Jogamos

Análise: Alice in Wonderland (Wii)

Eu sei o que você está pensando: "Ah, mais um jogo baseado em filme. Já sei que vão chutar o balde." Realmente, Alice in Wonderlan... (por Filipe Gatti em 03/04/2010, via Nintendo Blast)

Eu sei o que você está pensando: "Ah, mais um jogo baseado em filme. Já sei que vão chutar o balde." Realmente, Alice in Wonderland é baseado no filme de Tim Burton, que sairá em breve no Brasil, mas ele foge um pouco do baixo padrão de qualidade que vemos por aí. Para ser bem sincero, o trabalho realizado entre a Disney Interactive Studio e a desenvolvedora Francesa Etranges Libellules foi tão acima do esperado, que o título quase consegue me cativar e entrar na limitada lista de "jogos baseados em filme que não são ruins." Mas só quase.

A mesma turma de antigamente


Como dito anteriormente, o título foi inspirado na obra de Tim Burton que fala sobre a história de Alice mais velha, vários anos após sua primeira ida ao País das Maravilhas. Ela está fugindo de um homem que a pediu em casamento quando encontra com o Coelho Branco, responsável por levá-la de volta à toca. Curioso ou não, Alice não se lembra de ter ido àquele lugar quando mais jovem, o que dificulta um pouco o processo do Coelho Branco e Dormidongo provarem que aquela é a verdadeira Alice; e eles precisam dela o mais rápido possível, pois o mundo subterrâneo passou a ter vários problemas, que só podem ser solucionados pela Alice, claro.

Quem conhece a obra original vai se identificar com os personagens, uma boa parte está presente na história, e cinco deles são jogáveis: Coelho Branco, Dormidongo, Chapeleiro Maluco, Lebre de Março e o Gato Risonho. Sentindo falta de alguém em especial? Pois é, você não tem a oportunidade de jogar com a própria Alice em nenhum momento da trama, o que é provavelmente uma das maiores - senão a maior surpresa do jogo, que eu particularmente considero um ponto negativo e até mesmo decepcionante para alguns.

Puzzles divertidos, mas batalhas repetitivas


Alice in Wonderland traz uma mistura interessante entre o gênero de aventura linear e os vários puzzles apresentados nos mais diversos cenários, dando a impressão de renovar constantemente a experiência, pois você sempre faz as mesmas coisas, só que de formas diferentes. É bom lembrar que o título é voltado ao público infantil, então não espere por quebra-cabeças extremamente complexos.

Mas mesmo assim, os puzzles são divertidos, e usam das habilidades especiais de cada um dos personagens: o Coelho Branco controla o fluxo de tempo, a Lebre de Março usa da telecinesia para mover objetos, o Gato Risonho pode ficar e ver o que é invisível, o Dormidongo - que não tem habilidades especiais - é um exímio lutador, e o meu preferido, Chapeleiro Maluco, que tem o poder de controlar a perspectiva do cenário, abrindo novos caminhos e trilhas que antes não existiam. Num estilo semelhante ao Echochrome de PSP, você usa a habilidade de mudar a perspectiva juntando duas pontes previamente quebradas e transformando-as numa só, ou então reunindo um quadro com o cenário, criando uma nova casa para explorar.

Se os puzzles são bons, não posso dizer o mesmo sobre as batalhas. Apesar de todas as habilidades terem sua utilidade durante as lutas, elas são muito repetitivas e levam a ferro e fogo os conceitos básicos. Você luta em 90% do jogo contra o Exército de Cartas, e não demora muito para perceber que a melhor opção na hora das batalhas é o Dormidongo, especialista em lutas. Pronto, feito isso você só precisará ficar apertando o mesmo botão incessantemente até derrotar todos os inimigos. Ah, e não se preocupe se for vencido, temos que lembrar que esse é um jogo voltado ao público infantil, então você literalmente retorna no mesmo lugar onde foi derrotado com a vida cheia.

Visuais e comentários finais


Certamente uma das características mais proveitosas de todo o jogo são os gráficos. Esse é dos poucos títulos realmente impressionantes, ainda mais levando em consideração que não é um título da Nintendo, exigindo praticamente o máximo do hardware do Wii. A ambientação é bem animada e colorida, além de refletir com fidelidade o visual que foi passado por Tim Burton no filme. Há alguns detalhes óbvios como objetos que surgem em fade-in em momentos não muito precisos, mas esse é o tipo de coisa que permite que o jogo rode numa média de trinta quadros por segundo, chegando a atingir o pico de sessenta, o que é muito bom.

Não acredito que os vários puzzles divertidos e interessantes sejam amplamente afetados pelas maçantes batalhas repetitivas, afinal, deve-se levar em consideração o público foco que enfrentará os desafios. Apesar de não ser um grande destaque, Alice in Wonderland cumpre seu papel entregando uma aventura divertida, com personagens bem caracterizados, habilidades interessantes e gráficos muito bem trabalhados.
É um bom jogo, disso não tenho dúvidas, mas se você for um gamer hardcore, Alice in Wonderland não deve ser uma de suas prioridades.



  


Alice in Wonderland - Wii - Nota final: 7,5
Gráficos: 8,5 | Som: 7,0 | Jogabilidade: 7,0 | Diversão: 7,5

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Tô querendo jogar esse, hehehe

    Assim como o seu review, eu imaginei que não deveria ser um "must have" mas parece interessante!

    Valeu pelo review.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Essa curta lista de jogos de filmes que são bons, ou pelos menos que não sejam horríveis, eu incluo Senhor do Anéis, os primeiros.

    Mas acho que quase nenhum deixa de ser 'repetitivo' como algumas coisas desse Alice do Wii no seu post.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o jogo, terminei ele hoje e gostei muito dos gráficos e jogabilidade. Recomendo demais...

    ResponderExcluir
  4. Harry Potter half blood prince é um excelente jogo baseado em filme,foi o melhor que encontrei até hoje!

    ResponderExcluir
  5. Os controles co Wii são muito bem utilizados.
    Tô jogando também.

    ResponderExcluir
  6. Eu não consigo nem passar a a parte da arvore : ( alguem pode me ajudar ??

    ResponderExcluir
  7. eu ainda toh na fase da arvora e nao consigo passar de jeito nenhum!!!=[ se alguem souber pf me fala!!!

    ResponderExcluir
  8. eu não passar da fase daquele monstro peludo branco em que a gente tem que atirar pedras nele. Alguém pode me ajudar a dizer como pososo passar dessa fase? PF...Valeu!

    ResponderExcluir
  9. nao consigo passar da fase do urso branco, ja ta me irritando esse urso nao morre se alguem souber me ajudaaaaaaaaa!!!

    ResponderExcluir
  10. Estou no mesmo caso dos dois anteriores não consigo passar da fase do urso branco, ja atirei pedra ja elevei o pilar para ele bater a a cabeça mas ele não morre alguém puder me ajudar agradeço,.

    ResponderExcluir
  11. kkkkkkkk nao consegue matar o urso

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google