Desenvolvimento dos jogos de Wii em declínio: bom ou ruim?

Quando o Nintendo Wii foi lançado, várias piadinhas começaram a surgir com o seu nome, isso sem falar dos que afirmavam que o WiiMote seria... (por Filipe Gatti em 20/02/2010, via Nintendo Blast)

chart down Quando o Nintendo Wii foi lançado, várias piadinhas começaram a surgir com o seu nome, isso sem falar dos que afirmavam que o WiiMote seria um fracasso e a Nintendo estava prestes a ser devastada da Indústria de Vídeo Games. Eles não podiam estar mais errados, não é mesmo? O Wii conseguiu um apelo demográfico imenso, sendo o console mais vendido em todas as regiões do mundo, e agora tanto a Sony quanto a Microsoft estão “criando” suas tecnologias – que a Nintendo tem faz tempo – para tentar alcançar a mesma marca. Mas isso tudo estamos cansados de saber.

Só que dessa vez parece que a lua de mel está acabando, já que é possível observar uma migração dos jogadores para outros gêneros de jogos, exatamente para os gêneros que empresas como Capcom e Sega já disseram que pararão de produzir para o Wii. A Ubisoft também falou que focará no desenvolvimento de jogos para as outras plataformas, então acredito que não seja novidade o fato de que o desenvolvimento de jogos para o Wii está em declínio.

Isso de acordo com a Pesquisa de Desenvolvimento de Jogos, que mostra que 41% dos que responderam disseram que participaram da produção de jogos para consoles, com apenas 30% destes participando nos de Wii. Isso é 12% a menos em relação ao ano anterior.

Enquanto isso, 69% dos desenvolvedores para console afirmaram estar trabalhando em jogos para o Xbox 360, 61% para o PlayStation 3 e a maioria de 70% em jogos para PC. Outro número interessante é o crescimento do desenvolvimento para iPhone que subiu de 12% para 15%, talvez por estarem tomando uma linha semelhante a que a Nintendo tomou anteriormente.

Mas isso não precisa necessariamente ser uma má notícia. Há quem pense que com a redução de desenvolvimento de jogos, o console presenciará uma fase com menos jogos, porém com mais qualidade. Com menos desenvolvedores, podemos apenas esperar que esses façam bons trabalhos para o Wii para que possamos comemorar jogos ótimos novamente.


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. E um novo console da Nintendo será anunciado em breve (de acordo com Miyamoto) e se ele for um sucessor do Wii, toda essa pesquisa, opiniões das fabricantes e etc não valerá de nada.

    Pode acontecer :))

    ResponderExcluir
  2. Bons tempos em que a Nintendo só permitia 5 games por estúdio ao ano em seu console, hehehe.

    Brincadeira, claro, ditadura não leva a nada.

    ResponderExcluir
  3. como disse o poderoso satoru iwata a microsft e a sony estao aproveitando as sobras da nintendo e ainda disse q ficou surpreso por eles demorarem tanto pra perceber isso.

    2010 um grande ano para a nintendo.

    ResponderExcluir
  4. oq a dianta os outros consoles terem um monte de jogos se nem um deles vai passar dos grandes sucessos da nintendo

    estão dizendo q vai ter um novo console da nintendo em breve, em certa parte faria sentido ela lançaria o maximo de jogos q puder para o wii e quando o novo zelda estiver pronto ela faria q nem o TP lançaria pro wii e pro seu sucessor

    ResponderExcluir
  5. Eu sinceramente acho que a qualidade de games pode aumentar , mas isso so Myamoto para saber e Iwata se não mexer os pauzinhos vai ter que lançar o novo console mais rapido que seus concorrentes.

    ResponderExcluir
  6. Tomara que com o sucessor do Wii, a Capcom e a Ubisoft voltem a produzir para a Nintedo e a SEGA se una com ela, formando uma dupla imbatível!!!:D

    É realmente vantajoso um console ter muitos jogos, mas eu por exemplo, não troco a diversão que um Mario Kart ou um Smash Bros me oferece!:D é como o Angelo alí em cima disse:"oq a dianta os outros consoles terem um monte de jogos se nem um deles vai passar dos grandes sucessos da nintendo?"

    Um console HD da Nintendo é apenas a ultima coisa que faltava para atrair os jogadores hardcores, que teria mais jogos das thirds ( além de um maior numero de jogos mais aldultos tambem:D )

    Realmente estou ancioso peka E3 desse ano!!!!:D :D :D

    ResponderExcluir
  7. E Pellican, ultimamente eu tenho tentado acessar o Wii Clube, mas sempre diz que o acesso é proibido. Eu gostaria de saber o que aconteceu.

    Se puder me responder, por favor, me responda o mais rápido possível.

    ResponderExcluir
  8. No começo,considerava o Wii como um video-game 200% hardcore,mas agora minha opnião é diferente.Ainda gosto muito do console,mas qualquer um pode ver que jogos para jogadores 'de verdade' são lançados com muito mais frequência em outros consoles que não o Wii.Tantos jogos como SFIV,RE5 E Bayonetta são exclusivos dos consoles HD,e isso é triste.
    Bom,tenho um Wii e um DS e jogo os dois,mas admito que nesse começo de ano estou jogando muito mais DS.Tanto os jogos 'normais' do DS quanto os do DSiWare estão muito bons,e nunca está faltando conteúdo!
    E qual é a solução?Vender o Wii e comprar um console HD?Acredito que não.A Nintendo já está acordando e vendo que está perdendo seu público hardcore,e irá fazer algo quanto a isso nesse ano de 2010.É só esperar a GDC e E3 para ver ^^

    ResponderExcluir
  9. Axo q a Nintendo jah havia previsto isso e provavelmente jah está se mexendo para contornar a situação...

    Mas ter menos jogos sendo produzidos pro Wii é uma boa, visto q, no passado, quando o Wii recebia "n" lançamentos mensais, a grande maioria dos jogos lançados era porcaria!!!

    Se as softs se espalhassem + na Nintendo, saberiam como lançar um jogo de sucesso no Wii!!!

    ResponderExcluir
  10. É completamente compreensível a atitude de algumas empresas sobre a produção de jogos para o Wii. O público do Wii não é de SF4, Bayonetta... É só olhar as vendas de alguns jogos de gamers, as vendas não são altas da mesma forma que a venda de consoles. Só espero que as empresas entendam isso e criem jogos que são acessíveis a grande maioria do público do Wii, com uma boa campanha de marketing e tal.

    Isso foi culpa da Nintendo, que investiu no público não gamer e prejudicou muitos jogadores que acompanham a empresa a anos, onde toda essa preocupação não existia.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google