Top 10

Top 10: Os melhores jogos do Super Nintendo

Olhem só a bagagem de responsa que este post carrega só com este título. O Super Nintendo , sem dúvida, foi um console que marcou uma geraç... (por Rafael Rocha em 01/04/2010, via Nintendo Blast)

top10_banner Olhem só a bagagem de responsa que este post carrega só com este título. O Super Nintendo, sem dúvida, foi um console que marcou uma geração, e também um marco na história dos games. Fazendo 20 anos de vida, nada melhor que uma lista dos 10 melhores jogos antes de assoprar as velinhas, não acham? Então vamos conferir os 10 melhores jogos do console.

10 – Final Fantasy VI

FF6
Batizado como Final Fantasy III por aqui nas alas ocidentais, Final Fantasy VI cativou a todos os adores de RPG com sua história rica, um elenco de personagens diversificado, com suas próprias habilidades, e personalidades marcantes, além da vasta jornada de dezenas de horas repleta de desafios, segredos, e claro, um rolezinho em um Chocobo. Não foi considerado um dos melhores RPGs da história à toa.

9 – Megaman X

MMX
Após 100 anos desde os eventos do Megaman original, surge uma era aonde… Ah, essa história vocês já devem estar carecas de saber! A verdade é que Megaman X trouxe um lado mais maduro do azulão (mesmo que seja outra “encarnação do mesmo) que caiu no gosto de muita gente, introduzindo uma nova série, que conquistou velhos fãs e trouxe novos fãs para a série. Nada de Dr. Light, nem Dr. Wily, nem Protoman. Desta vez a coisa muda de figura, com Sigma comandando um exército de Mavericks para dominar o planeta. A única coisa que não mudou é que o azulão não vai ficar quieto enquanto a paz não for restaurada.

8 – Chrono Trigger

CT
Mais um RPG. Chrono Trigger trouxe uma história de um jovem pacato que, acidentalmente, vai viajar no tempo, passando por diversas aventuras com seus companheiros, sendo que mais tarde, descobre-se que um ser chamado Lavos está para surgir no planeta no ano de 1.999 D.C., e destruir tudo. Claro que nossos heróis não iriam deixar isso ficar assim, não é? Para isso, a viagem no tempo passa a ser seu companheiro em sua jornada para salvar o mundo, misturando um robô, um sapo, uma mulher primitiva, e até um inimigo no grupo! Outro fator deste jogo que marcou foi a presença de 13 finais diferentes possíveis, dependendo de suas ações e “não-ações” em certos momentos do jogo, contribuindo fortemente para o fator replay. Mas Chrono Trigger é um jogo tão bom, que você não vai se importar de jogá-lo várias vezes.

7 – Yoshi’s Island

YI
Mario virou bebê, mas e daí? Yoshi o carrega para o lado e para o outro por dezenas de fases coloridas e caprichadas no visual, tacando ovos nos inimigos, engolindo-os, e passando por diversos quebra-cabeças, para resgatar o irmãozinho “enfraldado” das mãos do feiticeiro Koopa Kamek e Baby Bowser. É um jogo do Mario sem Mario como protagonista, mas Yoshi fez direitnho o dever de casa.

6 – Street Fighter II

SF2
Mesmo sendo eu sendo mais Mortal Kombat, eu devo admitir: Foi aqui que começou o gosto por jogos de luta de muita gente, e era muito legal dar altas porradas em seus amigos no modo Versus, com Hadoukens, Shoryukens, “pilões”, “bolinhas”, “facões”, e “Ataques Tartaruga”. Tudo neste jogo foi marcante, desde os personagens até as músicas inesquecíveis na cabeça de quem viveu aquela época.

5 – The Legend of Zelda: A Link to the Past

TLOZALTTP
Claro, Zelda tinha que estar presente nesta lista também. Você encarna o Link (de cabelo rosa…), e irá se preparar para uma das melhores aventuras da série. A viagem pelos dois mundos paralelos, que virou tendência na série; Itens como o Hookshot, e a introdução do Spin Attack (ataque giratório), e a longa caminhada para salvar os sete Sages, afim de derrotar o feiticeiro Ganon, foram apenas alguns dos grandes momentos que marcaram época no Super Nintendo.

4 – Donkey Kong Country

DKC
Quem disse que era impossível ver gráficos em 3D no Super Nintendo, deixou o queixo cair ao ver a beleza que foi Donkey Kong Country. Claro que foram gráficos em 3D renderizados, mas tá valendo. Logo depois houveram mais duas continuações (Donkey Kong Country 2: Diddy Kong’s Quest, e Donkey Kong Country 3: Dixie Kong’s Double Trouble), mas mesmo assim o brilho revolucionário dos gráficos do primeirão, além da jogabilidade mais simples, não foram barrados. Ás vezes, o que foi feito pela primeira vez foi feito com mais espontaniedade. E esse foi o caso do jogo que marcou o retorno do gorilão engravatado aos video-games.

3 – Super Metroid

SM
Para mim, o melhor jogo. Mas seria injusto permitir que meu fanatismo por Metroid desmerecesse o lugar de outros títulos mais “merecedores”. Também seria injusto deixar de lembrar os momentos de tensão, angústia, e desamparo, ao bater de frente com tantos obstáculos, que tornaram este jogo tão desafiante e complexo (Xinguei muito em Maridia). Mas o que tornou esse jogo tão bom, foi simplesmente a melhoria do que já foi bom em Metroid e Metroid II. A exploração nunca foi tão levada nos mínimos detalhes quanto neste jogo. Você voltava para um mesmo lugar várias vezes procurando algum detalhe novo escondido para explorar, e a partir dali, você não sabia o que esperar, e sempre tinha aquele ar de suspense pairando, despertando aquele pensamento temeroso: “Será que tem um monstrão aí dentro? Cadê o Save Station?”. O Planeta Zebes foi um palco bastante vasto para poder oeferecer uma aventura inesquecível no Super Nintendo, na pele da nossa caçadora de recomepensas preferida.

2 – Super Mario Kart

SMK
Os pioneiros provenientes da idéia maluca e genial, simultaneamente, de colocar personagens consagrados do Reino dos Cogumelos em karts, e colocando alguns itens para deixar a coisa mais maluca ainda, além de pistas temáticas. Também pode pôr alguns inimigos e obstáculos no caminho, e resultado: O melhor jogo multiplayer do Super Nintendo! De 10 amigos seus que querem jogar algum jogo multiplayer, pode ter certeza que pelo menos 9 irão querer jogar Mario Kart, enquanto o outro restante irá querer jogar Street Racer (???). Brincadeiras a parte, Super Mario Kart foi um jogo indispensável nas jogatinas com os amigos por proporcionar tantas corridas emocionantes, e tantas desculpas engraçadas do tipo “Ah, maldita banana que me atrapalhou na reta final!”, ou “Ah, seu cagão! Tirou o raio no final!”, fora a vibração na disputa pelo primeiro lugar na reta final que é impagável.

1 – Super Mario World

SMW
Mais um jogo do Mario aqui no Top 10? Só pode ser marmelada! Mas não, Super Mario World conseguiu migrar tudo de bom de suas outras aventuras, além de inserir tantas novidades bacanas, sem violar a essência que os jogos do encanador vieram construindo até então. Pelo contrário, a coisa ficou melhor ainda! É um jogo que satisfaz tanto os gamers “comuns” que só querem terminar o jogo dando uma sova básica no Bowser, quanto os mais assíduos que estão dispostos a encontrar todas as 96 saídas do jogo (Tubular é um divisor em peso de homens e crianças nesta questão…).
O Super Nintendo nos trouxe tantos outros jogos que nos marcaram em algum momento, que realmente foi muito difícil de se limitar somente a dez jogos. Mas espero que tenham gostado da lista. Se não, quais jogos deveriam estar nesta lista, na sua opinião? Até a próxima!

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. "Respetaculê!"
    Só não joguei o FFIII. Que época.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o SMW! Não tem jogo mais fascinante e encantador do que SMW!

    ResponderExcluir
  3. Bom, na minha lista tem que ter Demon's Crest, Top Gear, Pocky & Rocky, Contra 3... Pensando bem, uma lista com apenas "os 10 mais" do Super é piração!

    ...mas (acho que..!)essa da pro gasto. Só mudaria a ordem de alguns.

    ResponderExcluir
  4. Na verdade, o Final Fantasy III (3) americano equivale ao Final Fantasy VI (6) japonês, não ao IV (4) como foi dito!!!

    E Chrono Trigger merecia uma colocação melhor não axa???

    De qlq forma, nunca existirá um top 10 de jogos do SNES q seja realmente justo!!! O SNES teve "N" jogos excelentes e separar apenas 10 jogos de uma lista tão grande é quase imposs´vel de ser feito sem cometer algumas injustiças!!!

    ResponderExcluir
  5. Cade o Battletoads ? E o Super Metroid ? TMNT: Turtles in Time ? Secret of Mana ? Gradius III ?

    ResponderExcluir
  6. street fighter 2 era realmente mto bom!

    ResponderExcluir
  7. FInal Fantasy VI é muito mais jogo que Mega Man X e Street Fighter II. Assim como SUPER MARIO RPG é muito mais jogo também. Sem contar Secret of Mana, que não está nessa lista, ao contrário de jogos de pouquíssima explessão perto deles, como Mega Man X E Street Fighter II.

    Enfim, muito "pessoal" essa lista. Deixou jogos verdadeiramente "melhores do SNES" de fora.

    ResponderExcluir
  8. faltou Final Fantasy VI, o melhor FF de Super Nintendo. Só n joguei FF IV e e Super Metroid.

    ResponderExcluir
  9. Muito bom, concordo estes são sem duvida os melhores dos melhores.

    ResponderExcluir
  10. Lucas, Final Fantasy VI é o III na América. Ele está em 10º lugar nessa lista.

    ResponderExcluir
  11. @Suicune
    Ops, falha minha. Pior que eu tinha escrito certo no título, mas dei mancada no texto. Valeu por aisar. Vou dar uma corrigida nisso aí. =)

    @Marcelo Eiras
    Super Metroid está na lista, meu amigo. Dá uma olhada aí. ;)

    @Lucas
    Novamente, Final Fantasy VI está na lista sim. Só dei uma "pecada" na hora de escrever o número certo. =0

    Bom, só explicando a lista aí pra quem discordou. Não vou negar que tem um "toque" pessoal meu, mas não 100%. Tentei ser o mais parcial o possível, e pensar na qualidade dos jogos em si, ao invés do meu gosto individual. Se fosse o contrário, eu teria colocado alguns outros jogos no lugar de alguns que estão nesta lista, podem ter certeza.

    A intenção foi apenas tentar ser o mais próximo do "senso comum". E é isso. Valeu, galera. =)

    ResponderExcluir
  12. Nem esquenta Rafael - fazer um top 10 é bronca mesmo. A gente sempre atira no nosso pé sem querer =))

    ResponderExcluir
  13. So não concordei muito com Mario world e primeiro, pois acho todos os jogos dessa lista melhores!:D

    Final Fantasy, Zelda, Super Metrois ou Chronno trigger! Um desses merecia o primeiro lugar!:D

    ResponderExcluir
  14. 10-Super Mario World
    9-Chrono Trigger
    8-Street Fighter II Turbo
    7-Front Mission
    6-Battletoads
    5-Metal Warriors
    4-Super Mario RPG
    3-Rock 'n Roll Racing
    2-Demon's Crest
    1-Super Metroid

    ResponderExcluir
  15. mario world nem chega perto de mario rpg.

    ResponderExcluir
  16. 1- Super Mario World
    2- Top Gear 2
    3- Street Fighter 2
    4- Rock N' Roll Racing
    5- Contra 3
    6- Super Metroid
    7- Super Mario All Stars
    8- Pitfall
    9- Super Bomberman 4
    10- Super Mario Kart


    Like to old times... \o/

    ResponderExcluir
  17. 1-Super Metroid
    2-Metal warriors
    3-Donkey Kong Country,2 e 3
    4-Killer Instinct
    5-Mortal Kombat 2 e 3
    6-Super Street Fighter
    7-Biker Mice From Mars
    8-Pitfall
    9-Black Thorn
    10-Demon's Crest
    Na minha humild opinião...

    ResponderExcluir
  18. os melhores jogos do super nintendo eh super mario world, donkey kong country, donkey kong country 2 e donkey kong country 3

    ResponderExcluir
  19. @Ghutto. Sério, cara, dizer que Street II e Mega Man X não têm expressão perto de FFVI, Secret of Mana e Super Mario RPG? Sério, sua lista está sendo parcial - e muito. Também gosto de RPG prá caramba, maioria dos meus jogos são neste quesito, mas não há como desmerecer Street e Mega Man. Já vi em listas que o Mario RPG era um dos piores jogos já feitos (o que discordo totalmente, a despeito de não ter gostado muito do formato deste jogo), mas não há como desmerecer a qualidade dos outros que você achou que não mereciam estar na lista.

    @will walbr. Realmente fazer um "top 10" do Snes é deixar muuuuita coisa boa de fora. Top Gear, Battletoads in Battle Maniacs, Contra 3, Dracula X, Boberman 4, Secret of Mana, Ultimate MK3, Killer Instinct, Metal Warriors, Rock n' Racing, STG, Desert Strike, "F-18" (aquele jogo do caça "Tom Cat"), Tartarugas Ninja, Super Mario All Stars, Tetris Attack, Final Fantasy IV (II americano), Rockman & Forte, International Superstar Soccer DeLuxe, Side Pocket, Robocop VS Terminator e por aí vai.

    ResponderExcluir
  20. eu tenho um jogo de ps2 com mais de 2000 jogos de super nintendo , nintendo, mega drive, a até atari

    ResponderExcluir
  21. Para miin chrono trigger foi melhoor de todos os tempoos nº 1 seem comparaçãao..dps mario que feeiz história seem noçãao!!

    ResponderExcluir
  22. Teem tambeeim muitos jogos que eu não tive oportunidade de jogaar tipo demo's crest i tal's maais tenho emulador SNES i baixo altos jogo gamei em blackthorne i outros

    Valew malucadaaaa

    ResponderExcluir
  23. Ow galeta, ta todo mundo esquecendo do melhor jogo de luta pro snes, o Mortal Kombat!

    ResponderExcluir
  24. achei otima a classificação,mas o fato de chrono trigger ser o 8º foi o maior erro dessa classificação ele devia tar pelos menos em 4º lugar

    ResponderExcluir
  25. 1-megamanX3
    2-super bomberman 4
    3-metal warrios
    4-super mario world
    5-mario kart
    6-megamanX2
    7-mega man´s soccer
    8-megamanX
    9-super bomberman 5
    10-top gear 3000

    ResponderExcluir
  26. Se é difícil fazer um "Top 10", imagina fazer no SNES, que tem a melhor biblioteca de jogos entre todos os consoles? Ainda assim, a lista ficou ótima! Eu apenas incluiria International Super Star Soccer (o "Deluxe" tbm!), que foi o "pai" dos jogos de futebol realistas de hoje.

    ResponderExcluir
  27. Top "10" de super nintendo sem SUPER CASTLEVANIA 4 e F-ZERO ??? é isso mesmo ??? piada !!! os dois melhores são:

    1= SUPER CASTLEVANIA 4
    2= SUPER MARIO WORLD

    (OBS:)= Os outros 8 vem em seguida, mais é claro que com f-zero tambem incluido no top.

    ResponderExcluir
  28. KILLER INSTINCT CARALHOOOOOOOOOOOOOOOO

    STREET FIGHTER O MEU OVO

    ResponderExcluir
  29. Tubular e outrageous. Que inferno era passar dessas duas!!

    ResponderExcluir
  30. Eu sempre fui fissurado no super nintendo, essa lista tem jogos que realmente marcaram época, foi meu primeiro game e cresci jogando. quanto a lista, posso dizer que joguei todos, sem dúvida o mario world é o melhor porque é um classico, depois podemos passar para megamen X, Chrono Trigger, agora deixar de fora Mortal kombat, killer instinct, bomberman, é uma heresia !!! são classicos, que tornaram em outros consoles!! essa lista ta meio mulherzinha, zelda é um lixo, mario kart é pior ainda, não passam de lembranças ruins !!! mesmo assim valeu pela iniciativa ...

    ResponderExcluir
  31. Segundo: Sérgio Oliveira... (fascinante e encantador)

    isso fico meio gay heim, shuahsuahsuahsuahsuas

    {Ei jhow o que agente fala pra ele ?}... o/ \o ...{SAAAI LOKOOO! :P}
    /| |\
    /\ /\



    por: Anderso{-<]:

    ResponderExcluir
  32. ai galera nao tao esquecendo do goof troop

    ResponderExcluir
  33. CADE O KILLER INSTINCT PORRRRRAAA????

    ResponderExcluir
  34. o melhor e donkey kong 1

    ResponderExcluir
  35. ( OS TRÊS MELHORES JOGOS "DISPARADOS" DO S.NINTENDO SÃO: )

    1= SUPER MARIO WORLD
    2= SUPER CASTLEVANIA IV
    3= DONKEY KONG COUNTRY

    (OBS:)= NÃO COLOCAR OS CLÁSSICOS (F-ZERO) E (S.CASTLEVANIA IV) ENTRE OS DEZ MELHORES, É SIMPLESMENTE UMA DEMONSTRAÇÃO DE POUQUÍSSIMO CONHECIMENTO.

    * CONSIDERO S.MARIO WORLD E S.CASTLEVANIA IV EMPATADOS. MAIS DEVIDO S.MARIO WORLD SER O (PRINCIPAL) JOGO DO S.NINTENDO, O COLOQUEI EM PRIMEIRO LUGAR. MAIS TIRANDO S.MARIO WORLD QUE É O NUMERO 1, O UNICO JOGO QUE BATE DE FRENTE COM O JOGO DA KONAMI "S.CASTLEVANIA IV" É DONKEY KONG COUNTRY QUE NA MINHA ANÁLISE FICA EM TERCEIRO LUGAR.

    * UMA SIMPLES E PEQUENA AMOSTRA DO CLÁSSICO SUPER CASTLEVANIA IV, O SEGUNDO MELHOR JOGO DO S.NINTENDO.

    1= http://www.youtube.com/watch?v=SvBval43LB4&feature=related
    2= http://www.youtube.com/watch?v=xSUN_UBMB68&feature=related
    3= http://www.youtube.com/watch?v=HMeyj20qrG4&feature=related

    ResponderExcluir
  36. eu colocaria The lost vikings na lista

    ResponderExcluir
  37. Cade biker mice,mortal kombat,top gear,kibby e donkey kong

    ResponderExcluir
  38. Gente é um TOP 10!!! Não dah pra colocar todos os jogos bons do SNES pois só existem 10 LUGARES na lista.

    Como eu disse lá em cima, é IMPOSSÍVEL fazer um "TOP 10 Melhores Jogos do SNES" sem cometer algumas injustiças!!! SEMPRE, REPITO, SEMPRE vai faltar um jogo bom na lista.

    ResponderExcluir
  39. zerei of final fantasy IV!!!o inimigo final é o blast fire...facim

    ResponderExcluir
  40. final fight 3 é o melhor!!!

    ResponderExcluir
  41. 1 Donkey Kong-----qualquer um deles
    2 Super Mario World
    3 Killer Instinct
    4 Prince of Persia
    5 Top Gear
    6 Final Fantasy-----qualquer um deles
    7 Mortal Kombat-----qualquer um deles
    8 Bomberman World
    9 superstar soccer-----qualquer um
    10 Aladin

    OBS!!! Todos esses jogos eu tenho (para ps2) e ja zerei Todos

    ResponderExcluir
  42. A Link to the Past deveria ficar pelo menos no top 3

    ResponderExcluir
  43. os que eu mais gostei do nintendo:
    demon's blazon (o mesmo demon's crest), metal warriors, super mario world, donkey kong, mario kart, street fighter, super bomberman 5, scooby doo, contraIII e earthworm jim... não tem ordem de melhor ou pior, gosto de todos... o supernintendo tem os melhores jogos que eu já joguei \o/, até hoje jogo eles, mas agora no emulador pq quebrei meu console na mudança

    ResponderExcluir
  44. 1 Secret of Mana [1 e 2]
    2 The Legend of Zelda: A Link to the Past
    3 Super Metroid
    4 Final Fantasy VI
    5 Super Mario Word
    6 Rock N' Roll Racing
    7 Tales of Phantasia
    8 Super Bomberman 2
    9 Mortal Kombat 3
    10 Top Gear

    Na minha opinião xD

    ResponderExcluir
  45. Faltou International Super Star Soccer, Mortal Kombat, Bomberman, Top Gear. Uma lista de 10 realmente não é fácil, na verdade é impossível. Abraço.

    ResponderExcluir
  46. OS TRES MELHORES JOGOS "DISPARADOS" DO S.NINTENDO SÃO:

    1= SUPER MARIO WORLD ... (SIMPLESMENTE FANTASTICO)

    2= SUPER CASTLEVANIA IV ... (SIMPLESMENTE UMA OBRA DE ARTE)

    3= DONKEY KONG COUNTRY ... (SIMPLESMENTE UM JOGASSO)

    (OBS:)= O S.NINTENDO TEM MUITOS OUTROS JOGOS EXCELENTES COMO POR EXEMPLO (F-ZERO) UM GRANDE CLASSICO DO VIDEO GAME QUE FIZERAM SIMPLESMENTE O FAVOR DE NÃO COLOCAREM NA LISTA. POIS BEM, TEM MUITOS OUTROS JOGOS !!! MAIS NADA COMPARADO A NENHUM DESSES TRES SMW, SCIV E DKC QUE SEM DUVIDAS ALGUMA, SÃO OS TRES MELHORES DO VIDEO GAME.

    ResponderExcluir
  47. Jogo Snes desde 94 até hoje, ja passaram em minha mão inumerosas fitas, concordo que fazer um top 10 é quase impossivel pois depende da modalidade preferida de cada um... mas os 10+ de minha preferência até hoje são:
    1- Super metroid
    2- Donkey kong country 3
    4- Legend of zelda
    5- Mega man X
    6- Cronno Trigguer
    7- Super mario world
    8- Super mario kart
    9- Ultimate mortal kombat 3
    10- Metal wariors

    ResponderExcluir
  48. eu jogava muito Super Mario World quando eu tinha o meu nintendo

    ResponderExcluir
  49. pra mim o melhor é Super Metroid porque é o mais extenso,os graficos são otimos super bem detalhados fora que eu sou apaixonado por Samus Aran

    ResponderExcluir
  50. 1-Mário world
    2-Mário kart
    3-dk country
    4-street fighter 2
    5-zelda a link to the past
    6-yoshi island
    7-super metroid
    8-final fantasy 6
    9-megaman zx
    10-top gear 2

    ResponderExcluir
  51. 1-Super Mario Kart
    2-Super Mario World
    3-Mega Man X2
    4-Donkey Kong Coutry 2 Diddy's Kong Quest
    5-Top Gear 2
    6-Zelda a Link To The Past
    7-Super Mario World 2 Yoshi Island
    8-Super Metroid
    9-Crhono Trigger
    10-Mortal Combat Ultimate III

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google