Blast from the Past

Blast from the Past: DuckTales (NES)

No Top 10 sobre jogos inesquecíveis Disney , citei diversos games, colocando em primeiro lugar DuckTales. Este game foi baseado em um de... (por Fabiano Naspolini em 13/03/2010, via Nintendo Blast)

ducktalescapa No Top 10 sobre jogos inesquecíveis Disney, citei diversos games, colocando em primeiro lugar DuckTales. Este game foi baseado em um desenho animado de mesmo nome na década de 80. A história contava as aventuras de Tio Patinhas e seus amigos em busca de tesouros e correndo muitos perigos. A série de animação fez tanto sucesso que rendeu dois games ao nintendinho. Não foi à toa que a Nintendo Power o classificou como o 13º melhor jogo deste console. Então prepare as suas malas, pois a viagem hoje é em um game com os caçadores de aventura!

  • Em busca de tesouros e aventuras

 menufases lua3 himalaia

DuckTales foi um jogo lançado em 1989 pela Capcom. Era um jogo de ação/Plataforma. Quando abre a primeira tela do game, você já se depara com a trilha sonora da abertura do desenho animado. O jogador pode optar pela dificuldade desejada: fácil, médio e difícil. Ao começar o game, aparece o Tio Patinhas sentado em um grande computador com vários destinos e tesouros.

ultimochefao Neste jogo, há 5 ambientes: Amazônia, Transilvânia, Himalaia, Mina Africana e a Lua. Cada um deles, reserva um tesouro, após enfrentar cada chefe. A escolha por qual lugar ir fica de acordo com a vontade do jogador. O único impedimento é na Mina Africana onde, para passar pela porta chaveada, é preciso buscar uma chave escondida na Transilvânia. Mas só. Aliás… este tipo de dinâmica de idas e voltas depois foi o que deu inspiração ao Quackshot, um jogo do Pato Donald de viagens à DuckTales famoso do Mega Drive. Há também uma fase final (6ª) onde você volta à Transilvânia para um novo tesouro e um novo chefão.

amazonia Dentre as armas, Tio Patinhas utiliza o seu cajado o qual serve para golpear objetos como um taco de golpe (encostar em algo e apertar B). Além disto, pode servir como pula-pula (pular e apertar B + direcional para baixo) para pulos altos ou matar inimigos pelo caminho.

Ao longo das fases, havia a possibilidade de fazer uma rota diferente para chegar ao mesmo destino. Na Amazônia, você pode ir pela superfície enfrentando macacos, abelhas e cobras ou pelo subterrâneo, vencendo aranhas gigantes, por exemplo. Isto dá mais flexibilidade ainda ao jogador, permitindo exploração. Como o jogo é sobre os caçadores de aventura, nada mais justo.

  • Uma viagem ao mundo com grandes amigos e inimigos

boeing prof_pardal irmaosmetralha

Ao longo das fases, você pode contar com a ajuda dos mais diversos amigos de Tio Patinhas. Dentre a lista, temos:

  • Huguinho, Zezinho, Luizinho e Patrícia: servem para dar dicas ao longo do jogo, mas também para restringir áreas que o Tio Patinhas ainda não pode passar;
  • robopato Robô Pato: aparece para explodir uma parede aberta na fase da Lua. Isto será possível quando o Tio Patinhas conseguir encontrar o controle remoto;
  • Capitão Boeing: ele só não é encontrado na Transilvânia. Serve para fugir daquela fase em que se encontra e voltar à Patópolis. Dependendo, ele pode te levar ao Bônus especial do…
  • bubbaProfessor Pardal: bônus onde lança diamantes que devem ser catados pelo Tio Patinhas;
  • Madame Patilda: aparece em alguns lugares, lançando tortas para regenerar a energia do Tio Patinhas;
  • Bubba: está congelado no Himalaia. Ao liberar da prisão de gelo, ele lhe dá um slot de energia extra.

Além de amigos, temos também os inimigos do jogo. Alguns famosos, outros nem tanto:

bosstransilvania DTALES1-17  bosslua

  • Maga Patológica: o chefão da primeira batalha na Transilvânia (pois no final, você volta lá para enfrentar um vampiro pato). Ela alterna entre as formas de pata e abutre;
  • Irmãos Metralha: aparecem ocasionalmente no jogo, guardando passagens ou fazendo sobrinhos do Tio Patinhas como prisioneiros;
  • bosshimalaia Rato: chefão da Lua. É rápido e dá golpes rápidos;
  • Homem das Neves: chefão do Himalaia. Provoca chuva de neves;
  • Monumento da Amazônia: chefão da Amazônia. Uma estátua com vida que provoca terremotos;
  • Rei das Minas: uma espécie de lesma rapidinha que gira por todo o cenário para acertar o Tio Patinhas;
  • mackmoneyVampiro Pato: ele é o chefão após o Tio Patinhas ter encontrado todos os tesouros. Assim, ele é avisado sobre mais um na Transilvânia e tem de enfrentá-lo para consegui-lo. Mas… ele acaba o tendo que disputar depois, em uma escalada para quem chegar primeiro com…
  • Pão Duro Mac Mônei: aparece no final do jogo, disputando um tesouro com o Tio Patinhas.

O repertório de personagens foi bem diversificado e agradou bastante os fãs. Também manteve a coerência com o desenho, além de permitir uma história não-linear, um dos fatores de sucesso deste jogo.

  • Passagens secretas como um verdadeiro explorador

DTALES1-8 DTALES1-2  jornaltiopatinhas    

Um diferencial forte de DuckTales foram as passagens secretas. E são muitas! Basta perceber aquela tela que anda mais do que devia e lá se encontra uma passagem secreta. Paredes falsas, espelhos com passagens secretas, lugares com cordinhas quase imperceptíveis que, escalando-as, levam a outros lugares, enfim… permite a exploração. Este é um fator muito coerente com a caça aos tesouros que é DuckTales.

Existem também dois tesouros extras que estão em duas fases: Lua e Minas Africanas. Pegando-os, mais dinheiro para a fortuna do Tio Patinhas. Outros tesouros extras se dão se você fecha o jogo com pelo menos $10,000,000 de grana. Aí aparece um novo jornal, divulgando as descobertas de Tio Patinhas sobre este novos tesouros.

  • Um grande jogo da era NES

fimjogo DuckTales é completo: tem diversos personagens, cenários que permitem exploração e caminhos diferentes a serem percorridos, passagens secretas, roteiro não-linear, final extra a ser liberado. São tantas variáveis positivas que, para um jogo de NES, é fantástico ver como ele foi bem trabalhado.

Em termos de dificuldade, se você quer realmente um desafio, jogue no modo difícil, pois em outros modos acho fácil de fechar. Vale a pena!

ducktalesopening DuckTales foi um jogo Disney que deu muito certo! A Capcom, já vencedora em diversos jogos na época,(basta citar a série Megaman) trabalhou muito bem neste game. Tanto que se percebe bastante influência na qualidade gráfica e dinâmica do game. Apesar do preconceito que existe com jogos baseados em filmes ou desenhos, DuckTales inovou. Trouxe um game pequeno para ser fechado, mas cheio de possibilidades e explorações. Realmente um grande jogo a ser apreciado por todos os fãs do NES e de DuckTales! Nostalgia total.


Fabiano Naspolini de Oliveira possui formação em Tecnologia em Análise de Desenvolvimento de Sistemas (UDESC), escritor, empresário e game designer da "Céu Games" ( http://www.ceugames.com ). Apaixonado por escrita e jogos eletrônicos desde novo, acompanha a indústria de games e tem como preferência a Nintendo. Jogou nos videogames NES, SNES, N64, Game Cube, Wii, Gameboy Color e Nintendo DS (atual que possui). Gosta muito de RPG, mas acompanha/joga outros gêneros também.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. bela matéria e que jogaço neh!!!

    ResponderExcluir
  2. Com certeza um belo jogo!:D

    ResponderExcluir
  3. Fantástica análise! Parabéns

    Continue escrevendo análise de jogos do NES!

    ResponderExcluir
  4. Nunca joguei o jogo (comecei a jogar num SNES :D) mas adorava o desenho!!!^^

    ResponderExcluir
  5. Bela matéria e que jogaço neh!!! (2)

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google