é um sortudo. Os games anteriores da série nunca saíram no ocidente, apesar de se tornarem grandes sucessos no Japão. Por lá a série é uma das mais respeitadas do gênero e já ganhou até alguns spin-offs (como a união com outra série da SEGA, Columns).

sakura5002

Pois bem, Sakura Wars: So Long My Love é o nome ocidental de Sakura Taisen V (lançado para Playstation 2 em 2005), aclamado por alguns como o melhor game da série. A revista Famitsu foi otimista e avaliou o game com 37 pontos (10/10/9/8), a maior nota que um ST já obteve. Mas você está se perguntando: Há mesmo o que se esperar de um game com temática tão oriental e focado na história e mais que isso, lançado há quatro anos? A resposta é um sonoro SIM.

A localização do título está sendo feita pela NIS America, que tem se tornado reconhecida por localizar RPGs japoneses não convencionais. E para a surpresa de todo mundo, a produtora já fez questão de afirmar que esse é o mais ousado e o mais ambicioso projeto da equipe em sua existência. Primeiro porque todos os diálogos estão sendo dublados – e são horas deles. Segundo porque a quantidade de texto é absurda já que a série sempre teve um quê de simulador de encontros.

A versão que chegará as lojas dos Estados Unidos contará com duas opções de dublagem: a original japonesa e como já foi dita uma dublagem em inglês. O game virá em dois discos, incluindo no pacote vários itens de colecionador. Será um game para os grandes fãs do gênero.

sakura5001Mas falando do game em si, esse capítulo se passa na Nova York pré-depressão de 1929, mais precisamente um ano anterior, em 1928. Nessa época, demônios estão invadindo a cidade e estão prestes a transformá-la em um domínio próprio. É então que a agente naval Shinjiro Taiga é chamada para junto com um grupo especializado, lutar contra a tirania dos demônios. A trama se desenrola com um foco importante na relação entre os personagens – um dos pilares da série.

Pra quem nunca jogou, esse esquema é muito interessante. Primeiro porque os diálogos são resultado das respostas do jogador a determinadas perguntas (daí o esquema de simulador de encontros). Ao responder determinada questão a história pode ganhar rumos inimagináveis. Por isso é preciso ter muita atenção as respostas de uma forma ainda mais importante do que em outros games do gênero.

O pilar do sistema de interação nos diálogos é o chamado LIPS (Live Interactive Picture System) que compõe boa parte do jogo. De maneira bem resumida, são certas interações que o jogador pode realizar com as respostas, além do sim/ não habituais. Um exemplo clássico é que na maioria das vezes há um cronômetro para se responder determinada pergunta. Se o jogador responde rapidamente, o game interpreta que ele respondeu com firmeza e sem dúvida, ao contrário de quem espera até o fim para dar determinada resposta.

Outro exemplo claro é que o game possui reconhecimento analógico de suas respostas. Apertar fraco ou forte o botão de confirmação/ negação das perguntas também indica precisão ou falta de certeza resultando no ganhou ou perda dos chamado Pontos de Confiança, que podem dar a história um rumo diferente a cada nova cena.

Para as batalhas, aqui foi criado um sistema muito interessante que privilegia o uso de combates duplos, ora aéreos ora terrestres. Os combates terrestres são efetuados utilizando duas pernas mecanizadas, que se transformam em caças a jato, levando as lutas para o céu. Cada unidade de engenharia presente no game pode transformar seu modo de batalha.

So Long, My Love é dividido em oito capítulos que podem durar até 30 horas de jogo. A história é impressionante e conta com vários minutos de cenas em anime para ilustrar a trama que se desenrola de forma sempre surpreendente.  A NIS America promete o lançamento para até o início do próximo ano, com poucas chances de um lançamento antecipado ainda em 2009. Mas o que já dá pra perceber é que esse é um dos grandes games do Wii para os próximos meses. Promete demais.

sakura510 sakura511 sakura512 sakura515 sakura517 sakura519


Estudante de Jornalismo, apreciador de rock britânico, pouco cuidadoso com as palavras, rico de espírito, triste com as relações nesse mundo e esperançoso com o futuro.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google