Blast Battle

Blast Battle: Street Fighter VS Mortal Kombat

Senhoras e senhores. Chegou o momento mais aguardado da história dos jogos de luta! Duas franquias históricas dos jogos de luta irão se d... (por Rafael Rocha em 16/03/2010, via Nintendo Blast)

Senhoras e senhores. Chegou o momento mais aguardado da história dos jogos de luta! Duas franquias históricas dos jogos de luta irão se degladiar neste Blast Battle de hoje, e o duelo será entre…

blastbattle 

Enquanto não sai um jogo com um crossover entre esses dois gigantes dos jogos de luta (até Mario e Sonic se encontraram em Super Smash Bros. Brawl), vamos comparar as forças das duas séries. E que comece o primeiro round!

  • Round 1 – Enredo

b1

Street Fighter ataca com uma história aonde o jovem Ryu vai para vários lugares do mundo, em busca do lutador mais forte, e assim, se superar. No meio dessa trajetória, vários perigos surgem no caminho, vários personagens surgem, vilões, mas a mesma fórmula se repete em, praticamente, todos os jogos da série, embora os personagens tenham suas próprias tramas.

Porém, Mortal Kombat revida com um vasto enredo que veio se moldando a cada jogo lançado. Mais mórbido, mais sombrio, e mais sinistro que seu oponente. O ambiente em Mortal Kombat não envolve simplesmente uma guerra entre lutadores de países, e sim uma guerra de mundos. Isso sem falar das reviravoltas que acontecem no decorrer da série, e que já servem de ponte para os jogos posteriores.

v1

Street Fighter 0 X 1 Mortal Kombat

  • Round 2 – Os jogos

b2

Tanto Street Fighter quanto Mortal Kombat possuem uma vasta lista de jogos em suas respectivas séries, e o sucesso de ambas começou na segunda versão (Street Fighter II e Mortal Kombat II). Mas Street Fighter mostra mais experiência na área dos jogos “spin-offs”, aonde vários personagens da franquia da Capcom, caiu na porrada com personagens da Marvel e da SNK.

Quanto a Mortal Kombat… Bem, enquanto Street Fighter arrebenta com o mais recente Street Fighter 4, o último lançamento de Mortal Kombat foi aquele crossover bisonho com os personagens da DC Comics. É, esse último lançamento foi digno de se levar um Shoryuken no queixo, e foi o que aconteceu. Perdendo para Street Fighter no quesito “variedade”, e pelo seu último lançamento que deixou a desejar.

v2

 Street Fighter 1 X 1 Mortal Kombat

  • Round 3 – Personagens

b3

Ambas as séries possuem um amplo exército de personagens à disposição, que surgiram no decorrer dos jogos. E também há personagens memoráveis dos dois jogos. Do lado do Street Fighter temos Ryu e Ken com seus Hadoukens e Shoryukens, Blanka e seu “choquinho”, Chun-li e seu golpe helicóptero que deixam alguns jogadores “na intenção”, Guile e seu topete descolado com o seu golpe, vulgarmente chamado de “Aléqui Full”, além de Dhalsim, Bison, Vega, Sagat, e o temível Akuma.

Do outro lado, em Mortal Kombat temos personagens igualmente criativos como o Liu “Bruce Lee” Kang apelão, Sub-Zero e seus golpes congelantes, Scorpion e seu grito de guerra “GET OVER HERE!”, Kitana e seus leques cortantes e seu beijo fatal, o feiticeiro Shang Tsung, que se transforma em qualquer um, e o Goro, o fortão de quatro braços, que acaba sendo muito mais difícil que o chefão final. E isso é apenas uma palinha do vasto elenco que se fez presente nesta série, como Kano, Cyrax, Nightwolf, Shao Kahn, e Mileena.

As forças das duas franquias na quantidade e criatividade nos personagens são tão fortes que ficou difícil de decidir qual das séries tem os personagens mais marcantes, então acabou dando em Double KO! (???)

v3

 Street Fighter 2 X 2 Mortal Kombat

 

Round 4 – Originalidade

b4

Era para ser um duelo de três rounds, assim como nos jogos, mas como no round anterior deu um empate, vamos para mais um round final. E desta vez TEM que sair um vencedor.

É fato que Street Fighter é um bom jogo, e surgiu antes de seu rival. Mas Mortal Kombat levou o espírito de luta para um nível mais extremo: Mais violência, com sangue, sem dó e nem piedade. E a cada jogo o pessoal da Midway mostra mais ousadia, introduzindo novos conceitos, como o uso de armas, um modo Konquest para não ficar na monotonia de ficar só nas batalhas, e o principal: Os finalizadores! É Fatality, Babality, Animality, Friendship, Brutality, Hara-Kiri, e até Fatality personalizado, para humilhar o seu oponente.

E com tantas inovações que Mortal Kombat traz para a sua jogabilidade, a cada lançamento, fãs de Street Fighter, que me perdoem, mas desta vez quem leva essa é o Mortal Kombat. Finish him!

 

v4

 Street Fighter 2 X 3 Mortal Kombat

Depois dessa, nem preciso dizer quem é o vencedor, não é?

Foi uma batalha épica, cheia de porrada, soco, chute, sangue, e rolou até Fatality para o delírio do público! Quem será o próximo a desafiar o campeão deste Blast Battle? Alguém arrisca um palpite aí?


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Concordo. Mas os ultimos MK realmente tem sido um anus.

    ResponderExcluir
  2. eh, se comparar soh a qualidade de todos os jogos da série, Street ganhava de lavada, mas gostei da comparação, apesar de q se vc ver, street fighter nunca iria ter esses esquemas de fatalitys, pq eh street fighter, luta de rua

    ResponderExcluir
  3. Eu discordo meio que totalmente desse Blast Battle.

    Street Fighter é um game de luta muito mais original, importante e evoluiu muito melhor com o tempo. A jogabilidade de SF sempre foi mais densa e mais desafiadora. Os personagens de SF tem uma história mais apurada, são mais carismáticos e diferenciados. Por fim, SF foi responsável pela criação do que entendemos ser um game de luta nos dias de hoje.

    Pra mim MK come poeira legal.

    ResponderExcluir
  4. Aff, nada a ver essa comparação, e pior dizer que MK vence?
    MK praticamente morreu no 2, talvez Ultimate para alguns... SF, sempre esteve bem, deu até umas cambaleadas em alguns games mais recentes... mas se pegar o SF4 e ainda o SSF4 que está chegando... todo mundo aqui leva hadouken ^^...

    E olha que comento isso embora minha série preferida é KOF.

    ResponderExcluir
  5. Hehe, esse jogo tem sido sonho de muitos faz um tempo. um dia... Um dia....

    ResponderExcluir
  6. Adorava usar, ou a apelação Sub Zero ( congela, dragon punch, congela, dragon punch ) ou a apelação Liu Kang ( voadora, rasteira, voadora, rasteira ) além de algumas outras, mas tambem jogava a sério de vez em quando!:D

    É difícil dizer o que era mais honroso, se era finalizer Mortal Kombat no Very Hard, ou Street Fighter na estrela 8!:D

    Mas atualmente Mortal kombat anda decepcionando um poouco, por isso fico com Street Fighter, que ainda lança jogos bons!:D

    ResponderExcluir
  7. acho que era pra ser "Street Fighter 1 X 4 Mortal Kombat"
    os personagens de MK ´são melhores que os do SF

    ResponderExcluir
  8. Ah!!! A eterna batalha entre SF e MK!!! Bem, não tão eterna assim, jah q, nos últimos anos SF vem dando uma surra MK (não preciso citar o ocorrida com a Midway, preciso???).

    Mas na época em q os 2 eram as principais séries de luta dos Arcades e dos consoles, escolher um entre os 2 era realmente difícil!!!!

    Mas, desde essa época, eu sempre preferi SF!!!

    ResponderExcluir
  9. nossa mk humilha muito o sf nem sangue tem manolo

    ResponderExcluir
  10. @pro nahurata games BR po é o estilo do street fighter q tem muitas mais coisas legais da serie ate um anime.alais nao estamos falando de fps ou resisdent evil pra comparar sangue mano.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google