Mario Bits

Mario Bits: Mario, Dragon Quest e Banco Imobiliário

(por Eduardo Jardim em 01/07/2010, via Nintendo Blast)

Hey, paisano! Bem-vindo a mais um Mario Bits, sua conexão entre o Mundo Real e o Marioverso trazida todas as quintas-feiras aqui, no Nintendo Blast! Falando no site, a nona edição da revista digital está simplesmente de saborosa, recheada com Super Mario Galaxy 2, E3 2010 e Dragon Quest IX, o mais novo título da série de RPG da Square Enix que promete encher o seu DS de diversão, estratégia e Slimes. Falando em DS, Square Enix e Mario, você já ouviu falar do crossover dos personagens do Mundo do Cogumelo com a turma de Dragon Quest? Se a resposta for não, amigo, estou aqui!

O game se chama Itadaki Street DS, criado pela mesma desenvolvedora por trás de Final Fantasy e Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars (o último, quando a empresa ainda era conhecida como Squaresoft). Falando mais amplamente, a série Itadaki Street é uma coleção de jogos de tabuleiro criados pelo designer de Dragon Quest, Yuji Horii. O primeiro jogo foi lançado para Famicom em 1991; na época, ninguém sabia que o game se tornaria uma série de 7 jogos que se adaptavam às plataformas conforme a evolução dos video games. Começando pelo Famicom, seguindo para o Super Famicom, desviando-se da Nintendo ganhando portes para o PlayStation, PlayStation 2 e PSP, o filho pródigo retornou à casa N com tanta força que arrastou até mesmo os personagens do Mario para dentro do tabuleiro.

Lançado no dia 21 de junho somente no Japão, Itadaki Street DS continua seguindo o legado da série com uma jogabilidade similar ao jogo de monopoly - um nome bonito para o banco imobiliário como o conhecemos. Como Mario e amigos já haviam se tornado superastros de jogos de tabuleiro, Itadaki Street DS ganhou elementos de Mario Party, podendo ser considerado uma mistureba entre as duas modalidades.

No game, os jogadores se movem por um tabuleiro, comprando lojas e coletando dinheiro de outros que dão as caras em seus pontos de venda. Dependendo das circunstâncias, os jogadores podem dominar o espaço de outros vendedores ou simplesmente torná-los inativos durante um turno. Somado a isso, os jogadores podem adquirir espaços exclusivos, nos quais os demais participantes devem pagá-lo uma certa quantia ao pararem. Em Itadaki Street DS você também encontra as mecânicas de bônus e de atualização de nível - mais conhecido como level-up; eles podem ser obtidos passando por 4 espaços especiais no tabuleiro, indicados pelos naipes Paus, Ouros, Copas e Espadas. Tais naipes também podem afetar a jogabilidade ou os jogadores caso eles queiram arriscar um "cartão da sorte". O objetivo? Atingir um determinado valor de propriedade ou fazer um amigo falir. Vale lembrar também do "Casino", um espaço onde jogos temáticos podem acontecer.

Há 22 personagens jogáveis ao todo, 11 de cada série. De um lado, estão os personagens do encanador, que consistem de Mario, Luigi, Yoshi, Peach, Donkey Kong, Wario, Daisy, Bowser, Toad... e até mesmo Waluigi e Birdo, que mesmo sendo menores, não escaparam do tabuleiro. Os membros da turma do Dragon Quest incluem o Slime, Angelo, Jessica, Pudding, Bianca, Dragonlord, Alena, Kiryl, Hassan, Mommonja e a versão mirim de Yangus. Sem contar que você também pode dar as caras com Lakitus, Heal Slimes e Dancing Jewels (ou GoodyBags), que interferem e afetam a jogabilidade. As fases do jogo também são matematicamente divididas entre as séries: há 7 para cada um, que vão de lugares como Mario Circuit (de Mario Kart), Yoshi's Island e a Ilha Delfino (de Super Mario Sunshine) até as mais tenebrosas de Dragon Quest, como o Vulcão da Morte, o Navio Fantasma e o Labirinto de Mommonja.

Não pense que este jogo não tem mais nada de especial: na fase tutorial, você será lançado ao passado, de volta aos velhos tempos de Super NES, com a canção "Hello, Happy Kingdom", música tema do Reino do Cogumelo em Super Mario RPG. E além disso, este é um dos pouquíssimos jogos onde Mario possui um diálogo escrito, algo massivamente raro hoje em dia. Nós recomendamos que você dedique um tempo para se aventurar por Dragon Quest, se divertir com Itadaki Street e continuar ligado nas notícias e curiosidades do mundo dos video games.

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Esse jogo é bom.
    Uma pena que não tenha tradução. :(

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google