Artigo: Por que o DSi XL pode se tornar um sucesso?

Como o Nintendo Blast já antecipou aqui , o lançamento do DSi XL está previsto para o fim do mês de março e com a proximidade da data co... (por Anônimo em 03/03/2010, via Nintendo Blast)

nintendodsixl-350x345 Como o Nintendo Blast já antecipou aqui, o lançamento do DSi XL está previsto para o fim do mês de março e com a proximidade da data começam a surgir mais comparações, dúvidas e polêmicas. Para contribuir com as discussões e esclarecer possíveis dúvidas, o site especializado em tecnologia e informática Ars Technica publicou no início desta semana um artigo analisando o DSi XL e procurando mostrar suas principais vantagens.

Transcrevemos abaixo uma tradução do artigo (o original está em inglês), para que todos os leitores possam ter acesso ao conteúdo e fazer seus próprios comentários.

 

Por que o Nintendo DSi XL vai ser um sucesso?

Por Ben Kuchera

Essa é a hora certa para outra versão do console Nintendo DS? A Nintendo apresentou o DSi XL para a imprensa durante o Media Summit em San Francisco (EUA), e todos concordaram...ele era grande. Por 190 dólares, é também uma das mais caras peças de game portátil que a companhia já lançou.

É fácil ser cínico em relação ao sistema. Ele é caro, não trás nada de novo além do óbvio tamanho maior do console, e chegará ao mercado perto do final de março. As pessoas estão realmente dispostas a comprar um novo DS agora? Nossa previsão: o Nintendo DSi XL vai ser um sucesso. Saiba aqui o porquê.

  • O Nintendo DS é um sistema social

Pais dividem seus Nintendo DS com os filhos. As pessoas espiarão sobre o seu ombro para ver o que você está jogando. Com a tela maior, compartilhar o conteúdo se torna muito mais fácil. Você pode dividir os puzzles do Professor Layton com sua esposa, ou pode ajudar seu filho com um puzzle complicado em Zelda. Você pode passar o sistema adiante e jogar níveis em New Super Mario Bros.

dsill_1 “Você não precisa mais olhar mais de perto o monitor do video game de outro jogador para ter uma boa visão. Nintendo DSi XL vai oferecer um novo estilo de jogo, onde aqueles que estão ao redor do jogador também podem de algum modo participar do game,” disse o presidente da Nintendo, Satoru Iwata, sobre o sistema. “Quando você vê numa casa jogos de video game você entende que a diversão dos grandes games pode ser transmitida e compartilhada por aqueles que estão acompanhando o jogador.”

Eu frequentemente apresento um detalhe ou jogo com meu atual DSi, e a tela maior do DSi XL encoraja as pessoas a olharem o que outros estão jogando e interagir com eles. Os games do Nintendo DS são criados para ser convidativos e familiar-amigáveis, e jogar colaborativamente é difícil com o console atual. Uma tela maior representa coisas que são muito mais fáceis de compartilhar, e isso é algo bom.

  • Digital vai ser grande

Até agora tem havido bons jogos para o DSiWare - serviço de distribuição digital da Nintendo para o DSi e agora para o DSi XL – mas no Media Summit a Nintendo parecia ter uma fé renovada no serviço. Se a empresa fizer um forte impulso para o digital e começar a lançar alguns games verdadeiramente originais que você possa jogar no DSi...o mercado vai explodir. Se você tem um DSi Lite é difícil tentar adaptar, mas o que fazer se ele vem dos EUA?

O portal Kotaku tem os detalhes deste jogo.

Se as pessoas começarem a ver um conteúdo original que você não pode conseguir de outro modo, a Nintendo verá mais gente trocando seus DS Lites por um DS ou um DSi XL. A Nintendo é incrível em conquistar clientes que comprem mais e mais quantidades de um console, e convencer proprietários do DS a comprar outro aparelho de DSi será uma vitória. O jeito mais fácil de conseguir isso é impulsionar o digital. Espera-se ver mais inovação nessa área por parte da Nintendo. Para o nosso dinheiro, demos adicionais e o desenvolvimento do Gerenciamento de Direitos Digitais (DRM) para estes títulos seria um longo caminho.

  • Para muitas pessoas, sistemas portáteis não precisariam ser assim

dsi-xl_1 Pode ser contraintuitivo, mas na realidade muitas pessoas não levam seus consoles portáteis para qualquer lugar. A tela do Nintendo DS oferece uma interface de uso fácil, os jogos são diferentes dos que você pode achar nos consoles maiores, e o sistema é popular tanto entre as crianças mais novas quanto nas maiores, assim como entre os jogadores experientes.

Qual é a nossa questão? Muitos jogadores apenas usam seus Nintendo DS em casa – na cama, na frente da TV enquanto seus pais ou esposa assistem alguma coisa na qual eles não estão interessados. O DSi XL é grande, o que significa que ele não caberá facilmente no seu bolso, mas isso é ruim? Quando os jogadores estão realmente usando seus sistemas portáteis em casa, como fariam com um console comum, uma tela maior se torna um ponto de venda. O sistema ainda é pequeno o bastante para caber na mesa de cabeceira, e isso pode ser o suficiente.

  • Hey, por que não?

Esta é a mais cínica razão para o console se tornar um grande sucesso: a Nintendo já cometeu um sério erro nesta geração. Nós misturamos previsões sobre o DSi original quando ele foi lançado, mas o sistema ajudou a Nintendo a ser um recorde de vendas no último Natal. O Nintendo DS vendeu cerca de 3,3 milhões de unidades em dezembro de 2009.

Por 190 dólares, a margem do DSi XL deve ser impressionante e até agora a Nintendo tem tido grande sucesso divulgando seu produto. Por que não parar e ver o que o consumidor irá tolerar em termos de preço? É cansativo perceber o ceticismo da Nintendo, apenas observando se as vendas superam a de seus competidores mês após mês, ano após ano.


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Eu acho que posso resumir todo esse texto em apenas uma frase: o DSi XL vai ser sucesso e vale a pena comprar ele porque ele é da Nintendo, então é qualidade certa!:D

    Mesmo assim valeu Bruna, ótimo texto! Mas não vou comprar o DSi XL porque eu ainda gosto muito do meu DS. E se for pra substitui-lo, será pelo DS2!:D

    ResponderExcluir
  2. Idem ao Mark... Eu tenho um Lite e não estou pensando em troca-lo tão já... To aguardando o DS2... Se é que os rumores estão certos...

    Mas, mesmo assim, gostei da sua tradução. Minha opinião é de que vai vender muito sim, mesmo porque tem sido MTO falado por ai... ^_^

    Nintendo lovers...rs :X

    ResponderExcluir
  3. O DS2 definitivamente não está perto de ser lançado.
    A nova geração de Pokémon vai ser pra DS ainda..

    Mas se eu fosse as pessoas que já compraram o DS/Lite eu só compraria um DSi se saísse um dos jogos top exclusivo pra ele..

    ResponderExcluir
  4. Lite, i ou XL, qualquer um para mim seria bom!
    Snift! :((

    ResponderExcluir
  5. Essa versão do DS só serve pra completar "o ciclo"!!!

    ResponderExcluir
  6. O estranho é algo abordado no próprio texto.Por que será que muitas pessoas ainda utilizam seus consoles portáteis EM CASA?Na minha infância com meu GB,eu tbn não gostava de levá-lo pra escola ou outro lugar!Esses dias eu me enfezei com o metro que não andava e comecei a jogar meu PSP.Antes de sair na minha estação,ficou todo mundo me olhando como um leproso.Orra,vai tê preconceito assim na china!!!

    ResponderExcluir
  7. Por que será que muitas pessoas ainda utilizam seus consoles portáteis em casa?
    Têm muitos motivos diferentes..

    http://forum.nintendoblast.com.br/wii-e-ds-f1/portateis-sao-realmente-moveis-t503.htm

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google