Mario Bits

Mario Bits: As Lendas Escondidas em Super Mario Land 2

(por Eduardo Jardim em 12/08/2010, via Nintendo Blast)

Na semana passada, falamos sobre os jogos da série principal do Mario para Game Boy, Super Mario Land e Super Mario Land 2: Six Golden Coins, e demos uma luz às estranhezas e desconexões dos jogos em preto e branco com relação ao restante das plataformas. A princípio, tudo parece louco: as fases, os inimigos, os chefões, e até mesmo os power-ups. E se eu dissesse, então, que grande parte das primeiras características do encanador no fim dos anos '80 e início dos anos '90 são derivados de honoráveis lendas e fábulas japonesas?
Em Super Mario Land 2: Six Golden Coins, mais especificamente dentro da terrível Pumpkin Zone (traduzida como "Zona da Abóbora"), vários inimigos parecem ser inspirados em folclore japonês. De mecânica similar à dos Goombas, porém seguindo um ritmo mais acelerado e padrões diferentes de ataque, os Cyclops são exemplos de referências à cultura antiga do Japão, visto que são baseados em Hitotsume-kozō, garotos de aproximadamente dez anos reconhecidos por um olho enorme no centro da face e uma língua comprida. O encontro com eles é um sinal de má sorte, mas no jogo, não há bambus que protejam o encanador destes ciclopes...

Também em Super Mario Land 2, encaramos uma criatura denominada Haunted Lantern, ou seja, Lanterna Assombrada. Estranho? Um pouco. Mas na mitologia japonesa, o Haunted Lantern foi baseado em Chōchinobake, uma lanterna de papel (ou um espírito japonês embutido no objeto) que ganha vida em seu centésimo aniversário.

Por último, mas não menos importante, temos, também em Pumpkin Zone, um inimigo chamado Umbrelloid. As semelhanças do inimigo com um guarda-chuva são bastante evidentes. Umbrelloids são o que parecem ser: guarda-chuvas com um olho só. Bizarro? Não para os japoneses! Este tipo singular de inimigo é obviamente baseado em Karakasa-obake, que, assim como seu amigo Haunted Lantern, vem a ser um tsukumogami - ou seja, um espírito que origina-se em objetos após 100 anos de existência, dando-lhes vida. Além de contar com apenas um olho, os karakasas também possuem uma só perna (e, relativamente, uma só geta).
Por hoje é só, mas tenha certeza que ainda existe uma infinidade de referências à cultura japonesa ao longo dos jogos do encanador. O mínimo que posso pedir é que continue ligado para aprender mais curiosidades incríveis e compartilhá-las com seus amigos quando se juntarem para comer salgadinho com refrigerante no shopping. See you next time!

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Vários inimigos do Ragnarok também são baseadas nessas lendas japonesas, quem jogou já deve ter enfrentado vários.

    ResponderExcluir
  2. Jardim sagaz! xD
    Essa coluna na revista está muito legal *-*

    ResponderExcluir
  3. esse ultimo tbm tem em um jogo do Kirby!

    ResponderExcluir
  4. Jardim, que tal o próximo Mario Bits ser sobre os segredos do Sunshine? *-*

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google