Enquanto isso: Testamos o Kinect; primeiras impressões

No fim de semana do dia 16 a 18 de julho, aconteceu o Festival do Japão no Centro de Exposições Imigrantes em São Paulo. O evento reuniu i... (por Pablo Pirata em 29/07/2010, via Nintendo Blast)

No fim de semana do dia 16 a 18 de julho, aconteceu o Festival do Japão no Centro de Exposições Imigrantes em São Paulo. O evento reuniu inúmeras atrações culturais do Japão, e, entre elas videogames. Apesar do Kinect ser um periférico desenvolvido pela Microsoft, empresa americana, a Hudson (empresa japonesa) disponibilizou um “free play”  do Kinect para divulgar o seu novo lançamento, Deca Sports Freedom (XBOX360 – Kinect).

Quando eu cheguei no stand da Hudson, tinha uma fila razoavelmente grande para jogar o IMGP1800 Deca Sports Freedom, e também os outros jogos da série – Deca Sports 1 e 2 (Wii). Logo na fila eu comecei a reparar o gameplay do Kinect, e eu admito que ri, os bugs gráficos e a falta de precisão na resposta eram inacreditáveis, até que chegou a minha vez de jogar, e eu pude ver que o Kinect é mais do que aparentava. O jogo que estava disponibilizado era o tênis do Deca Sports Freedom, e admito que fiquei impressionado, apesar de uma pequena lentidão na resposta do Kinect, a captura de movimentos realmente assusta, ele consegue detectar todos os movimentos que você faz com os braços e as pernas com grande precisão. O local onde o Kinect estava tinha uma parede branca no fundo, onde ficam os jogadores, não sei como vai ficar a captura de movimentos em uma sala de estar.

Uma coisa que me perturbou foi o modo de “reset” do Kinect. Toda vez que era precisoIMGP1801 reiniciar os sensores de movimento do Kinect, era colocado um papelzinho na frente das câmeras por alguns segundos, e depois retirado até ele reconhecer os jogadores  novamente. Não sei se isso é uma característica do Deca Sports Freedom ou do próprio Kinect, mas espero que não esteja na versão final de nenhum dos dois. Como a fila estava muito grande, eu não pude jogar muito, mas foi o suficiente para ter um idéia de como é o Kinect. Claro que esse é um dos primeiros jogos e muita coisa ainda pode mudar, já que o jogo ainda não foi lançado, mas comparando diretamente com Deca Sports de Wii, meu voto vai para o Wii. Não só pela resposta do jogo ser um pouco lenta, mas também pelos erros gráficos – Tinham horas que a bola era rebatida pela testa do Avatar.

O Kinect realmente promete muito, mas essa exibição feita no Festival do Japão fez eu perceber que o Kinect ainda tem muito para melhorar, e espero que os desenvolvedores estejam atentos a isso.


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Kinect só irá pegar como interface de mídias.
    Sem um "force feedback" fica estranho. Casual demais.
    Isso só funciona em Minorit Report.

    ResponderExcluir
  2. so lembrando que sensores de movimento e suas capacidades interferem apenas na interação que o jogador terá com o jogo.A inteligencia das produções de jogos está muito antes disso.Concluindo, prefiro um SNES mil vezes do que qualquer xbox 360 ou ps3.Nintendo é a melhor.

    Almir Canella.

    ResponderExcluir
  3. Ok.. fanatismos a parte, se isso der certo, até mesmo a Nintendo beberá desa fonte. Peraí, mas ela já bebe, né não ? :D

    ResponderExcluir
  4. corrigindo: deSSa

    ResponderExcluir
  5. "Ok.. fanatismos a parte, se isso der certo, até mesmo a Nintendo beberá desa fonte. Peraí, mas ela já bebe, né não ? :D"

    Quem beberá dessa fonte é a Microsoft, foi a Sony que criou movimento sem controles, a Nintendo criou movimento com controles. --"

    Eu jogo "Kinect" no meu pc, com realidade aumentada (usando a webcan).

    ResponderExcluir
  6. Concordo com Doug, a Microsoft foi uma das empresas que alfinetou a iniciativa da Nintendo ao tentar à la pokemon, ''capturar'' novos jogadores com uma jogabilidade intuitiva e mais casual, e agora a Microsoft regride ainda mais nesse conceito trazendo um acessório e não um controle padrão como é o Wiimote do Wii, que limita ainda mais a criação de software pra ele, continuo afirmando que o Kinect vai ser o virtual boy da Microsoft!!!

    ResponderExcluir
  7. Acho a ideia do Kinect bem legal, mas ainda acho limitada. Não são todos os jogos que acho que se encaixam pro Kinect. É meio estranho jogar alguns tipos de jogos sem controle. Ainda prefiro o Wii, mas acho o Kinect interessante.

    ResponderExcluir
  8. Ainda é cedo para especulações,porém é difícil dizer que o Kinect vai fazer mais sucesso do que o Wii (sensor) uma vez que o diferencial do Wii é isso, e já o Kinect vai ser apenas um Add-On para o console, o que realmente dificulta o desenvolvimento dos jogos e além disso, o acesso dos jogadores menos favorecidos a esse acessório extra.
    Além de tudo, como já disse diversas vezes aos aficcionados a "queimar" o Nintendo Wii por seus gráficos, que a chave para o sucesso da Nintendo não está ai, e sim nos diversos títulos que ela possui, e anos de experiência a mais já que está a mais tempo que outras empresas.
    Sinceramente espero que não de certo, ou melhor, pra não ser arrogante, que dê menos certo que a Nintendo. =)
    Nintendo2die4!

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google