Mario Bits

Mario Bits: O Super Guide

O Super Guide é seu inimigo, ele matou, aprisionou e violentou seus compatriotas e será a principal causa do fim da civilização mundial... ... (por Eduardo Jardim em 19/11/2009, via Nintendo Blast)

O Super Guide é seu inimigo, ele matou, aprisionou e violentou seus compatriotas e será a principal causa do fim da civilização mundial... ou pelo menos é esse o tipo de nonsense melodramático no qual muitos por aí gostariam que você acreditasse sobre a mais nova característica experimental da Nintendo, que fez sua estreia em New Super Mario Bros. Wii.

Então o que exatamente é o Super Guide e por que você deveria se importar ou não? Em suma, o Super Guide, traduzido como "Super Guia", é uma característica que, quando ativada, vai jogar automaticamente pra você. Esse tipo de descrição deixou muita gente de cabelo em pé condenando o novo sistema sem nem mesmo saber ao certo o que ele é de verdade.

O Super Guide não é só um botãozinho mágico que joga sozinho. Ele é uma ferramenta que permite que um jogo seja acessível àqueles que podem não ser os melhores nos video games e podem não ser auto-proclamados jogadores profissionais. New Super Mario Bros. Wii não é um jogo fácil, e mesmo que esteja longe de ser o mais difícil, a ideia de adicionar o Super Guide serve pra pessoas que não são totalmente experientes e não estão confortáveis com a jogabilidade; elas poderão descobrir como passar uma fase sem desistir nos levels seguintes por causa da frustração.

As características do Super Guia:
• Ele não é acessível em primeira mão durante o jogo. O bloco verde do Super Guide vai aparecer numa fase somente se você morreu 8 vezes consecutivas durante a mesma fase e vai desaparecer assim que você tiver completado essa fase em particular.
• A ferramenta só funciona pro modo single player. O bloco do Super Guide não vai aparecer se você estiver jogando com dois ou mais jogadores.
• Se você escolher bater no bloco verde do Super Guide, você recebe uma informação sobre pra que serve aquela ferramenta e lhe dão a opção de ativá-lo ou recusar. Uma vez ativado, Luigi controlará o jogo ao invés do Mario, e a qualquer hora durante a fase, você pode desativar a característica e retomar o controle do jogo pra finalizá-lo de uma vez.
• Usar o Super Guide não vai te garantir automaticamente todas as Star Coins, não vai te ajudar a encontrar todos os segredos, te permitir fazer movimentos muito loucos ou fazer com que Luigi passe a fase pra você.
• O jogo vai gravar o fato de que você usou a ferramenta e vai mostrar isso às pessoas quando olharem no seu arquivo salvo (que vergonha de vocês!).
• O Super Guide é completamente opcional e, somado a isso, você pode nunca nem mesmo ver aquele bloco verde aparecer. Pra que ele apareça você deve primeiro ser ruim no jogo e estar desesperado o bastante pra usar.
Agora eu já sabe, assista o Super Guide em ação:


O nível de dificuldade de New Super Mario Bros. Wii não é lá um Ninja Gaiden, mas o jogo, em certas fases, é desafiante o bastante pra deixar pessoas frustradas, largando o controle e partindo pra algo menos frustrante. É fácil pensar que a Nintendo deixou o jogo mais difícil de propósito por causa da adição do Super Guide. Se esse é mesmo o caso, então, genial, quero que essa ferramenta retorne em mais jogos da Nintendo mesmo se eu nunca for usá-la e nunca tiver a opção de vê-la aparecer na tela; o Super Guide dará à Nintendo uma desculpa pra transformar um jogo regular em algo mais desafiador.

...Não é isso o que todo mundo quer?

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. uau! *-* então era pra isso que servia o super guide:)) o Jardim só uma pergunta, o super guide ta no New Super Mario Bros. ds?

    ResponderExcluir
  2. "o super guide ta no New Super Mario Bros. ds?"

    Não.

    ResponderExcluir
  3. legal esses jogos do mario bros

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google