Jogamos

Análise: World of Goo (WiiWare)

World of Goo é um jogo no estilo puzzle desenvolvido pela 2D Boys e lançado pela Nintendo no final de 2008. Extremamente inovador, est... (por Filipe Gatti em 01/12/2009, via Nintendo Blast)

goo_cover

World of Goo é um jogo no estilo puzzle desenvolvido pela 2D Boys e lançado pela Nintendo no final de 2008. Extremamente inovador, este é - na minha opinião - um dos melhores títulos que podem ser encontrados atualmente na WiiWare.
O objetivo é bastante simples, você controla pequenas esferas feitas de algo pegajoso semelhante a lama - chamadas Goo - devendo uni-las de ponto A até ponto B, criando construções que vão desde pontes até edifícios, tudo para chegar ao final do estágio e ver quantos Goo foram possíveis coletar.

  • Qual é a história?

A história é contada nas cenas que aparecem entre os capítulos, assim como em algumas placas que são encontradas nos próprios estágios, portanto fica difícil contar a história sem desvendar o que acontecerá durante o jogo, mas mesmo assim daremos uma introdução.

Tudo começa quando surgem vários canos perfurando e atingindo os confins da Terra, o que acaba acordando várias bolas de Goo que estavam dormindo e nunca haviam sido perturbadas antes. Os Goo estão repletos de curiosidade, então começam a se unir, criando construções através destes canos para poderem chegar à outro lugar.

Após alcançarem a entrada dos canos, são sugados para a "World of Goo Corporation", uma empresa que processa essas bolas transformando-as em vários produtos diferentes, sendo o refrigerante o mais famoso. 
O excesso de Goo é deixado do lado de fora da empresa, onde eles começam a construir uma torre gigante.
No fim do primeiro capítulo, alguns deles conseguem criar algo capaz de fugir, e passam então a ver "novas terras ao longe," onde encontrarão novos obstáculos e aventuras.

  • Física - a sua nova matéria preferida

Nos dois primeiros estágios dá para imaginar que o jogo será muito fácil e simples, mas conforme o tempo passa, novos obstáculos são colocados, e suas habilidades de engenheiro e conhecimentos de física são colocados a prova para sua torre de Goo chegar às nuvens.
Os estágios passam e novos tipos de Goo são introduzidos. Há os que flutuam, os que são pegajosos e grudam, os que parecem mais pesados e sempre puxam para baixo, entre outra variedade que permite a criação de diferentes tipos de construções.goo_05

Mas não são os diferentes tipos de Goo e nem os barulhos fofinhos que eles fazem que fez este jogo ser tão viciante e apelativo - é o incrível  dinamismo físico da jogabilidade. Os edifícios que são criados reagem exatamente da mesma forma que o esperado no mundo real, caindo do lado que estiver mais pesado, ou derrubando o topo se este estiver maior que a base.

No começo é divertido, onde basicamente o objetivo é somente construir a torre o mais alto que pode, mas conforme o avanço, haverá estágios onde será necessário medir exatamente o balanço perfeito entre plataformas flutuantes para que sua construção não caia e todos os Goo morram.

  • Gráficos, trilha sonora e comentários finais

goo_01Alguns dizem que os gráficos do Wii não são bons o suficiente para impressionar. Bem, World of Goo mostra que isso não é verdade. Todos os gráficos foram desenhados a mão e parecem obras de arte. Há um charme e inocência nos cenários que geralmente são vistos somente em jogos desenvolvidos pela própria Nintendo.

Como os gráficos, a trilha sonora é tão boa que ninguém duvidaria se tivesse vindo de um dos gênios musicais da Nintendo. A melodia se adequa aos estágios, sendo mais vibrante naqueles que você precisa ser mais veloz, e voltando a ser melódica em estágios normais.

Incorporando uma jogabilidade inovadora, gráficos muito bem trabalhados e uma trilha sonora envolvente, esse é um fantástico exemplo de como os jogos da WiiWare devem ser. World of Goo, certamente, é obrigatório à todos que possuem um Wii.

 goo_02 goo_03

World of Goo - Wii - Nota final: 9,3
Gráficos: 9 | Som: 9 | Jogabilidade: 9 | Diversão: 10


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Ótima análise para um ótimo jogo . tenho para pc e é muito bom .

    e baixei o demo no wii ... que é melhor ainda!

    Diversão garantida

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google