Blast from Japan

Blast from Japan: Inazuma Eleven (DS)

Desenvolvido pela famosa produtora de RPGs, a Level-5, Inazuma Eleven é um RPG cujo tema central é o esporte mais popular do mundo: o fu... (por Ricardo em 02/03/2010, via Nintendo Blast)

04wn2 ORIGINAL

943160_20071016_790screen012Desenvolvido pela famosa produtora de RPGs, a Level-5, Inazuma Eleven é um RPG cujo tema central é o esporte mais popular do mundo: o futebol. Você joga como Mamoru Endou, o capitão da equipe de futebol júnior do colégio. Nem tudo está bem com Endou e seus companheiros, porque todos estão com baixa autoestima e a equipe não acredita ser capaz de encarar o seu próximo jogo. Até que um dia Shuya Gouenji, conhecido como o fenômeno do futebol júnior, é transferido para a escola de Endou. Essa era a grande chance que a equipe precisava: Endou convence Gouenji a mais uma vez entrar em campo, ao que o time se prepara para um jogo contra o Imperial Junior High, a sua escola rival.

Inamuza Eleven apresenta um modo aventura repleto de eventos que acontecem na sua escola e em torno da cidade. Ao que você explora as áreas da escola e da cidade, uma de suas responsabilidades é a de recrutar novos jogadores, que podem então se unir à sua equipe. Imagine só: mais de mil personagens do jogo são recrutáveis, cada um com suas habilidades únicas, e você certamente vai querer fazer um bom uso delas. Mas antes, é claro, você precisa convencer o personagem a entrar no time...

Durante as partidas de futebol, você tem total controle sobre a sua equipe. Com a stylus, você comanda todo o jogo, desde passes e dribles às ações estratégicas da partida. Você pode criar comandos sequenciados para aumentar a sua vantagem competitiva no jogo. Inazuma Eleven ainda tem suporte à rede sem frio, permitindo assim que você e mais pessoas se enfrentem uns contra os outros ou realizem o comércio de jogadores.

RPG + Futebol = Must-have

O clássico futebol com elementos de RPG é uma das combinações mais geniais que eu já vi no Nintendo DS. Inazuma Eleven foi desenvolvido pela grande Level-5, a mesma de Professor Layton e Dragon Quest IX, e traz consigo os traços da animação japonesa bem característicos dos jogos da produtora. O sucesso de Inazuma Eleven se expandiu dos videogames para a televisão, numa série de anime que inclusive já teve a sua exibição confirmada no território brasileiro, para meados de maio desse ano. Contudo, ainda que o Japão já tenha recebido uma nova sequência da série, nenhum dos games teve o seu lançamento em qualquer lugar do Ocidente.

943160_20071016_790screen015 943160_20071016_790screen010 943160_20071016_790screen011 943160_20071016_790screen014

Uma das fórmulas de sucesso do jogo certamente é o grande carisma do protagonista do jogo. Endou Mamoru é um goleiro muito talentoso e neto de um dos maiores goleiros do Japão, que morreu antes que ele nascesse. Mesmo que as suas habilidades sejam realmente incríveis, a sua carece de um bom clube de futebol. Os seis membros que já compõem o time não parecem muito entusiasmados em continuar jogando. A sua perspectiva não poderia ser pior: com uma equipe desmotivada e desfalques no time, como será possível enfrentar qualquer outro colégio que seja? Mas com a vinda de Gouenji à cidade, o jovem goleiro se sente determinado a encontrar e recrutar novos membros para a sua equipe de futebol. Conforme dissemos, há cerca de mil personagens com habilidades diferentes à sua escola – uma boa combinação com certeza será determinante para o sucesso do seu time. 

943160_20071016_790screen006 943160_20071016_790screen003 943160_20071016_790screen004 

Inazuma Eleven se divide em duas partes: uma se assemelha muito a um tradicional jogo de RPG, com diversos lugares que Endou e sua equipe podem explorar a fim de obter novos itens, enfrentar outros jogadores em disputas ou para avançar ainda mais na história. A grande maioria dos objetivos desta parte são indicadas por uma seta roxa. A segunda parte são os jogos de futebol em sim: usando a stylus, você pode movimentar o seu time contra o adversário. Durante o jogo, você pode usar uma habilidade de um membro de sua equipe, e realizar os diversos comandos clássicos de um jogo de futebol. O resultado em 943160_20071016_790screen005campo vai ser determinado por cada uma das competências dos seus jogadores, a afinidade que eles têm entre si para os passes, e como as ações são bem executadas. Fazer uso da estratégia aqui é fundamental – afinal, mesmo que as ações sequenciadas exijam habilidades dos seus personagens, elas são a direção certa para a vitória.

A boa recepção do game ajudou nos bons números de vendas no Japão. Inazuma Eleven obteve a pontuação 36 na Revista Famitsu (de um total máximo de 40). Para o meio do ano, está confirmado o lançamento de Inazuma Eleven 3, ao passo que uma versão para console de mesa está em desenvolvimento.

E o Ocidente?

A Level-5 de fato tem planos de levar o jogo para a Europa, mas nada sobre a América do Norte foi comentado oficialmente. Vamos torcer para que a recepção do game no velho continente seja boa o bastante para entusiasmar a developer a trazer o jogo para a América.


Ricardo tem 19 anos, é estudante de Administração, mora em Curitiba e ama tanto música pop que decidiu dedicar o seu tempo livre para a criação de um blog só sobre o assunto! Vícios atuais: Ladyhawke, Ke$ha, Little Boots, La Roux, VV Brown, Frankmusik e Dan Black. Sua cor preferida é lilás e seu filme preferido é O Poderoso Chefão.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Acho que é o jogo de futebol mais criativo e original que ja vi!:D

    É a primeira vez que vejo um RPG de futebol e ainda com uma jogabilidade tão única! Com certeza é um exelente jogo, ainda mais pra quem é um fã de futebol. Compra certa!:D

    Tomara que ele chegue aqui no Brasil ( de preferência vindo direto pra América do Sul, pois la no Norte só querem saber de futebol americano idiota e sem sentido:-L )

    Valeu Ricardo! Ótimo texto!

    ResponderExcluir
  2. Fiquei sabendo q a Rede TV comprou os direitos de transmissão do anime baseado nesse jogo (ou seria do anime q inspirou esse jogo???)!!!

    Espero q chegue aki no Brasil!!!^^

    ResponderExcluir
  3. se chegar aqui quanto custara

    ResponderExcluir
  4. o game foi feito apartr do anime

    ResponderExcluir
  5. Quero os comandos:Por exemplo
    B serve pra chutar
    é so um exemplo tá?
    Por favor dem a resposta o mais rápido possível
    Thank you

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google