No fim de semana do dia 16 a 18 de julho, aconteceu o Festival do Japão no Centro de Exposições Imigrantes em São Paulo. O evento reuniu inúmeras atrações culturais do Japão, e, entre elas videogames. Apesar do Kinect ser um periférico desenvolvido pela Microsoft, empresa americana, a Hudson (empresa japonesa) disponibilizou um “free play” do Kinect para divulgar o seu novo lançamento, Deca Sports Freedom (XBOX360 – Kinect).
Quando eu cheguei no stand da Hudson, tinha uma fila razoavelmente grande para jogar o Deca Sports Freedom, e também os outros jogos da série – Deca Sports 1 e 2 (Wii). Logo na fila eu comecei a reparar o gameplay do Kinect, e eu admito que ri, os bugs gráficos e a falta de precisão na resposta eram inacreditáveis, até que chegou a minha vez de jogar, e eu pude ver que o Kinect é mais do que aparentava. O jogo que estava disponibilizado era o tênis do Deca Sports Freedom, e admito que fiquei impressionado, apesar de uma pequena lentidão na resposta do Kinect, a captura de movimentos realmente assusta, ele consegue detectar todos os movimentos que você faz com os braços e as pernas com grande precisão. O local onde o Kinect estava tinha uma parede branca no fundo, onde ficam os jogadores, não sei como vai ficar a captura de movimentos em uma sala de estar.
Uma coisa que me perturbou foi o modo de “reset” do Kinect. Toda vez que era preciso reiniciar os sensores de movimento do Kinect, era colocado um papelzinho na frente das câmeras por alguns segundos, e depois retirado até ele reconhecer os jogadores novamente. Não sei se isso é uma característica do Deca Sports Freedom ou do próprio Kinect, mas espero que não esteja na versão final de nenhum dos dois. Como a fila estava muito grande, eu não pude jogar muito, mas foi o suficiente para ter um idéia de como é o Kinect. Claro que esse é um dos primeiros jogos e muita coisa ainda pode mudar, já que o jogo ainda não foi lançado, mas comparando diretamente com Deca Sports de Wii, meu voto vai para o Wii. Não só pela resposta do jogo ser um pouco lenta, mas também pelos erros gráficos – Tinham horas que a bola era rebatida pela testa do Avatar.
O Kinect realmente promete muito, mas essa exibição feita no Festival do Japão fez eu perceber que o Kinect ainda tem muito para melhorar, e espero que os desenvolvedores estejam atentos a isso.
Kinect só irá pegar como interface de mídias.
ResponderExcluirSem um "force feedback" fica estranho. Casual demais.
Isso só funciona em Minorit Report.
so lembrando que sensores de movimento e suas capacidades interferem apenas na interação que o jogador terá com o jogo.A inteligencia das produções de jogos está muito antes disso.Concluindo, prefiro um SNES mil vezes do que qualquer xbox 360 ou ps3.Nintendo é a melhor.
ResponderExcluirAlmir Canella.
Ok.. fanatismos a parte, se isso der certo, até mesmo a Nintendo beberá desa fonte. Peraí, mas ela já bebe, né não ? :D
ResponderExcluircorrigindo: deSSa
ResponderExcluir"Ok.. fanatismos a parte, se isso der certo, até mesmo a Nintendo beberá desa fonte. Peraí, mas ela já bebe, né não ? :D"
ResponderExcluirQuem beberá dessa fonte é a Microsoft, foi a Sony que criou movimento sem controles, a Nintendo criou movimento com controles. --"
Eu jogo "Kinect" no meu pc, com realidade aumentada (usando a webcan).
Concordo com Doug, a Microsoft foi uma das empresas que alfinetou a iniciativa da Nintendo ao tentar à la pokemon, ''capturar'' novos jogadores com uma jogabilidade intuitiva e mais casual, e agora a Microsoft regride ainda mais nesse conceito trazendo um acessório e não um controle padrão como é o Wiimote do Wii, que limita ainda mais a criação de software pra ele, continuo afirmando que o Kinect vai ser o virtual boy da Microsoft!!!
ResponderExcluirAcho a ideia do Kinect bem legal, mas ainda acho limitada. Não são todos os jogos que acho que se encaixam pro Kinect. É meio estranho jogar alguns tipos de jogos sem controle. Ainda prefiro o Wii, mas acho o Kinect interessante.
ResponderExcluirAinda é cedo para especulações,porém é difícil dizer que o Kinect vai fazer mais sucesso do que o Wii (sensor) uma vez que o diferencial do Wii é isso, e já o Kinect vai ser apenas um Add-On para o console, o que realmente dificulta o desenvolvimento dos jogos e além disso, o acesso dos jogadores menos favorecidos a esse acessório extra.
ResponderExcluirAlém de tudo, como já disse diversas vezes aos aficcionados a "queimar" o Nintendo Wii por seus gráficos, que a chave para o sucesso da Nintendo não está ai, e sim nos diversos títulos que ela possui, e anos de experiência a mais já que está a mais tempo que outras empresas.
Sinceramente espero que não de certo, ou melhor, pra não ser arrogante, que dê menos certo que a Nintendo. =)
Nintendo2die4!