Blast from the Past

Blast from the Past: Castlevania 2 - Simon's Quest (NES)

"Entre pelas sombras da casa infernal. Você será levado de volta a Transilvânia com um só objetivo: destruir para sempre a maldiç... (por Sonic Tales em 23/11/2009, via Nintendo Blast)

"Entre pelas sombras da casa infernal. Você será levado de volta a Transilvânia com um só objetivo: destruir para sempre a maldição do malígno Conde Drácula. (Prólogo de Castlevania 2 - Simon's Quest)


Storyline - Ordem Cronologica (até o momento) - Episodio 8

O ano é 1698. 7 anos depois de sua aventura, Simon achou que não se preocuparia mais com Drácula. Mas dessa vez Drácula prometeu que não iria sozinho para o mundo dos mortos. Após ser derrotado ele rogou uma praga em Simon, que está morrendo aos poucos por uma misteriosa doença. E agora? Um velho de sua cidade diz a Simon que para se salvar ele terá que ser o responsável por trazer o Dracula de volta a vida, para depois acabar com ele. Para isso Simon deve invadir todos os castelos amalaldiçoados para achar os restos mortais de drácula, que são cultuados por seus monstros seguidores. Os tais monstros ficaram mais fortificados com a presença do mestre mesmo em forma de maldição. Para o Dracula não importa demorar a voltar, pois a cada 100 anos ele ressucitará naturalmente. Com a morte de Simon o clã Belmont terá sido enfraquecido.

 

  • Reciclando e Reinventando

Continuando diretamente o primeiro Castlevania, a Konami resolve voltar a idéia original do jogo de MSX, tentando corrigir os erros. Como em Vampire Killer não há fases, mas um ambiente gigantesco para explorar, o que pode ser comparável aos jogos recentes da série. Não há um mapa, mas o cenário não chega a ser confuso como Metroid 1. Também foram adicionados elementos de RPG como level up, MP(que são os corações, que também servem como dinheiro para comprar itens nas cidades) várias armas especiais, upgrade no chicote e etc. O jogo também trás algo que não chegou a ser utilizado em jogos posteriores da série, a noção de tempo. N oseu MENU além da lista de itens, está presente um relógio. Enquanto for dia, as cidades funcionam normalmente e os monstros se enfraquecem devido ao sol. Ao cair da noite zumbis e morcegos invadem as cidades e todas as casas ficam trancadas, além da força das criaturas dobrarem em relação ao período da manhã.

 
  • O que faltou?

Os gráficos continuam bons pra sua época, mas a variedade de ambientes não é tão grande. Mas pra mim o que mais faz falta é a dificuldade nas batalhas. Lembra dos desafios dos grandes chefões da versão anterior? Esquece! O Drácula é tão fácil que dá pra matar ele em 1 minuto ou menos (igual ao Synphony of the Night). Há alguma dificuldade sim, mas esta está na parte de exploração do grande labirinto que é este jogo e nos puzzles. Por ser mais longo e um tanto cansativo, esta versão agora oferece PASSWORDS pra "salvar" o seu progresso.

  • Músicas

Continuaram muito boas, apesar de eu achar que poderiam ter muito mais devido o tamanho do jogo. Mesmo assim, a música Blood Tears, o tema de quando nasce a manhã no jogo, é uma das mais lembradas na série, e também chegou ser colocada em diversas versões posteriores da série.

 

Simon's Quest teve lá seu sucesso, porém boa parte dos fãs queria algo com mais ação ao estilo do original. As respostas a estes pedidos foram atendidos na terceira parte, Dracula's Curse, considerado por muitos (inclusive por mim) a melhor versão da série. Mas isto é assunto pra outro Blast from the Past!

Curiosidades

  • O título original é Dracula 2 - Noroi no Fuuin (O Selo Maldito)
  • Simon, ao invés da roupa de bárbaro, volta a usar roupas de caçador de vampiros como no MSX.
  • Este jogo foi uma das principais inspirações para a versão do jogo para Nintendo DS, Order of Ecclesia.
  • O Nes japonês(Famicom) possúi uma entrada de disquetes chamada Disc System, e a versão japonesa desse jogo foi originalmente lançada para o Disc System. Isso implica que há loadings. Se serve de consolo, nesta versão o joga usa SAVE ao invés de Password.
  • Quando o Nes era um sucesso imbatível nos Estados Unidos, 3 desenhos foram encomendados para satisfazer a molecada consumista, Super Mario, Zelda e Capitão N. Este último, misturava diversos personagens de jogos de sucesso da Nintendo como Mega Man, Metroid e Castlevania, todos num só universo chamado videoland, e um dos personagens constantes era Simon Belmont, inspirado pelo segundo jogo. No desenho há temas vindo diretamente do Simon's Quest, mas infelizmente os personagens não eram bem representados.


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google