Developers: Takashi Tezuka

Apesar de não ser o centro dos holofotes, Takashi Tezuka é uma figura de extrema importância para a Nintendo. Sempre envolvido com algum pr... (por Marcelo Vasques em 05/08/2010, via Nintendo Blast)

tezukaApesar de não ser o centro dos holofotes, Takashi Tezuka é uma figura de extrema importância para a Nintendo. Sempre envolvido com algum projeto, a fábrica Tezuka de jogos pode ser descrita como o irmão esquecido, mesmo sem laços familiares, de Shigeru Miyamoto. Por isso, o designer é considerado o braço direito, esquerdo e qualquer outro apoio que o mestre Miya precisar na hora de criar e por em prática algumas das genialidades formuladas nos consoles da Big N. É possível encontrar seu nome nos créditos de vários exemplares das séries mais famosas do mundo dos games, entre elas Mario, Zelda, Animal Crossing e Pikmin, mas, mesmo assim, pouco se conhece sobre sua vida. Afinal, quem é esse cara?

Nascido em 17 de novembro de 1960, na província japonesa de Osaka, Takashi Tezuka logo decidiu cursar design na Universidade de Artes de Osaka. Depois de formado, no início de 1984, ficou sabendo, por meio de um amigo, sobre uma crescente companhia que estava precisando de profissionais para trabalharem no seu recém lançado console chamado Famicom. Embora conhecesse muito pouco sobre videogames, o jovem Tezuka decidiu se candidatar, junto com o amigo, a um cargo na empresa. Ele foi contratado, mas seu amigo não teve a mesma sorte.

Em pouco tempo, Takashi foi posto para trabalhar em um jogo parecido com Pac-Man para o Famicom, mesmo sem nunca ter ouvido falar do clássico da Namco. O mentor do projeto era Shigeru Miyamoto, mas Tezuka logo assumiu boa parte do trabalho, criando sprites e sugerindo várias ideias que não chegaram ao projeto final. Em outubro de 1984, Devil World aterrissou nas lojas japonesas, enquanto o recém contratado da Big N já se envolvia com seu próximo título, o conhecido Super Mario Bros. 

Depois de trabalhar como diretor no sucessor de Mario Bros. – e alcançar o êxito de fazer o quadrado, que viria a ser Mario após os testes inicias, se mover – o mestre Tezuka viu as vendas do jogo chegarem às alturas, sendo logo requisitado para a sequência. Logo após Super Mario Bros. 2, chegou a vez de uma nova série, que envolveu seus esforços conjuntos com Miyamoto. Sua ligação com The Legend of Zelda para o NES acabou lhe rendendo um apelido: nos créditos, Takashi é referido como “Ton Ton”.    

takashitezukaTezuka continuou coordenando games de peso, normalmente sob a sombra de Miyamoto, até que um de seus maiores destaques pôde ver a luz do dia no SNES. Super Mario World foi um dos dois primeiros jogos disponíveis para o novo console da Nintendo e atingiu o sucesso imediato. Dessa vez, foi Takashi quem recebeu a ajuda de Miya, e não o contrário. O designer se saiu muito bem como diretor principal, sendo responsável pela criação de vários elementos famosos, inclusive a ideia de Yoshi, o que explica seu envolvimento com os títulos exclusivos do mascote mais adiante.

Sua importância foi crescendo na empresa, e seu legado também. Em especial, além dos games de Mario, toda a série Zelda não teria existido sem o trabalho de Tezuka. Contudo, sua maior glória vai para The Legend of Zelda: Link's Awakening, um projeto que partiu de sua mente e que foi totalmente idealizado por Takashi, sendo culpado, depois, por reinventar a produção de um título da franquia dentro dos centros de desenvolvimento. Em razão disso, seu trabalho acabou influenciando fortemente Ocarina of Time, que, curiosamente, também contou com sua presença na criação.

Takashi_tezuka Devido ao lançamento do Nintendo 64, em 1996, Tezuka e Miyamoto criaram dois grupos diferentes de desenvolvimento para o teste de novas possibilidades com o console. Miya iniciou um projeto chamado Mario Artist, e Tezuka batizou sua ideia de Animal Forest. Este último se transformou em um jogo japonês em 2001, mas o Ocidente só veio a conhecê-lo no ano seguinte, com o lançamento de Animal Crossing para o GameCube.

Atualmente, Takashi Tezuka é um dos três gerentes gerais da área de Desenvolvimento e Análise de Entretenimento (EAD) da Nintendo, ao lado de Shigeru Miyamoto e Takao Sawano, tendo produzido alguns títulos-chave nos últimos anos para o Wii e para o DS. Seu último trabalho creditado foi em Super Mario Galaxy 2, porém, em função de sua discrição, não se sabe qual é seu atual projeto, apesar de The Legend of Zelda: Skyward Sword soar como um excelente palpite.

Jogos nos quais trabalhou:

  • Devil World
  • Super Mario Bros. 
  • Super Mario Bros. 2 (The Lost Levels)
  • The Legend of Zelda 
  • Zelda II: The Adventure of Link
  • Super Mario Bros. 3
  • Super Mario World 
  • The Legend of Zelda: A Link to the Past 
  • The Legend of Zelda: Link's Awakening 
  • Super Mario World 2: Yoshi's Island
  • Super Mario 64
  • Yoshi's Story
  • The Legend of Zelda: Ocarina of Time
  • The Legend of Zelda: Majora's Mask
  • Luigi's Mansion 
  • Pikmin
  • Animal Crossing
  • Super Mario Sunshine 
  • The Legend of Zelda: The Wind Waker
  • The Legend of Zelda: The Minish Cap
  • The Legend of Zelda: Four Swords Adventures 
  • Pikmin 2
  • Paper Mario 2
  • Donkey Kong Jungle Beat 
  • Yoshi Touch & Go
  • Animal Crossing: Wild World
  • New Super Mario Bros.
  • The Legend of Zelda: Twilight Princess
  • The Legend of Zelda: Phantom Hourglass
  • Wii Music
  • New Super Mario Bros. Wii
  • The Legend of Zelda: Spirit Tracks
  • Super Mario Galaxy 2

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
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