Blast from the Past

Blast from the Past: Chip ’n Dale Rescue Rangers (NES)

(por Fabiano Naspolini em 26/09/2010, via Nintendo Blast)

chip_dale_box Quem diria que uma série de desenho animado seria protagonizada por Chip (Tico) e Dale (Teco). Criada final da década de 80, a série animada da Disney fez muito sucesso, inclusive com um game para o Nintendinho. Lançado em 1990 pela Capcom, Chip ‘n Dale Rescue Rangers conta a história dos esquilos e seus amigos. A missão deles era ajudar a amiga Gadge (Geninha) que foi raptada pelo terrível Fat Cat (Gatão). Hora dos defensores da lei entrarem em ação!

Mais uma missão aos defensores da lei

chip_opening chip_screen01 chip_screen09 

Chip ‘n Dale Rescue Rangers foi um jogo de ação side-scrolling criado em 1990 pela Capcom. A história começa com Chip recebendo um chamado de Mandy, um vizinho que perdeu o seu gatinho. Mas o que eles não sabiam era que tudo passava de uma armadilha de Fat Cat. O caso era falso e Gatão aproveita para raptar Gadge para que ela construa coisas para ele. Chip e Dale precisam ir ao cassino dele para que possam resgatar a amiga deles. Eles contam com a ajuda de Monty e Zipper, além de informações de Gadge sobre cada fase - ela secretamente criou um telefone sem fio para isto.

chip_screen40 chip_screen44 chip_screen60

Eles conseguem salvar Gadge, mas o vilão foge para a sua fábrica. Com a ajuda do foguete criado pela amiga deles, Chip e Dale vão até a base do grande vilão e capturam Fat Cat. Final feliz aos defensores da lei.

Um universo todo gigante

chip_screen05 chip_screen18 chip_screen23 

A forma de jogo de Chip ‘n Dale Rescue Rangers é simples: um botão para pular e outro para pegar coisas: caixas, maçãs, pedras, dentre outros. Os esquilos capturam e lançam vários objetos, podendo serem usados para se esconder ou lançar contra os inimigos. Você também pode coletar itens ou estrelas para ganhar mais vidas. Aliás, se fizer isto, não terá grandes problemas em fechar o game. Também tem as letras dos nomes dos esquilos pelo cenário que as coletando todas trazem vidas.

chip_screen24 chip_screen32 chip_screen25

Cada fase do jogo é um universo gigante que remete como os pequenos esquilos veem o mundo. Devido a esta visão de game diferenciada, muitos mecanismos são divertidos como fechar torneiras pulando em cima, fogões com panelas gigantes, andar sobre fios de energia, desligar tomadas ON/OFF, dentre outros obstáculos. São 11 fases, cujos detalhes você pode ver abaixo:

chip_screen10 chip_screen45

Fase 0 - Fase AFase B - Fase CFase D - Fase EFase F - Fase GFase H - Fase IFase J

chip_screen14 Ao final de cada nível, haverá um bônus onde, embaixo de cada caixa podem ter itens, estrelas ou vidas. Todavia seja rápido, pois existe um tempo limitado para achar a caixa certa.

Um ponto que acho sem sentido no jogo é a não-linearidade proporcionada pelo mesmo. Como observado no mapa da fases, eu posso pular fases como A, C e E e ir direto para vencer o game. Se passo todas as fases, não ganho nada significativo por isto. Por que ser não-linear então?  Mas este é um das poucas críticas que faço, pois o resto é demais.

Vários inimigos e amigos em sua missão

chip_screen02 chip_screen06 chip_screen59

Chip e Dale contam com a ajuda de seus amigos. O rato Monty abre algumas passagens bloqueadas enquanto Zipper dá invencibilidade aos nossos heróis. Gadge proporciona informações sobre cada fase, além de prover alguns itens que ajudam ao longo do game. De verdade, o mais importante e que não é apenas um contexto de história do jogo é o Zipper. O motivo é que Monty só aparece para dizer que ajudou e Gadge só surge em momentos de texto que contam a história do jogo.

chip_screen07 chip_screen53 chip_screen31

chip_screen62Dentre os inimigos, existem cães mecânicos, abelhas, moscas, ratos, ETs que se transformam em nossos heróis, além dos chefões de cada nível. Obviamente, o final do jogo resume-se a grande batalha entre Fat Cat e os defensores da lei. Cada chefão dos níveis possuem mecanismos de reação diferenciados, cujo padrão é o ponto chave a ser percebido para vencê-los.

O jogo também permite partida com mais um jogador, onde você pode ajudar um ao outro – inclusive carregando o seu amigo – ou atrapalhar  - caso acerte caixas no seu amigo, ele fica tonto por um tempo. Esta forma de jogo promete uma boa diversão ao jogador.

Chip ‘n Dale Rescue Rangers foi um game que segue os mecanismos do jogo da época, trazendo uma temática fiel ao desenho animado. Cada fase possuia mecanismos que remetiam a visão de um esquilo dentro de um mundo em tamanho gigante. Isto é muito legal. Com certeza este é um dos principais fatores de sucesso deste game que marcou a era Disney no NES.


Fabiano Naspolini de Oliveira possui formação em Tecnologia em Análise de Desenvolvimento de Sistemas (UDESC), escritor, empresário e game designer da "Céu Games" ( http://www.ceugames.com ). Apaixonado por escrita e jogos eletrônicos desde novo, acompanha a indústria de games e tem como preferência a Nintendo. Jogou nos videogames NES, SNES, N64, Game Cube, Wii, Gameboy Color e Nintendo DS (atual que possui). Gosta muito de RPG, mas acompanha/joga outros gêneros também.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Nossa eu sou um fan desse jogaço me divertia mto na minha infância ^^

    ResponderExcluir
  2. Meeeeu, esse jogo é MUITO difícil e levei uma era pra salvá-lo! Mas eu nunca desistia e consegui, acho que com 8 anos ahuehaeuha. É muuito divertido x)

    ResponderExcluir
  3. Não era esse que tinha um cartucho hack que ao invés dos esquilos, tinha super hérois?

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google