Capcom Francesa também está insatisfeita com o Wii

Se 2009 terminou com o Wii sendo campeão em vendas, seja em software ou em hardware, temos que admitir que 2010 está começando de um jeito b... (por Filipe Gatti em 05/01/2010, via Nintendo Blast)

Se 2009 terminou com o Wii sendo campeão em vendas, seja em software ou em hardware, temos que admitir que 2010 está começando de um jeito bem incomum. Após o anúncio de insatisfação da SEGA, onde eles dizem que não pretendem focar em criar jogos voltados ao público adulto no Wii, é a vez da Capcom Francesa expressar o descontentamento. O site francês Gamekult entrevistou Antoine Seux da Capcom:

“[sobre Resident Evil: The Darkside Chronicles] No geral não foi tão ruim, mas não podemos mentir, foi abaixo do que esperávamos. Após três semanas (a entrevista foi realizada dia 23 de Dezembro), alcançamos o número de 1resident_evil_darkside_chronicles_016 mil unidades vendidas. Percebemos claramente que há um problema nesse estilo de jogo para o Wii, onde os gamers já passaram disso para alguma outra coisa. Há dois anos, Resident Evil: The Umbrella Chronicles fez um tremendo sucesso para o Wii. Então podemos concluir que os usuários deste console mudaram para algo muito mais casual com o passar do tempo. Estamos desapontados.

Resident Evil 4 se saiu bem no Wii, mas isso acabou em 2007, quando o mercado não tinha mais nada para ver do mesmo tipo. O ano que acabou de passar foi bem difícil para o mercado desse gênero, ainda mais com um público gamer hardcore bastante chateado com o console. Já notamos que os jogos para esse público vende cada vez menos para o Wii. Isso aconteceu com MadWorld, Dead Rising: Chop Till You Drop, The House of the Dead: Overkill… os números não foram extraordinários. Comparando com as 140 mil unidades vendidas de Resident Evil 4 para o Wii naquela época, estamos muito, muito longe de ter o mesmo sucesso. É claro que estamos preocupados.

[sobre títulos voltados ao público gamer] Certamente, no Wii, começou a ficar complexo. O que funciona muito bem para o Wii são os títulos voltados ao público mais casual, como Mario & Sonic Olympic Games, New Super Mario Bros. Wii, e todos os outros do gênero. Esses títulos são fortemente suportados, e insisto em dizer, por campanhas de marketing gigantes que atingem esse público.

 mhpoMonster Hunter se saiu relativamente bem na Europa na sua versão para o PlayStation Portable, mesmo estando anos-luz de distância dos números feitos no Japão, há um claro interesse da Capcom em trazer isso ao Ocidente também. Mesmo o título sendo voltado para quem quiser jogar online, tivemos que fazer adaptações para o público do Wii. Ou seja, é um título que poderá passar muito bem do universo gamer para um público mais casual. Então sim, temos grandes esperanças, mas ainda estamos apenas palpitando que será assim. É difícil você dar um palpite preciso, ainda mais levando em consideração a elasticidade das vendas com uma campanha de marketing para o Wii.”

Acredito que tudo dependerá do feedback comercial de Tatsunoko vs. Capcom e Monster Hunter Tri. Esses dois jogos deverão refletir se a Capcom continuará investindo em jogos do gênero para o Wii, ou se mudarão o foco principal.

Se você entende Francês, confira a entrevista na íntegra aqui.


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. ta cada vez mais complicado :((

    ResponderExcluir
  2. A grande verdade é que tá todo mundo mal-acustumado a fazer reprizes e mais reprizes de jogos já consagrados e vender pros trouxas! Pra ter boas idéias tem que suar a camisa e isso ninguém quer. É por isso que tá todo mundo jogando os clássicos mesmo!!! Saudades do Atari, Nintendinho, Mega... Não é a toa que o New Mario do Wii vendeu 2 milhões de jogos só nos EUA.

    ResponderExcluir
  3. Capcom vendeu pacas e ainda reclama???

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google