Developers: Will Wright

Se você gosta de The Sims, Spore ou SimCity, agradeça a este homem: Willian Wright. Ele nasceu em 20 de janeiro de 1960 em Atlanta, Geórgia.... (por Fabiano Naspolini em 15/03/2010, via Nintendo Blast)

will_wrightSe você gosta de The Sims, Spore ou SimCity, agradeça a este homem: Willian Wright. Ele nasceu em 20 de janeiro de 1960 em Atlanta, Geórgia. Ele é game designer e co-fundador da Maxis, empresa que hoje é parte da Eletronic Arts e formada por Will e Jeff Braun. Estudou em Louisiana State University, transferindo-se dois anos depois para Louisiana Tech. Cursou arquitetura, depois engenharia mecânica, mas acabou mesmo caindo na área de computadores e robótica. Destacava-se nos assuntos de arquitetura, economia, engenharia mecânica, além de história militar. Depois, em 1980, Will passou para a New School em Manhattan e a seguir Baton Rouge. Foram cinco anos de faculdade e nenhum diploma. Casou-se e descobriu que os games estavam tomando muito do seu tempo. Estava aí uma carreira que poderia seguir.

Com isto, ele decidiu se aventurar a fazer o primeiro jogo: Raid on Bungeling Bay (1985) para o Commodore 64. Ele começou a perceber que se divertia muito mais neste jogo editando os níveis dele do que o game em si. Esta percepção foi a responsável pelo surgimento de SimCity, jogo que lhe deu ascensão na indústria dos games, trazendo diversas continuações.

sporeds O próximo sucesso de Will Wright seria The Sims, considerado o melhor jogo para PC mais vendido de 2009. Logo em seguida, veio Spore, fortemente baseado na evolução dos seres vivos e progresso científico. Não foi tão fácil convencer a indústria sobre os seus jogos de simulação, mas, quando perceberam o potencial que Will Wright queria explorar nos games, foi um sucesso imediato.

Atualmente, saiu da Eletronic Arts para cuidar do seu antigo projeto: o estúdio Stupid Fun Club. O objetivo deste novo trabalho é desenvolver novas propriedades intelectuais para serem lançadas em diversas plataformas (televisão, videogame, internet…).

  • Games em que Will Wright trabalhou:

  • 1985 - Raid on Bungeling Bay (NES e PC)
  • 1989 - SimCity (SNES e PC)
  • 1991 - SimAnt (PC e SNES)
  • 1992 - SimEarth (PC e SNES)
  • 1992 - SimLife (PC)
  • 1994 - SimCity 2000 (PC, Playstation, N64, GBA, PSN)
  • 1996 - SimCopter (PC)
  • 1999 - SimCity 3000 (PC)
  • 2000 - The Sims (PC, Playstation 2, Xbox, GameCube)
  • 2008 - Spore (PC, NDS e Móvel)

Fabiano Naspolini de Oliveira possui formação em Tecnologia em Análise de Desenvolvimento de Sistemas (UDESC), escritor, empresário e game designer da "Céu Games" ( http://www.ceugames.com ). Apaixonado por escrita e jogos eletrônicos desde novo, acompanha a indústria de games e tem como preferência a Nintendo. Jogou nos videogames NES, SNES, N64, Game Cube, Wii, Gameboy Color e Nintendo DS (atual que possui). Gosta muito de RPG, mas acompanha/joga outros gêneros também.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. spore de ds é um lixo comparado ao do pc mas o will wright continua sendo um genio !

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google