Fail

Fail: Star Fox 2 (SNES)

Depois do sucesso do primeiro Star Fox , que introduziu pela primeira vez os gráficos em 3D no Super Nintendo , através do chip Super ... (por Rafael Rocha em 06/04/2010, via Nintendo Blast)

SF2

Depois do sucesso do primeiro Star Fox, que introduziu pela primeira vez os gráficos em 3D no Super Nintendo, através do chip Super FX, a Nintendo e a Argonaut foram logo desenvolver uma das sequências mais promissoras na época, com direito a anúncios em revistas, imagens, e tudo mais. Só que… acabou sendo cancelada, deixando os fãs na mão! Mas aqui nessa coluna, você vai ver o que nós poderíamos desfrutar, se não fosse esse pequeno “furo”.

Andross voltou de suas cinzas estelares, e lança um ataque ao planeta Corneria com suas tropas. General Pepper, mais uma vez, pede ao time Star Fox para dar conta do meliante intergalático. O time agora é composto não apenas por Fox, Peppy, Slippy, e Falco, mas também com o lince Miyu, e a poodle Fay. E o melhor: Você poderia controlar qualquer um dos seis! Cada um deles com suas características próprias, em termos de perfomance, como a quantidade de energia, o tipo do tiro, a barra de turbo/freio, e até o design da nave varia um pouco. O jogador também podia recrutar outro para a aventura, para revezar entre as missões, caso precise de alguém com mais energia, ou com um poder de tiro maior, pro exemplo.

O jogo conta com uma perspectiva de jogo bem diferente de seu antecessor, sendo que o jogador deve proteger o planeta Corneria a todo custo, movendo sua Arwing em direção aos caças inimigos que se aproximam, mísseis lançados por bases inimigas instaladas em outros planetas, e algumas naves-mãe que aparecem ocasionalmente, para então passarem para um modo todo em 3D, ao estilo All-Range Mode (como é chamado no Star Fox 64), e derrubar os alvos em questão. O estilo de jogo não lembra algo que já vimos antes nesta mesma franquia? Sim, Star Fox Command herdou o estilo estratégico deste jogo, só que a única diferença fica por conta de que o cenário aqui é fixo, ou seja: Se passa em todo o Sistema Lylat.

Aqui também aparece pela primeira vez o time Star Wolf, para um confronto direto com o jogador, além dos chefes, que não são lá essas coisas. Algumas naves, para serem destruídas, é necessário que você entre nelas, e destrua o núcleo delas, bem estilo Star Wars – O Retorno de Jedi. O curioso é que a Arwing pode se tranformar numa versão bípede, para procurar e destruir inimigos e abrir portas, ou passagens, dependendo do local.

Tudo isso pareceu ser bom, bem legal, e tal, mas a pergunta continua em nossas mentes: Por quê cancelaram? Bem, a resposta nunca chegou a ser explicada oficialmente, mas especula-se que foram problemas internos na Argonaut, além dos altos custos de desenvolvimento do jogo. Um dos programadores de Star Fox 2, Dylan Cuthbet explica que a chegada do Nintendo 64 seria o principal motivo para o cancelamento. E então, eles resolveram “reciclar” alguns elementos de Star Fox 2, para Star Fox 64.

De fato, o jogo chegou a ser finalizado, fora alguns bugs soltos por aí. Só faltou ser oficialmente lançado. E para quem espera que o jogo saia para o Virtual Console do Wii, o designer Takaya Imamura, já adianta que, provavelmente, nem mesmo no Virtual Console, Star Fox 2 irá ver a luz, restando apenas o emulador como forma viável de jogar, mas como isso é feio, melhor deixar quieto por aqui.

SF21

SF22

SF23

SF24


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Bah! Virei várias vezes esse!
    É demais esse jogo!
    Recomendo pra todo fã de Star Fox.

    ResponderExcluir
  2. Não foi esse jogo q sofreu uma tentativa de roubo do protótipo numa exposição de games???

    Mas peraí!!!! Existe uma rom desse jogo, mesmo ele não tendo sido lançado???

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google