A revolução nas mãos da Nintendo

De 2005 até o final de 2006, sob o nome Revolution, o Nintendo Wii trouxe uma mudança de hábitos fundamental para entender games na atualid... (por Pedro Zambarda em 06/03/2010, via Nintendo Blast)


De 2005 até o final de 2006, sob o nome Revolution, o Nintendo Wii trouxe uma mudança de hábitos fundamental para entender games na atualidade. Não vieram gráficos inovadores, mas sim, novamente, os games característicos dos nintendistas e o Wii Mote, que difundiu o controle interativo nos jogos e despontou nas vendas. Esse desempenho acabou atraindo até pessoas fora dos eletrônicos, mas interessadas em imersão virtual.

Socialmente, isso é mais uma revolução nos games. Segundo dados da Online Education, do começo deste ano, o Wii suplantou o Playstation 2 no topo dos games e seus jogos são sucesso ao lado softwares de máquinas consolidadas, como o Pokémon do Game Boy e os primeiros Marios. Jogos inclusos no console, como o Wii Sports, traduziram rapidamente o conceito do videogame, que foi comprado até por consumidores de concorrentes, como a Microsoft e a Sony. No entanto, ainda parece que a qualidade gráfica menor, que usa DVDs comuns, torna um videogame inferior, um brinquedo para os aficcionados da área.

Em outro contexto, o Nintendo 64 fez em 1996 essa revolução gráfica, apesar do concorrente facilmente assimilado pelo mercado que foi o primeiro Playstation. Essa experiência, ao lado do Super NES que liderou os 16 bits e criou muitos dos adultos que ainda curtem games hoje, atesta que a grande revolução da Big N, que esperamos desde o Gamecube, não veio com o Wii. Mas ela tem o cenário perfeito para a próxima geração.

Xbox360 terá seu Projeto Natal, que trará a interatividade do Wii Mote para o corpo. O Playstation 3 ainda tem problemas de aceitação de seu robusto hardware, com poucas empresas desenvolvendo jogos para sua plataforma, além do alto custo. O Wii manterá seus bons dados, mas dificilmente irá crescer. A oportunidade está na próxima geração, com um hardware mais completo aceito pelos compradores, além da proposta interativa difundida na cultura gamer.

Big N pode mandar bem em menos de 5 anos. Os que não gostaram da proposta do Wii, que não se sentem confortáveis com os novos jogadores da marca e seus novos ídolos, podem desconfiar que a próxima máquina pode agradar gregos e troianos. Mesmo que a concorrência fortifique suas propostas, a Nintendo não costuma disperdiçar oportunidades, mesmo com algumas rejeições como o próprio Cube. Isso, mais os games portáteis, a mantém no topo do mercado, ao lado dos jogos de computador.

Jornalista, escritor, comunicador e blogueiro.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Tbm axo q o "Wii 2" irá ser o maior sucesso da Nintendo desde o... Wii atual!!! :))

    Só espero q ela faça como a Sony fez e mantenha o Wii vivo mesmo depois do lançamento do Wii 2!!!!

    ResponderExcluir
  2. É pr estar sempre um passo a frente que a Nintendo lidera o mercado dos games hoje!:D

    E, não sei porque, mas alguma coisa me diz que o Wii 2 está mais proximo do que imaginamos!:D

    E mesmo que não esteja, tenho certeza que a Nintendo vai mostrar sua arma contra o Project Natal!:D

    Estou ancioso pela E3!!!:D

    ResponderExcluir
  3. Boa materia!

    Mas pera lá, poucas empresas fazendo jogos para o PS3? Podem até ser em menor escala mas a qualidade dos jogos em comparação ao Wii é extrema! Melhor qualidade do que quantidade e nisso o wii perde de lavada para o ps3...

    ResponderExcluir
  4. Bom texto, mas discordo.
    A revolução é o Nintendo Wii e o DS, os dois são a verdadeira ruptura, não precisamos de gráficos novos e sim novas e melhores formas de gameplay e isso esses dois consoles ainda podem oferecer muito. O novo portátil deve vir primeiro, entre final de 2011 e 2012. O novo console da nintendo só em 2012 e bem no final.

    Os controles de movimento da concorrência mantém os erros das próprias empresas: há um foco absurdo no hardware esquecendo a plataforma e o software de lado. E não foi assim que a nintendo retomou o mercado. Outro ponto interessante é que elas esqueceram que o wiimote não é só a captura de movimento, mas o speaker, o pointer e a memória interna...

    Por fim, os jogos que saem no Play 3, tirando alguns multis, são o mais do mesmo feito de qualquer jeito com alguns gráficos interessantes, mas nunca eu joguei gráficos e desconheço alguém que faça isso.

    ResponderExcluir
  5. Camarada Moderado disse tudo. Antes de fazer um texto sobre revolução é bom saber primeiro o que isso significa.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google