Enquanto isso: criar e distribuir jogos “ofensivos” poderá ser crime no Brasil

Como se já não fosse suficiente as taxas abusivas praticadas pelo nosso governo às mercadorias de alta tecnologia e às empresas que aqui ten... (por Jones Oliveira em 02/12/2009, via Nintendo Blast)

Como se já não fosse suficiente as taxas abusivas praticadas pelo nosso governo às mercadorias de alta tecnologia e às empresas que aqui tentam se aventurar de forma legal, agora o governo está para votar o projeto de lei que torna crime fabricar, importar ou distribuir jogos de vídeo games ofensivos “aos costumes e tradições dos povos, aos seus cultos, credos, religiões e símbolos”.

valdirraupp O projeto de lei (170/06), que é fruto da mente medieval do senador Valdir Raupp (PMDB-RO), foi aprovado pela Comissão de Educação do Senado ontem (1º de dezembro) e segue agora para a Comissão de Constituição e Justiça para votação. Caso aprovado, o projeto irá alterar a lei 7716/89, equiparando a divulgação de conteúdo discriminatório por meio dos vídeo games ao crime de preconteio previsto no artigo 20 da lei e a pena prevista pela infração é de um a três anos de reclusão.

Segundo o senador “alguns jogos têm passado de brincadeiras de mau gosto, sendo arsenal de propaganda e doutrinação contra determinadas culturas” e “(o projeto) busca proteger o princípio da igualdade – para muitos o maior dos princípios constitucionais – com a caracterização dessas condutas (citadas acima) como crime, mediante previsão em lei”.

Sinceramente, não concordo em nada com esse projeto de lei. Já não bastasse a proibição de Counter-Strike e EverQuest, agora vem essa. O que são jogos ofensivos “aos costumes e tradições dos povos, aos seus cultos, credos, religiões e símbolos” afinal de contas? Enquanto o mercado de vídeo games se revela cada vez mais importante para as economias que o incentivam, o Brasil continua “dando pra trás” com leis medievais desse tipo. Muito mais fácil, prático e funcional seria criar um órgão regulamentador e fiscalizador tal qual o ESRB nos EUA que avalia, classifica e impõem regras de publicidade e de privacidade ao mercado de jogos eletrônicos.

09128299É claro que existem casos extremos como o “famigerado” RapeLay, jogo japonês que simula estupros, mas mesmo assim… querer proibir jogos simplesmente porque são violentos, ou porque “ofendem” religião X ou Y é brincadeira. Se for por causa disso, existem pilhas e mais pilhas de filmes que “ofendem” do mesmo jeito. Aliás, nem precisamos ir tão longe assim – basta ligar a televisão no “horário nobre” para presenciar cenas pra lá de ofensivas “aos costumes e tradições dos povos, aos seus cultos, credos, religiões e símbolos”. Então porque uma lei dessas para os vídeo games?

Infelizmente são esses tipos de lei que dificultam cada vez mais a entrada das softhouses no país, o barateamento dos consoles e seus respectivos jogos. Na tentativa de regulamentar o mercado de games, o governo cada vez mais favorece os vendedores ambulantes e a ilegalidade no nosso país.

Quando será que teremos um mercado de games digno no nosso país? Ou será que nunca teremos? Que tristeza.


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Com tantas outras coisas mais importantes para se preocupar... o governo fica retrocedendo cada vez mais quando o assunto é video games. O mercado só ganharia caso essa área tive mais incentivos por parte dos governantes de nosso país. Mudando um pouco de assunto... vai minha dica pra galera que aqui passa. Site da loja de vidoe games no qual encontrei e achei bem interessante. Valhe a pena conferir.
    http://www.incrivelgames.com.br

    ResponderExcluir
  2. Essa notícia mostra bem as prioridades dos políticos nacionais. Criarem discussões inapropriadas e infundadas para que ocupem a esfera pública. Com isso, assuntos mais bem mais importantes nunca entram em pauta. É, esse é o Brasil que eu tanto amo.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com o Gustavo . Essa lei é desnecessária e só vai afetar a economia dos games aqui no Brasil ...

    Como Sérgio Oliveira disse no post : basta ligar a tv para ver coisas que ofendam a religião ... então porque proibir exatamente os games?

    ResponderExcluir
  4. Daqui a pouco vão culpar os video games por todas as desgraças do mundo.

    \__/
    (oo)
    _||_
    erick

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google