Game Music

Game Music um estilo musical?

Hoje trago para vocês uma discussão comum no meio “gamístico” e musical: seria a game music um estilo ou gênero musical? Confesso para voc... (por Anônimo em 23/02/2010, via Nintendo Blast)


Hoje trago para vocês uma discussão comum no meio “gamístico” e musical: seria a game music um estilo ou gênero musical? Confesso para vocês que ainda não cheguei à uma conclusão concreta. Continuo achando que as músicas para jogos eletrônicos não podem ser classificadas como um estilo, mas existem alguns argumentos que defendem tanto um, quanto o outro lado da questão. Por isso, vamos aos fatos.

As músicas dos consoles mais antigos possuem características muito parecidas, em termos de composição musical. Essas características, no entanto, surgem devido às restrições tecnológicas da época em que foram produzidas, cerca de 20 anos atrás. Na Wikipedia, por exemplo, podemos encontrar, no artigo “Música de jogos eletrônicos” o seguinte trecho:

“Caracteristícas desse gênero incluem:

• As canções geralmente têm uma melodia central, ou "seções de versos" consistindo em progressões de acordes de quatro ou mais acordes (similar ao que é feito no j-pop e no pop ocidental da década de 80), ao invés das duas progressões de acordes encontradas na maioria dos versos de músicas pop ocidentais. Os "refrões" das canções geralmente contêm quatro ou mais acordes diferentes em suas progressões de acordes. Várias canções apresentam uma progressão de acordes bem popular no j-pop, que pode ser transcrita como (em Dó): Fá menor, Dó menor, Sol maior, Dó menor, com uma Dó maior inserida rapidamente antes que a seqüência se repita. De um modo geral, há um grande número de seções em uma canção que são remanescentes de canções pop, já que isso ajuda à reduzir o aspecto repetitivo da música, que geralmente era tocada continuamente, ao mesmo tempo que também torna a música distinta da j-pop e de outras formas de música popular.


• As canções apresentam uma grande sincronia entre os instrumentos, em um modo difícil de ser tocado por um humano. Por exemplo, apesar dos tons apresentados no NES puderem estar emulando uma banda de rock tradicional de quatro membros (onda triangular servindo como baixo, duas ondas senoidais analógicas servindo como duas guitarras e um canal de ruído branco alterado usado para a bateria), e mesmo a música dos vídeo-games ser influenciada pelo rock e o pop da época, os compositores geralmente possuíam ambições mais altas, compondo seqüências de notas rápidas e complexas. Houve comparações com a composição musical do período barroco, no qual acredita-se que os compositores se concentravam em embelezamentos musicais para compensar o fato de terem que compor para instrumentos como harpa (que não permitia expressão musical baseada no volume do som). Os compositores também eram limitados em termos de polifonia, ou no número de notas que podia ser executado simultaneamente. Apenas três notas podiam ser tocadas ao mesmo tempo no NES. Um grande esforço era empregado para criar a ilusão de que mais notas estavam sendo tocadas. Desde a década de 90 grupos musicais procuram adaptar essas "saídas" dos compositores em algo que possa ser tocado com instrumentos convencionais. Um exemplo é o grupo The Minibosses, que procura copiar essas melodias o mais próximo possível usando instrumentos reais. Outro grupo é o The NESkimos, que opta por explorar essas canções artisticamente e criar canções totalmente novas a partir delas.


• As linhas de baixos em vários casos durante o período dos 8-bit consiste em notas tocadas no ritmo do quarto de uma nota seguida imediatamente por duas notas oitavadas na maioria das batidas. Essa nota seria a "raíz" do acorde.”


Bem, é justamente por não entender de acordes, notas, ondas e ruídos que ainda não consegui chegar a uma conclusão concreta. Foi por isso que, em meu trabalho de conclusão de curso, entrevistei também músicos e compositores de game music. E adivinhem a opinião deles? Game music não pode ser considerada estilo musical. Vamos aos argumentos deles então.

Em primeiro lugar, todos concordam que as músicas variam muito dependendo de cada estilo de jogo. Games do tipo RPG possuem músicas muito parecidas entre si. Na maioria das vezes são canções calmas, orquestradas, com características medievais, por exemplo. Já os jogos de ação possuem músicas mais aceleradas, geralmente se prefere o rock. Jogos de luta, por outro lado, trazem em sua trilha músicas diferentes para personagens diferentes. Por este motivo é que não poderíamos classificar TODAS as músicas de games como pertencentes a um “estilo” game music.

Para os compositores entrevistados, se pegarmos uma grande amostra de músicas e analisá-la, perceberemos certos padrões que tem a ver com o suporte, nesse caso o console e sua influência tecnológica. Porém, isso não pode servir de parâmetro para que a game music seja considerada um estilo musical, muito embora o mercado já tenha adotado o termo, como vemos em sites ou lojas de música on-line. André Luiz Oliveira, da banda 8 Bit Instrumental, também foi entrevistado. Ele concorda com a opinião dos compositores e fala da seguinte forma sobre a música que toca: “Quando digo que minha banda toca Video Game Music, estou me referindo ao repertório, mas o estilo é variado, vai de country a trash metal”.

A verdade é que essa discussão pode ir longe ainda. E você leitor, o que pensa? Comentem, estou curiosa para saber a opinião de vocês!

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Esse é realmente um assunto bem complicado, já que cada tipo de jogo tem seu próprio estilo, por assim dizer... e já que até os próprios compositores dizem que não se pode considerar a game music como estilo, quem sou eu pra contrariar?? :p~ Acho que classificá-la como um gênero seria melhor, já que essa me parece ser uma definição mais ampla (assim como pop, rock e outros).

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  2. no japao a muito tempo é considerado estilo, mas o estilo no geral é uma variação de música clássica e jazz

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  3. Pra mim é!!!! E é um dos meus gêneros favoritos!!!^^

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  4. Pra mim Game Music é um subestilo de Soundtrack e acho que essa opinião é a que prevalece pela web, já que pra encontrar músicas de games nos sites em geral eu sempre procuro como 'Soundtrack' e sempre acho, inclusive em sites de compras que comercializam os CDs. Bom, pra mim é isso, acho que essa questão não é nada complicada xD

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  5. tb acho esse assunto um pouco complicado mas eu classificaria como gênero

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  6. @@Caheinecke Esse lance do site e até das lojas de CD (principalmente no Japão) é uma coisa que o mercado estipulou. Ou seja, nos sites e nas lojas só existe a "classificação" game music para que o consumidor se ache entende?

    Se pegarmos o rock, por exemplo, veremos que as músicas que se encaixam neste estilo possuem características muito parecidas, por isso estão enquadradas em um gênero ou estilo. Agora, se pegarmos as músicas da era 8 bits e as de hoje quais são as características em comum? Por isso existe essa discussão....

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  7. tambem acho q é do genero musical.

    estilo musical nao se encaixa a GH ou RB

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  8. Música nos games é simplesmente essencial, pois trás toda uma emoçâo que não dá pra explicar com palavras.

    Quem já não apreciou as músicas de jogos como Mario, Sonic, Donkey Kong, Megaman, Top Gear... de RPGs como Final Fantasy e Zelda... ou trilhas sonoras como as de Tony Hawnk ou Need For Speed?

    enfim, trilha sonora nos games, mesmo eu tambem não achando que seja um estilo ou musical,sem duvida ela é essencial!:D

    Muito bom assunto a ser tratado! Parabens Camila!

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