A História dos Vídeo Games

A História dos Vídeo Games #2: o surgimento da indústria gamer

No nosso último encontro na coluna A História dos Vídeo Games aqui no Nintendo Blast vimos como surgiram os primeiros vídeo games da hi... (por Jones Oliveira em 19/01/2010, via Nintendo Blast)

No nosso último encontro na coluna A História dos Vídeo Games aqui no Nintendo Blast vimos como surgiram os primeiros vídeo games da história. Frutos do tempo ocioso de militares e, principalmente, estudantes universitários, até 1971 os vídeo games não eram encarados com seriedade e não passavam de hobbie de nerds, que, de toda forma, continuavam ‘lisos’. Porém dois nerds mudaram o curso da história para sempre…

Após o lançamento de Spacewar! em 1962, vários estudantes de várias universidades começaram a estudar as capacidades “alternativas” dos gigantescos e caríssimos computadores disponíveis em seus laboratórios. Vários outros jogos ao estilo de OXO, Tennis for Two e Spacewar! surgiram até o ano de 1966, quando o engenheiro elétrico Ralph Baer entrou em cena.

 

Ralph Baer

Ralph Baer e sua mais famosa invenção: a Brown BoxInventor de nascença, Ralph Baer é o que se pode considerar um cientista maluco. Nascido na Alemanha Oriental, fugiu de lá em 1938 para os Estados Unidos. Pensando que iria ter uma vida pacata, teve que voltar a sua terra servindo aos EUA. Trabalhando na inteligência, Baer começou a ter suas primeiras ideias de parafernalhas tecnológicas. De volta à vida pacata, graduou-se em engenharia elétrica e trabalhou em diversas empresas de Rádio e TV, patenteando inúmeras invenções, dentre elas uma televisão interativa em 1951 (olha a TVDI ai na década de 1950) que infelizmente não vingou.

Brown Box de Ralph Baer Com alguns fracassos aqui e acolá, Baer foi suficientemente insistente até que em 1966 ele teve a idéia de criar uma máquina de baixo custo que rodaria jogos eletrônicos na TV. Trabalhando com alguns amigos em suas horas vagas, em 1967 ele chegou ao primeiro esboço do que viria a ser um joguinho de Ping Pong - “Chasing Game” apresentava na tela 2 quadrados que se moviam na tela controlados pelo jogador. Besta que não é, Baer logo patenteou a ideia e em 1968 apresentou o protótipo do vídeo game: o “Brown Box". Com 4 opções de jogo (Ping Pong, Futebol, Voleibol e Tiro), o “Brown Box” ainda tinha uma espingarda com células fotoelétricas – chique no úrtimo!

Magnavox Odyssey 100 - O primeiro console da história O protótipo fez um sucesso estrondoso e logo conseguiu hangariar fundos da empresa em que Ralph trabalhava – o projeto deixara de ser desenvolvido em sua “garagem” para ser um produto oficial da empresa. Com um produto bem desenvolvido e maduro, Baer e sua galera sairam às ruas para vendê-lo. Após alguns “Caramba! Você tem um protudo muito bom… mas não precisamos dele agora”, finalmente Baer conseguira, no fim de 1969, um contrato com a Magnavox, braço da Philips holandesa, para produzir e vender o primeiro console da história: o Magnavox Odyssey 100.

 

Nolan Bushnell

Nolan Bushnell Como já vimos com a pouca história que contamos até aqui, o pioneirismo não quer dizer muita coisa na história dos vídeo games. Engana-se quem pensar que Ralph Baer ficou montado no dinheiro depois do contrato com a Magnavox – o coitado talvez tenha tido mais dores de cabeça do que antes. Enquanto Baer tomava muito analgésico por causa dos problemas de produção e logística da Magnavox, o engenheiro Nolan Bushnell se impressionava no MIT com Spacewar! em 1970. Bushnell ficou com aquela pulga atrás da orelha e algo o dizia que aquele jogo um dia ainda lhe renderia bons frutos.

Em 1971, finalmente, Bushnell concluiu que Spacewar! tinha um potencial comercial não explorado e assim produziu uma versão turbinada e arcade de Spacewar! chamada “Computer Space”. Bushnell não só desenvolveu o jogo, mas também uma máquina inteira, sob encomenda, para rodá-lo. Assim surgiu nada mais, nada menos que o “primeiro fliperama da história”!

atari_logo Com o produto final em mãos, Bushnell o vendeu para a Nutting Associates e lucrou em cima de 1500 arcades produzidos pela empresa. Insatisfeito com a grana que recebera, ele simplesmente resolveu abrir sua própria empresa de games – o nome? Atari!

Nolan Bushnell e sua grande sacada de mercado: PONG A capacidade de interpretar o mercado e principalmente de pegar boas ideias e dar um empurrãozinho nelas rendeu milhões a Bushnell. Com um tapa no visual do Ping Pong de Ralph Baer, Bushnell criou o famoso PONG que lhe rendeu 19000 arcades vendidos e um contrato com a Namco para vender seus jogos no oriente. Como diria nosso amigo Silvio Santos: “é dinheiro ou não ééêênnn?”

E ele não parou por ai. Em mais uma demonstração da sua capacidade ímpar de interpretar e agir no mercado, Bushnell e a Atari lançaram no Natal de 1975 uma versão doméstica de PONG. Não é exagero dizer que foi a partir desse momento que a indústria gamer surgiu de fato.

 

Ralph Baer foi suficientemente insistente para lançar o primeiro console doméstico que se tem notícia, porém não suficientemente esperto para lidar com o mercado, tarefa que foi muito bem desenvolvida por Nolan Bushnell e a Atari, a qual, em poucos anos, se tornou uma gigante do entretenimento. Com o surgimento do Magnavox Odyssey 100, dos arcades e do PONG doméstico surgira a indústria dos vídeo games e a primeira geração de consoles da história, que será assunto dos nossos dois próximos artigos da coluna A História dos Vídeo Games aqui no Nintendo Blast. Até lá!


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. mto bom sergio, realmente dar uma olhada no passado eh bom. *esperando parte 3*

    ResponderExcluir
  2. Parabéns mais uma vez Sergião, está fantástico o artigo. Também espero ansiosamente a parte 3!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom!!!! Mas essa 2ª parte ficou curta d+!!!!

    ResponderExcluir
  4. Então Suicune, nessa coluna antes de começarmos a falar dos consoles de uma geração, sempre haverá um artigo mais curto que dará a visão geral, como esse. Os próximos dois serão mais extensos, mais ilustrados e tudo o mais. Depois teremos mais um curto com a apresentação da 2a geração, e ai seguem os longos - entendeu? :)

    Abs a todos e obrigado por lerem e comentarem a coluna :D

    ResponderExcluir
  5. alguém poderia fazer uma tese de faculdade com isso!!Essas informações são muito instrutivas!!!

    ResponderExcluir
  6. @Nivaldo

    Obrigado pelo elogio! A idéia é essa, levar entretenimento e informação aos nossos amigos leitores. Conto sempre com sua participação ;)

    ResponderExcluir
  7. lol... mt boa a matéria... como vc conseguem ficar escrevendo esta matérias? axo q nunca farei uma matéria dessas :(

    ResponderExcluir
  8. Nossa,muito boa essa matéria!
    A Atari já se deu muito bem no passado,mas foi quase inteiramente responsável prlo grande 'crash' dos games!Mas logo depois disso,quem veio salvar o povo?A NINTENDO,YAY!

    ResponderExcluir
  9. Li uma matéria interessante mostrando os rascunhos que originaram o jogo Pac-Man

    Ta aí o link pra quem se interessar

    http://liveunderconstruction.wordpress.com/2010/07/06/os-desenhos-que-originaram-pac-man/

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google