Pokémon Blast

Pokémon Blast: Pokémon 4 – Viajantes do Tempo

Um aventura ao lado de Celebi marcou o último filme Pokémon lançado aqui no Brasil. Pokémon 4 – Viajantes do Tempo (nome adotado no nos... (por Fabiano Naspolini em 14/05/2010, via Nintendo Blast)

pokemon-4-1 Um aventura ao lado de Celebi marcou o último filme Pokémon lançado aqui no Brasil. Pokémon 4 – Viajantes do Tempo (nome adotado no nosso país) estreou nas telas do cinema em julho de 2005. Apesar do atraso em relação a outros países como EUA, conseguiu uma bilheteria significativa pelos aficcionados pela série. Quem ainda não viu, terá a chance de saber uma prévia desta animação japonesa!

  • O último filme no Brasil

pokemonfilme4poster

Pokémon 4 – Viajantes do Tempo foi lançado no Brasil em 8 de julho de 2005. Também chamado de Pokémon 4Ever nos EUA, o filme de animação foi dirigido por Jim Malone e Kunihiko Yuyama. Sua distribuição no Brasil foi através da Europa filmes, onde proporcionou parcerias para se distribuir cards aos espectadores que iam assistir ao filme nos cinemas. Isto sempre foi legal e já havia em outros longa metragens dos monstrinhos de bolso.

Como tradição também, teve o curta metragem e o filme em si, além de novos Pokémon das próximas gerações como Kecleon e Wailmer.

Este filme trouxe a participação especial de Suicune também, afinal Celebi é uma estrela das versões Gold e Silver, mas este Pokémon de água é quem ganha destaque na versão Crystal. Nada mais justo, não é mesmo?

  • Brincando de esconde-esconde

curta-metragem O curta metragem de Pokémon 4 permeou em uma história somente com os Pokémon. Nada de treinadores nem busca de Pokémon desaparecidos, mas sim brincar de esconde-esconde. Pikachu, Bulbasaur, Togepi, Cyndaquil, Totodile e Psyduck brincavam na praia quando resolveram ir ao jardim de uma mansão ali próxima. Enquanto Bayleef dormia na praia, eles acabam encontrando um outro grupo de Pokémon formado por Granbull, Larvitar, Oddish, Sandshrew, Donphan, Sunflora e Azurill. Os grupos decidem brincar de esconde-esconde, exceto Larvitar e o seu orgulho. Pikachu é quem começa a brincadeira e vasculha todos os cantos do ambiente. Mas a diversão realmente começa quando Larvitar provoca um cortador de grama trazido por Meowth e Wobbuffet.

A novidade está nos Pokémon Kecleon e Wailmer. Este curta não foi lançado no cinema, apenas como um extra no DVD. Uma pena, mas também uma estratégia para vender mais e mais DVDs. Considerando o fato de que o desenho Pokémon já perdia muita força de espectadores, é uma ideia boa. Quem ultimamente continua assistindo a série mesmo são somente os fiéis fãs.

  • Viajando pelo tempo e protegendo a natureza

pokemon_4ever_filmes_2002_img_01  pokemon-4-2 

No grande longa metragem é que a grande história está reservada. Desta vez, a aventura começa na Floresta de Ilex há 40 anos atrás. Celebi está sendo atacado por um Houndoom e um Scyther de um caçador da região. Nisto, Sammy, o treinador do passado que ajuda Ash depois, anda por um tronco com um túnel no final. Uma mulher dá a ele um pão embrulhado em uma folha. pk41Sammy depois vê Celebi sendo caçado pelos Pokémon e tenta ajudá-lo. Nisto, Celebi chora e ramos vão enrolando nos Pokémon do caçador. Sammy corre para ajudar Celebi, mas é parado por um flash de luz. Toda a floresta começa a balançar e a soltar um brilho forte, azul. É neste instante que o efeito acaba e tudo o que resta ali é um livro: o diário de Sammy no chão. Celebi e ele viajaram ao futuro.

Voltando ao presente, Brock e Misty esperam Ash para um passeio de barco. Ele quase fica de fora, mas consegue chegar a tempo. Durante o passeio, ele vê Suicune, mas ninguém acredita nele.

Enquanto isto, Vicious, um integrante da Equipe Rocket do futuro, pressiona o mesmo caçador de 40 anos atrás. O objetivo do Rocket do futuro é encontrar Celebi. Não obtendo êxito, rouba um dos Pokémon do caçador e destrói o lar de quem tentava obter informações sobre o raro Pokémon.

pokemon-4-5 Depois, uma velha chamada Miku conta sobre o ocorrido com um garoto (Sammy) há 40 anos. Avisa sobre estes perigos da floresta. Os nossos heróis vão até o santuário e, neste instante, aparece Sammy e Celebi vindo do passado, muito debilitados. Depois que eles se recuperam, a turma de Ash procura entender tudo o que estava ocorrendo.

Nisto aparece Vicious com uma aranha mecânica de quatro pastas. Definitivamente, ele estava destinado a roubar Celebi dos garotos a qualquer custo.

A história vai girar em torno de Vicious querendo roubar Celebi e os heróis protegendo-o. Para este apoio, conta-se com Suicune e até mesmo da atrapalhada Equipe Rocket dos tempos de Ash.

A mistura de passado e futuro é bem legal no filme. Mostra pokébolas antigas e novas, treinadores do passado dentre outras coisas. Os gráficos de algumas partes do filme são bem bonitos, principalmente quando Celebi usar seus poderes.

 pokemon_4ever_filmes_2002_img_02  pokemon_4ever_filmes_2002_img_03 pokemon-4-6

Uma pena ter sido o último filme da série em versão português. Porém, aos viciados, sempre tem um jeitinho de se conseguir ver estes filmes que só passam fora do Brasil. Pokémon 4 trouxe uma história com uma perspectiva futurista da Equipe Rocket, demonstrou muito bem Celebi, trouxe muita ação e gráficos primorosos. Um bom filme para todas as idades. Não contei tudo em detalhes, pois senão quem ainda não assistiu fica triste. Assistam!


Fabiano Naspolini de Oliveira possui formação em Tecnologia em Análise de Desenvolvimento de Sistemas (UDESC), escritor, empresário e game designer da "Céu Games" ( http://www.ceugames.com ). Apaixonado por escrita e jogos eletrônicos desde novo, acompanha a indústria de games e tem como preferência a Nintendo. Jogou nos videogames NES, SNES, N64, Game Cube, Wii, Gameboy Color e Nintendo DS (atual que possui). Gosta muito de RPG, mas acompanha/joga outros gêneros também.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Foi bacana, mais não me emocionou como o 1º filme, não sei se algum filme vai ser tão bom quanto o 1º!

    ResponderExcluir
  2. N é o último em versão pra português. Eu tenho o DVD até o filme de Deoxys em DVD português e tem outros tb. procure na net que acha

    ResponderExcluir
  3. Tem o filme do DarkRay em Português

    ResponderExcluir
  4. É o meu filme!!! *.*

    Jah vi ele muitas vezes, é legalzinho até!!! Mas tem muitos furos na história!!!

    ResponderExcluir
  5. aonde acho esse filme (pokemon 4)

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google