Discussão

Discussão: Realmente precisamos de um DS2?

Houveram muitos rumores sobre o lançamento de um sucessor do Nintendo DS nos últimos meses, principalmente depois de Shigeru Miyamoto af... (por Pablo Pirata em 14/03/2010, via Nintendo Blast)

nintendo_ds2

Houveram muitos rumores sobre o lançamento de um sucessor do Nintendo DS nos últimos meses, principalmente depois de Shigeru Miyamoto afirmar que a Nintendo está trabalhando em um novo hardware. Os rumores diziam que o novo console seria revelado na Media Summit, e até foi lançado, apenas não era o que esperávamos: o hardware que foi lançado foi o DSi XL. Muitos fãs da Nintendo  ainda aguardam ansiosos pelo suposto novo portátil. Mas a questão é: realmente precisamos de um portátil novo? Muitos podem achar que sim, mas vamos tentar entender melhor o que temos em nossas mãos.
O Nintendo DS foi lançado em 2004 e é a geração de portátil que mais durou desde o Game Boy Classic. O Nintendo DS vendeu cerca de 125.000.000 de unidades pelo mundo e pode ser encontrado nas versões Classic e Lite. Vocês devem estar se perguntando porque eu não citei o Nintendo DSi como uma versão do Nintendo DS. Bom, é quase certo afirmar que o Nintendo DSi é um console novo, e irei falar um pouco sobre isso. NintendoDSi-4

Lembram do velho Game Boy Advance e como ele tinha a capacidade de rodar jogos de Game Boy e Game Boy Color? Sim, essa capácidade se tornou popular e vemos hoje em dia nos novos consoles, mas para fazer um console rodar os jogos de seus precessores não é uma coisa tão simples como parece, pois para isso era  necessário a ativação do “Compatibility Mode”, traduzindo ao pé da letra: Modo de Compatibilidade. Nesse modo, o console faz uma espécie de   “underclock” em  seu sistema para criar um ambiente emulavel para seu precessor. É como se ele realmente se “convertesse” para o console antigo. Um bom exemplo disso é o fato do Wii não conseguir salvar jogos de Game Cube em sua memória interna. É agora que o Nintendo DSi entra na história: Para rodar jogos de Nintendo DS Classic/Lite, o Nintendo DSi precisa entrar em Modo de Compatibilidade.

Exatamente. Por incrível que pareça, a Nintendo lançou portátil com potencial de ser o sucessor do Nintendo DS, mas ela continua o tratando como apenas um modelo novo do Nintendo DS. O grande problema do potencial do Nintendo DSi é não ser utilizado, então porque um portátil novo? Basta a Nintendo e as outras empresas começarem a trabalhar mais em cima do Nintendo DSi, criando jogos com modos especiais apenas disponíveis para Nintendo DSi, ou até mesmo jogos exclusivos para ele. Fazendo isso, os usuários de Nintendo DS começaram a despertar interesse em migrar para o Nintendo DSi, mesmo que seja por um curto período de tempo, eles deveriam aproveitar esse poder oculto do Nintendo DSi. Existem poucos jogos que utilizam as funções do Nintendo DSi e apenas um deles é exlusivo, o Monster Finder.

O Nintendo DSi trabalha com assinaturas digitais para identificar os jogos de Nintendo DS, ele possui uma lista com todos os jogos lançados para Nintendo DS em seu banco de dados, e somente esses jogos podem ser jogados no Nintendo DSi, por isso não é possível rodar Flash Cards como o R4 no Nintendo DSi, e, osnintendo_dsi_1 poucos que rodam simulam a assinatura digital de um jogo original. Você deve estar pensando "então como todas as semanas saem jogos novos para DS e rodam perfeitamente no meu DSi?". Bom, todos os novos jogos lançados tem uma nova assinatura digital, reconhecida tanto pelo Nintendo DS quanto pelo Nintendo DSi, então podemos dizer que todo lançamento para Nintendo DS é um jogo especialmente para Nintendo DSi em potencial. Ou seja: Não é tão complicado criar um jogo para o Nintendo DSi, então qual é o problema? É realmente difícil de entender essa falta de aproveitamento do Nintendo DSi, que já teve seu lançamento a mais de um ano. Infelizmente, não é a primeira vez que a Nintendo faz isso, eu lembro da época do lançamento do Game Boy Advance, uma de suas vantagens era poder acessar a internet através de um acessório, mas eu nunca vi um jogo utilizando tal acessório. Mais um exemplo disso foi a declaração de Satoru Iwata sobre o poder do Game Cube rodar jogos 3D.

Não precisamos de um console novo, precisamos apenas aproveitar o que já temos, e isso esta nas mãos dos desenvolvedores, ao incluir funções atraentes apenas disponíveis no Nintendo DSi para atrair usuários. Mas nem tudo esta perdido, existem empresas fazendo um trabalho excelente para o Nintendo DSi, como a Majesco e o incrível Ghostwire: Link to the Paranormal e também a  Nintendo que acabou de lançar o DSi XL e anunciar um novo jogo de Pokémon no final do ano. Muitos estão esperando pelo lançamento de um portátil novo Ghostwire_DSi-A_Different_Gamejunto com o novo Pokémon, mas quem sabe não veremos apenas um jogo novo de Pokémon com funções exclusivas para o Nintendo DSi? Tudo isso está em nossas mãos, ao mostrar um grande interesse no Nintendo DSi e não deixar o número de vendas cair, despertando o interesse dos desenvolvedores. Agora eu te pergunto novamente: realmente precisamos de um console novo?

Quer participar da discussão?

Dê sua opinião no nosso tópico sobre o assunto


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google