Mario Bits

Mario Bits: Todos os Mundos

Fala, paisano! Bem-vindo a mais um Mario Bits ! De volta do centro de São Paulo com uma camiseta super do Paper Mario , fiquei filosofando ... (por Eduardo Jardim em 12/11/2009, via Nintendo Blast)

Fala, paisano! Bem-vindo a mais um Mario Bits! De volta do centro de São Paulo com uma camiseta super do Paper Mario, fiquei filosofando em cima do que a série teve a nos ensinar. É quando parei e pensei que nós, aqui da Terra, vivemos numa localidade referida como "todos os mundos".

"Todos os mundos" é um termo usado em Super Paper Mario pra descrever o meta-universo da série Mario. O termo se refere a todos os universos paralelos (dimensões) que formam o multiverso maior, incluindo o Universo do Cogumelo (Mushroom Universe), o universo da Terra (o nosso), a Fábrica de Smithy de Super Mario RPG, as várias dimensões de Super Paper Mario, Flipside (uma dimensão entre dimensões) e muitos outros universos. Em Super Paper Mario, "todos os mundos" ("all worlds") foi a frase mais usada pelos personagens que estavam cientes da existência de múltiplas dimensões para se referir ao meta-universo; outros termos incluem "todas as dimensões" e "toda a existência".

A existência de "todos os mundos", e assim de toda a vida em geral, foi uma vez ameaçada pelO Vazio ("The Void"), um "buraco" interdimensional no espaço-tempo continuum criado por Conde Bleck. O Vazio tinha o potencial de consumir tudo. No final das contas, Conde Bleck se convenceu de que tamanha destruição era um ato errado, e ativamente trabalhou pra prevenir o fim de "todos os mundos". Entretanto, seu servo, Dimentio, usurpou o controle sobre O Vazio, e pretendeu usá-lo pra destruir "todos os mundos" na intenção de criar um meta-universo completamente novo, o qual ele governaria como um deus. No fim, Dimentio foi impedido por Mario e seus aliados. O Vazio desapareceu e "todos os mundos" foram salvos da aniquilação suprema.

Quando alguém perde todas as suas vidas extras e ganha um Game Over, o espírito desse alguém é trazido à dimensão pós-vida do meta-universo. Esta dimensão é feita de duas regiões opostas, mas interconectadas: Underwhere e Overthere.

Agora você sabe! Suas opiniões sobre esse conceito são extremamente bem-vindas nos comentários. See you next time!

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Creio que essas dimensões sejam paralelas com a principal do Mario.

    Afinal, os Boos são o quê?

    ResponderExcluir
  2. Os Boos são criaturas normais, que vivem e se reproduzem. Alguns dizem que eles já foram vivos algum dia, e outras fontes mostram que são uma sociedade contínua, contando com famílias e reproduções. Então eles são do mesmo plano vital de Mario, sim!

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google