Olhem só a bagagem de responsa que este post carrega só com este título. O Super Nintendo, sem dúvida, foi um console que marcou uma geração, e também um marco na história dos games. Fazendo 20 anos de vida, nada melhor que uma lista dos 10 melhores jogos antes de assoprar as velinhas, não acham? Então vamos conferir os 10 melhores jogos do console.
10 – Final Fantasy VI
Batizado como Final Fantasy III por aqui nas alas ocidentais, Final Fantasy VI cativou a todos os adores de RPG com sua história rica, um elenco de personagens diversificado, com suas próprias habilidades, e personalidades marcantes, além da vasta jornada de dezenas de horas repleta de desafios, segredos, e claro, um rolezinho em um Chocobo. Não foi considerado um dos melhores RPGs da história à toa.
9 – Megaman X
Após 100 anos desde os eventos do Megaman original, surge uma era aonde… Ah, essa história vocês já devem estar carecas de saber! A verdade é que Megaman X trouxe um lado mais maduro do azulão (mesmo que seja outra “encarnação do mesmo) que caiu no gosto de muita gente, introduzindo uma nova série, que conquistou velhos fãs e trouxe novos fãs para a série. Nada de Dr. Light, nem Dr. Wily, nem Protoman. Desta vez a coisa muda de figura, com Sigma comandando um exército de Mavericks para dominar o planeta. A única coisa que não mudou é que o azulão não vai ficar quieto enquanto a paz não for restaurada.
8 – Chrono Trigger
Mais um RPG. Chrono Trigger trouxe uma história de um jovem pacato que, acidentalmente, vai viajar no tempo, passando por diversas aventuras com seus companheiros, sendo que mais tarde, descobre-se que um ser chamado Lavos está para surgir no planeta no ano de 1.999 D.C., e destruir tudo. Claro que nossos heróis não iriam deixar isso ficar assim, não é? Para isso, a viagem no tempo passa a ser seu companheiro em sua jornada para salvar o mundo, misturando um robô, um sapo, uma mulher primitiva, e até um inimigo no grupo! Outro fator deste jogo que marcou foi a presença de 13 finais diferentes possíveis, dependendo de suas ações e “não-ações” em certos momentos do jogo, contribuindo fortemente para o fator replay. Mas Chrono Trigger é um jogo tão bom, que você não vai se importar de jogá-lo várias vezes.
7 – Yoshi’s Island
Mario virou bebê, mas e daí? Yoshi o carrega para o lado e para o outro por dezenas de fases coloridas e caprichadas no visual, tacando ovos nos inimigos, engolindo-os, e passando por diversos quebra-cabeças, para resgatar o irmãozinho “enfraldado” das mãos do feiticeiro Koopa Kamek e Baby Bowser. É um jogo do Mario sem Mario como protagonista, mas Yoshi fez direitnho o dever de casa.
6 – Street Fighter II
Mesmo sendo eu sendo mais Mortal Kombat, eu devo admitir: Foi aqui que começou o gosto por jogos de luta de muita gente, e era muito legal dar altas porradas em seus amigos no modo Versus, com Hadoukens, Shoryukens, “pilões”, “bolinhas”, “facões”, e “Ataques Tartaruga”. Tudo neste jogo foi marcante, desde os personagens até as músicas inesquecíveis na cabeça de quem viveu aquela época.
5 – The Legend of Zelda: A Link to the Past
Claro, Zelda tinha que estar presente nesta lista também. Você encarna o Link (de cabelo rosa…), e irá se preparar para uma das melhores aventuras da série. A viagem pelos dois mundos paralelos, que virou tendência na série; Itens como o Hookshot, e a introdução do Spin Attack (ataque giratório), e a longa caminhada para salvar os sete Sages, afim de derrotar o feiticeiro Ganon, foram apenas alguns dos grandes momentos que marcaram época no Super Nintendo.
4 – Donkey Kong Country
Quem disse que era impossível ver gráficos em 3D no Super Nintendo, deixou o queixo cair ao ver a beleza que foi Donkey Kong Country. Claro que foram gráficos em 3D renderizados, mas tá valendo. Logo depois houveram mais duas continuações (Donkey Kong Country 2: Diddy Kong’s Quest, e Donkey Kong Country 3: Dixie Kong’s Double Trouble), mas mesmo assim o brilho revolucionário dos gráficos do primeirão, além da jogabilidade mais simples, não foram barrados. Ás vezes, o que foi feito pela primeira vez foi feito com mais espontaniedade. E esse foi o caso do jogo que marcou o retorno do gorilão engravatado aos video-games.
3 – Super Metroid
Para mim, o melhor jogo. Mas seria injusto permitir que meu fanatismo por Metroid desmerecesse o lugar de outros títulos mais “merecedores”. Também seria injusto deixar de lembrar os momentos de tensão, angústia, e desamparo, ao bater de frente com tantos obstáculos, que tornaram este jogo tão desafiante e complexo (Xinguei muito em Maridia). Mas o que tornou esse jogo tão bom, foi simplesmente a melhoria do que já foi bom em Metroid e Metroid II. A exploração nunca foi tão levada nos mínimos detalhes quanto neste jogo. Você voltava para um mesmo lugar várias vezes procurando algum detalhe novo escondido para explorar, e a partir dali, você não sabia o que esperar, e sempre tinha aquele ar de suspense pairando, despertando aquele pensamento temeroso: “Será que tem um monstrão aí dentro? Cadê o Save Station?”. O Planeta Zebes foi um palco bastante vasto para poder oeferecer uma aventura inesquecível no Super Nintendo, na pele da nossa caçadora de recomepensas preferida.
2 – Super Mario Kart
Os pioneiros provenientes da idéia maluca e genial, simultaneamente, de colocar personagens consagrados do Reino dos Cogumelos em karts, e colocando alguns itens para deixar a coisa mais maluca ainda, além de pistas temáticas. Também pode pôr alguns inimigos e obstáculos no caminho, e resultado: O melhor jogo multiplayer do Super Nintendo! De 10 amigos seus que querem jogar algum jogo multiplayer, pode ter certeza que pelo menos 9 irão querer jogar Mario Kart, enquanto o outro restante irá querer jogar Street Racer (???). Brincadeiras a parte, Super Mario Kart foi um jogo indispensável nas jogatinas com os amigos por proporcionar tantas corridas emocionantes, e tantas desculpas engraçadas do tipo “Ah, maldita banana que me atrapalhou na reta final!”, ou “Ah, seu cagão! Tirou o raio no final!”, fora a vibração na disputa pelo primeiro lugar na reta final que é impagável.
1 – Super Mario World
Mais um jogo do Mario aqui no Top 10? Só pode ser marmelada! Mas não, Super Mario World conseguiu migrar tudo de bom de suas outras aventuras, além de inserir tantas novidades bacanas, sem violar a essência que os jogos do encanador vieram construindo até então. Pelo contrário, a coisa ficou melhor ainda! É um jogo que satisfaz tanto os gamers “comuns” que só querem terminar o jogo dando uma sova básica no Bowser, quanto os mais assíduos que estão dispostos a encontrar todas as 96 saídas do jogo (Tubular é um divisor em peso de homens e crianças nesta questão…).
O Super Nintendo nos trouxe tantos outros jogos que nos marcaram em algum momento, que realmente foi muito difícil de se limitar somente a dez jogos. Mas espero que tenham gostado da lista. Se não, quais jogos deveriam estar nesta lista, na sua opinião? Até a próxima!
"Respetaculê!"
ResponderExcluirSó não joguei o FFIII. Que época.
Concordo com o SMW! Não tem jogo mais fascinante e encantador do que SMW!
ResponderExcluirBom, na minha lista tem que ter Demon's Crest, Top Gear, Pocky & Rocky, Contra 3... Pensando bem, uma lista com apenas "os 10 mais" do Super é piração!
ResponderExcluir...mas (acho que..!)essa da pro gasto. Só mudaria a ordem de alguns.
Na verdade, o Final Fantasy III (3) americano equivale ao Final Fantasy VI (6) japonês, não ao IV (4) como foi dito!!!
ResponderExcluirE Chrono Trigger merecia uma colocação melhor não axa???
De qlq forma, nunca existirá um top 10 de jogos do SNES q seja realmente justo!!! O SNES teve "N" jogos excelentes e separar apenas 10 jogos de uma lista tão grande é quase imposs´vel de ser feito sem cometer algumas injustiças!!!
Cade o Battletoads ? E o Super Metroid ? TMNT: Turtles in Time ? Secret of Mana ? Gradius III ?
ResponderExcluirstreet fighter 2 era realmente mto bom!
ResponderExcluirFInal Fantasy VI é muito mais jogo que Mega Man X e Street Fighter II. Assim como SUPER MARIO RPG é muito mais jogo também. Sem contar Secret of Mana, que não está nessa lista, ao contrário de jogos de pouquíssima explessão perto deles, como Mega Man X E Street Fighter II.
ResponderExcluirEnfim, muito "pessoal" essa lista. Deixou jogos verdadeiramente "melhores do SNES" de fora.
faltou Final Fantasy VI, o melhor FF de Super Nintendo. Só n joguei FF IV e e Super Metroid.
ResponderExcluirMuito bom, concordo estes são sem duvida os melhores dos melhores.
ResponderExcluirLucas, Final Fantasy VI é o III na América. Ele está em 10º lugar nessa lista.
ResponderExcluir@Suicune
ResponderExcluirOps, falha minha. Pior que eu tinha escrito certo no título, mas dei mancada no texto. Valeu por aisar. Vou dar uma corrigida nisso aí. =)
@Marcelo Eiras
Super Metroid está na lista, meu amigo. Dá uma olhada aí. ;)
@Lucas
Novamente, Final Fantasy VI está na lista sim. Só dei uma "pecada" na hora de escrever o número certo. =0
Bom, só explicando a lista aí pra quem discordou. Não vou negar que tem um "toque" pessoal meu, mas não 100%. Tentei ser o mais parcial o possível, e pensar na qualidade dos jogos em si, ao invés do meu gosto individual. Se fosse o contrário, eu teria colocado alguns outros jogos no lugar de alguns que estão nesta lista, podem ter certeza.
A intenção foi apenas tentar ser o mais próximo do "senso comum". E é isso. Valeu, galera. =)
Nem esquenta Rafael - fazer um top 10 é bronca mesmo. A gente sempre atira no nosso pé sem querer =))
ResponderExcluirSo não concordei muito com Mario world e primeiro, pois acho todos os jogos dessa lista melhores!:D
ResponderExcluirFinal Fantasy, Zelda, Super Metrois ou Chronno trigger! Um desses merecia o primeiro lugar!:D
Meu ovo
ResponderExcluir10-Super Mario World
ResponderExcluir9-Chrono Trigger
8-Street Fighter II Turbo
7-Front Mission
6-Battletoads
5-Metal Warriors
4-Super Mario RPG
3-Rock 'n Roll Racing
2-Demon's Crest
1-Super Metroid
mario world nem chega perto de mario rpg.
ResponderExcluir1- Super Mario World
ResponderExcluir2- Top Gear 2
3- Street Fighter 2
4- Rock N' Roll Racing
5- Contra 3
6- Super Metroid
7- Super Mario All Stars
8- Pitfall
9- Super Bomberman 4
10- Super Mario Kart
Like to old times... \o/
1-Super Metroid
ResponderExcluir2-Metal warriors
3-Donkey Kong Country,2 e 3
4-Killer Instinct
5-Mortal Kombat 2 e 3
6-Super Street Fighter
7-Biker Mice From Mars
8-Pitfall
9-Black Thorn
10-Demon's Crest
Na minha humild opinião...
os melhores jogos do super nintendo eh super mario world, donkey kong country, donkey kong country 2 e donkey kong country 3
ResponderExcluir@Ghutto. Sério, cara, dizer que Street II e Mega Man X não têm expressão perto de FFVI, Secret of Mana e Super Mario RPG? Sério, sua lista está sendo parcial - e muito. Também gosto de RPG prá caramba, maioria dos meus jogos são neste quesito, mas não há como desmerecer Street e Mega Man. Já vi em listas que o Mario RPG era um dos piores jogos já feitos (o que discordo totalmente, a despeito de não ter gostado muito do formato deste jogo), mas não há como desmerecer a qualidade dos outros que você achou que não mereciam estar na lista.
ResponderExcluir@will walbr. Realmente fazer um "top 10" do Snes é deixar muuuuita coisa boa de fora. Top Gear, Battletoads in Battle Maniacs, Contra 3, Dracula X, Boberman 4, Secret of Mana, Ultimate MK3, Killer Instinct, Metal Warriors, Rock n' Racing, STG, Desert Strike, "F-18" (aquele jogo do caça "Tom Cat"), Tartarugas Ninja, Super Mario All Stars, Tetris Attack, Final Fantasy IV (II americano), Rockman & Forte, International Superstar Soccer DeLuxe, Side Pocket, Robocop VS Terminator e por aí vai.
eu tenho um jogo de ps2 com mais de 2000 jogos de super nintendo , nintendo, mega drive, a até atari
ResponderExcluirPara miin chrono trigger foi melhoor de todos os tempoos nº 1 seem comparaçãao..dps mario que feeiz história seem noçãao!!
ResponderExcluirTeem tambeeim muitos jogos que eu não tive oportunidade de jogaar tipo demo's crest i tal's maais tenho emulador SNES i baixo altos jogo gamei em blackthorne i outros
ResponderExcluirValew malucadaaaa
Ow galeta, ta todo mundo esquecendo do melhor jogo de luta pro snes, o Mortal Kombat!
ResponderExcluirachei otima a classificação,mas o fato de chrono trigger ser o 8º foi o maior erro dessa classificação ele devia tar pelos menos em 4º lugar
ResponderExcluir1-megamanX3
ResponderExcluir2-super bomberman 4
3-metal warrios
4-super mario world
5-mario kart
6-megamanX2
7-mega man´s soccer
8-megamanX
9-super bomberman 5
10-top gear 3000
Se é difícil fazer um "Top 10", imagina fazer no SNES, que tem a melhor biblioteca de jogos entre todos os consoles? Ainda assim, a lista ficou ótima! Eu apenas incluiria International Super Star Soccer (o "Deluxe" tbm!), que foi o "pai" dos jogos de futebol realistas de hoje.
ResponderExcluirTop "10" de super nintendo sem SUPER CASTLEVANIA 4 e F-ZERO ??? é isso mesmo ??? piada !!! os dois melhores são:
ResponderExcluir1= SUPER CASTLEVANIA 4
2= SUPER MARIO WORLD
(OBS:)= Os outros 8 vem em seguida, mais é claro que com f-zero tambem incluido no top.
KILLER INSTINCT CARALHOOOOOOOOOOOOOOOO
ResponderExcluirSTREET FIGHTER O MEU OVO
Tubular e outrageous. Que inferno era passar dessas duas!!
ResponderExcluirDah hora
ResponderExcluirEu sempre fui fissurado no super nintendo, essa lista tem jogos que realmente marcaram época, foi meu primeiro game e cresci jogando. quanto a lista, posso dizer que joguei todos, sem dúvida o mario world é o melhor porque é um classico, depois podemos passar para megamen X, Chrono Trigger, agora deixar de fora Mortal kombat, killer instinct, bomberman, é uma heresia !!! são classicos, que tornaram em outros consoles!! essa lista ta meio mulherzinha, zelda é um lixo, mario kart é pior ainda, não passam de lembranças ruins !!! mesmo assim valeu pela iniciativa ...
ResponderExcluirSegundo: Sérgio Oliveira... (fascinante e encantador)
ResponderExcluirisso fico meio gay heim, shuahsuahsuahsuahsuas
{Ei jhow o que agente fala pra ele ?}... o/ \o ...{SAAAI LOKOOO! :P}
/| |\
/\ /\
por: Anderso{-<]:
ai galera nao tao esquecendo do goof troop
ResponderExcluirCADE O KILLER INSTINCT PORRRRRAAA????
ResponderExcluiro melhor e donkey kong 1
ResponderExcluir( OS TRÊS MELHORES JOGOS "DISPARADOS" DO S.NINTENDO SÃO: )
ResponderExcluir1= SUPER MARIO WORLD
2= SUPER CASTLEVANIA IV
3= DONKEY KONG COUNTRY
(OBS:)= NÃO COLOCAR OS CLÁSSICOS (F-ZERO) E (S.CASTLEVANIA IV) ENTRE OS DEZ MELHORES, É SIMPLESMENTE UMA DEMONSTRAÇÃO DE POUQUÍSSIMO CONHECIMENTO.
* CONSIDERO S.MARIO WORLD E S.CASTLEVANIA IV EMPATADOS. MAIS DEVIDO S.MARIO WORLD SER O (PRINCIPAL) JOGO DO S.NINTENDO, O COLOQUEI EM PRIMEIRO LUGAR. MAIS TIRANDO S.MARIO WORLD QUE É O NUMERO 1, O UNICO JOGO QUE BATE DE FRENTE COM O JOGO DA KONAMI "S.CASTLEVANIA IV" É DONKEY KONG COUNTRY QUE NA MINHA ANÁLISE FICA EM TERCEIRO LUGAR.
* UMA SIMPLES E PEQUENA AMOSTRA DO CLÁSSICO SUPER CASTLEVANIA IV, O SEGUNDO MELHOR JOGO DO S.NINTENDO.
1= http://www.youtube.com/watch?v=SvBval43LB4&feature=related
2= http://www.youtube.com/watch?v=xSUN_UBMB68&feature=related
3= http://www.youtube.com/watch?v=HMeyj20qrG4&feature=related
eu colocaria The lost vikings na lista
ResponderExcluirCade biker mice,mortal kombat,top gear,kibby e donkey kong
ResponderExcluirGente é um TOP 10!!! Não dah pra colocar todos os jogos bons do SNES pois só existem 10 LUGARES na lista.
ResponderExcluirComo eu disse lá em cima, é IMPOSSÍVEL fazer um "TOP 10 Melhores Jogos do SNES" sem cometer algumas injustiças!!! SEMPRE, REPITO, SEMPRE vai faltar um jogo bom na lista.
zerei of final fantasy IV!!!o inimigo final é o blast fire...facim
ResponderExcluirfinal fight 3 é o melhor!!!
ResponderExcluir1 Donkey Kong-----qualquer um deles
ResponderExcluir2 Super Mario World
3 Killer Instinct
4 Prince of Persia
5 Top Gear
6 Final Fantasy-----qualquer um deles
7 Mortal Kombat-----qualquer um deles
8 Bomberman World
9 superstar soccer-----qualquer um
10 Aladin
OBS!!! Todos esses jogos eu tenho (para ps2) e ja zerei Todos
A Link to the Past deveria ficar pelo menos no top 3
ResponderExcluiros que eu mais gostei do nintendo:
ResponderExcluirdemon's blazon (o mesmo demon's crest), metal warriors, super mario world, donkey kong, mario kart, street fighter, super bomberman 5, scooby doo, contraIII e earthworm jim... não tem ordem de melhor ou pior, gosto de todos... o supernintendo tem os melhores jogos que eu já joguei \o/, até hoje jogo eles, mas agora no emulador pq quebrei meu console na mudança
1 Secret of Mana [1 e 2]
ResponderExcluir2 The Legend of Zelda: A Link to the Past
3 Super Metroid
4 Final Fantasy VI
5 Super Mario Word
6 Rock N' Roll Racing
7 Tales of Phantasia
8 Super Bomberman 2
9 Mortal Kombat 3
10 Top Gear
Na minha opinião xD
Faltou International Super Star Soccer, Mortal Kombat, Bomberman, Top Gear. Uma lista de 10 realmente não é fácil, na verdade é impossível. Abraço.
ResponderExcluirOS TRES MELHORES JOGOS "DISPARADOS" DO S.NINTENDO SÃO:
ResponderExcluir1= SUPER MARIO WORLD ... (SIMPLESMENTE FANTASTICO)
2= SUPER CASTLEVANIA IV ... (SIMPLESMENTE UMA OBRA DE ARTE)
3= DONKEY KONG COUNTRY ... (SIMPLESMENTE UM JOGASSO)
(OBS:)= O S.NINTENDO TEM MUITOS OUTROS JOGOS EXCELENTES COMO POR EXEMPLO (F-ZERO) UM GRANDE CLASSICO DO VIDEO GAME QUE FIZERAM SIMPLESMENTE O FAVOR DE NÃO COLOCAREM NA LISTA. POIS BEM, TEM MUITOS OUTROS JOGOS !!! MAIS NADA COMPARADO A NENHUM DESSES TRES SMW, SCIV E DKC QUE SEM DUVIDAS ALGUMA, SÃO OS TRES MELHORES DO VIDEO GAME.
Jogo Snes desde 94 até hoje, ja passaram em minha mão inumerosas fitas, concordo que fazer um top 10 é quase impossivel pois depende da modalidade preferida de cada um... mas os 10+ de minha preferência até hoje são:
ResponderExcluir1- Super metroid
2- Donkey kong country 3
4- Legend of zelda
5- Mega man X
6- Cronno Trigguer
7- Super mario world
8- Super mario kart
9- Ultimate mortal kombat 3
10- Metal wariors
eu jogava muito Super Mario World quando eu tinha o meu nintendo
ResponderExcluirpra mim o melhor é Super Metroid porque é o mais extenso,os graficos são otimos super bem detalhados fora que eu sou apaixonado por Samus Aran
ResponderExcluir1-Mário world
ResponderExcluir2-Mário kart
3-dk country
4-street fighter 2
5-zelda a link to the past
6-yoshi island
7-super metroid
8-final fantasy 6
9-megaman zx
10-top gear 2
1-Super Mario Kart
ResponderExcluir2-Super Mario World
3-Mega Man X2
4-Donkey Kong Coutry 2 Diddy's Kong Quest
5-Top Gear 2
6-Zelda a Link To The Past
7-Super Mario World 2 Yoshi Island
8-Super Metroid
9-Crhono Trigger
10-Mortal Combat Ultimate III